Questões de Administração

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Considere que determinada organização pretenda adotar o modelo de gestão por competências e tenha iniciado o referido processo com a seleção dos melhores profissionais disponíveis no mercado para ocuparem posições estratégicas. Com isso, objetiva a disseminação das competências individuais desses profissionais por toda a organização. A abordagem adotada

  • A. Considere que determinada organização pretenda adotar o modelo de gestão por competências e tenha iniciado o referido processo com a seleção dos melhores profissionais disponíveis no mercado para ocuparem posições estratégicas. Com isso, objetiva a disseminação das competências individuais desses profissionais por toda a organização. A abordagem adotada
  • B. não se coaduna com o modelo de gestão por competências, cuja primeira etapa consiste em identificar as competências técnicas e comportamentais necessárias para cada uma das atividades.
  • C. mostra-se equivocada, pois a gestão por competências não se aplica ao alto escalão das organizações, mas apenas aos cargos que requerem competências técnicas.
  • D. encontra-se superada, eis que atualmente são adotados instrumentos mais modernos de seleção de competências, como o grupo focal.
  • E. é pertinente, desde que adotada, na etapa seguinte, o mapeamento das lacunas existentes na organização entre as competências adquiridas na seleção e aquelas anteriormente disponíveis na organização.

Suponha que determinada entidade integrante da Administração pretenda implementar mecanismos de gestão por competências, utilizando-se dos conceitos e práticas correspondentes. Nesse contexto, iniciou identificando, a partir dos conhecimentos e habilidades requeridos para cada cargo, as competências necessárias para o seu desempenho e, paralelamente, aquelas efetivamente disponíveis na organização. Tal conduta se mostra

  • A. correta, correspondendo ao denominado mapeamento de competências que aponta as lacunas a serem preenchidas.
  • B. equivocada, já que essa etapa, conhecida como gerenciamento de lacunas, é a fase final da metodologia.
  • C. correta, desde que realizada concomitantemente com a prospecção das competências disponíveis no mercado.
  • D. equivocada, pois a identificação das competências disponíveis é que determina o desenho dos cargos.
  • E. correta, correspondendo ao denominado gerenciamento de escopo, identificando as deficiências a serem superadas.

Para se ter eficácia no comportamento interpessoal é importante que as pessoas compreendam a importância de suas competências interpessoais no sucesso profissional, pois as pessoas tendem a ser recíprocas, o que significa que a pessoa irá tratar a outra do mesmo modo que é ou que espera ser tratada. Sendo assim, para um bom relacionamento interpessoal é necessário, segundo Schutz, que as pessoas tenham desenvolvido os itens abaixo, exceto o que está na alternativa:

  • A. Inclusão: estabelecer relações com os outros
  • B. Escuta: saber escutar o outro
  • C. Controle: poder e influência
  • D. Afetividade: estabelecer laços emocionais

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de conhecimento (tácito ou explícito) às suas características.

Coluna 1

1. Conhecimento explícito.

2. Conhecimento tácito.

Coluna 2

( ) Não é facilmente visível e explicável.

( ) Pode ser expresso em palavras, números ou sons, compartilhado na forma de dados, fórmulas ou manuais.

( ) Pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal ou sistematicamente.

( ) Possui duas dimensões: a primeira é uma dimensão técnica, que engloba as habilidades informais e de difícil detecção, e a segunda consiste em crenças, percepções, ideais e valores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1– 1 – 2 – 2.
  • B. 1– 2 – 2 – 1.
  • C. 2 – 1 – 1 – 2.
  • D. 2 – 2 – 1 – 1.
  • E. 2 – 1 – 2 – 1.

Segundo Takeuchi e Nonaka (2008), na gestão do conhecimento, sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação é o conceito de:

  • A. Externalização.
  • B. Permutação.
  • C. Internalização.
  • D. Combinação.
  • E. Socialização.

No que se refere a competências no âmbito das organizações, julgue os itens que se seguem. No âmbito das competências gerenciais, a competência é conceituada como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justifiquem um alto desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a competências no âmbito das organizações, julgue os itens que se seguem. Conhecimento é a demonstração do talento particular na prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa.

Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é:

  • A. socialização: de explícito para tácito, procura compartilhar e criar conhecimento através de experiência direta;
  • B. externalização: de tácito para explícito, procura articular conhecimento explícito através do diálogo e da reflexão;
  • C. combinação: de explícito para explícito, procura sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação;
  • D. internalização: de implícito para tácito, procura aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática;
  • E. transferência: de explícito para tácito, procura sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.

Em empresas situadas em economias de industrialização tardia, o desenvolvimento da capacidade inovadora de uma organização depende, entre outros esforços, da absorção e internalização de recursos alavancados externamente, em um movimento conhecido como catching-up. Nesse caso, o desenvolvimento da capacidade inovadora da organização depende dos mecanismos de aprendizagem interna.

Um dos mecanismos básicos para aprendizagem intraorganizacional refere-se à codificação de conhecimentos, que ocorre quando a organização, entre outras iniciativas:

  • A. promove a socialização de novos funcionários;
  • B. elabora manuais de procedimentos de produção;
  • C. promove treinamento no cargo;
  • D. convida especialistas estrangeiros para ministrar palestras;
  • E. recorre à assistência técnica de consultores.

Existem diferentes modelos de aprendizagem organizacional comumente apontados pela literatura. Um deles é o modelo behaviorista, cujo foco é

  • A. o domínio da capacidade cognitiva para aquisição de conhecimentos.
  • B. a aquisição de conceitos e a solução de problemas.
  • C. a circulação do conhecimento nos diferentes canais institucionais.
  • D. a resolução sistemática de problemas como forma de apropriação de habilidades.
  • E. o estudo das relações entre o comportamento, os estímulos e as consequências.
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