Questões de Administração

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A administração é uma ciência relativamente nova. A profissão de Administrador foi reconhecida no Brasil em 09 de setembro de 1965. Embora a administração profissional tenha-se mostrado cada vez mais importante no ambiente organizacional, visando à eficácia e à eficiência, na busca da produtividade e da competitividade, ainda existem muitas dúvidas em relação ao seu papel. De maneira geral, o papel do administrador no ambiente organizacional é

  • A. ser um facilitador, colaborando para as decisões e ações da empresa, de maneira independente, sem se envolver com o dia a dia da organização.
  • B. examinar cuidadosamente as atividades realizadas para averiguar se foram realizadas de acordo com as disposições planejadas.
  • C. fiscalizar os processos da organização, analisando os procedimentos para determinar quais são mais produtivos.
  • D. analisar demonstrações financeiras, revisando procedimentos de controle interno.
  • E. trabalhar com pessoas para alcançar eficientemente os objetivos organizacionais utilizando recursos limitados em um ambiente dinâmico.

A empresa XPTO resolveu investir um capital inicial em dois projetos (I e II), levando-se em conta que tal investimento seria auferido por meio de payback simples anual.

 

De acordo com a tabela demonstrativa, o período em que o payback foi atingido para cada projeto é, respectivamente, de

  • A. 3 anos; 2 anos e 6 meses.
  • B. 3 anos; 3 anos.
  • C. 4 anos; 4 anos e 6 meses.
  • D. 3 anos; 4 anos.
  • E. 5 anos; 5 anos.

A administração de material envolve, dentre outras, a atividade de inventário físico, que visa:

  • A. à fiel guarda do estoque físico confiado pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final.
  • B. ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos.
  • C. ao gerenciamento do estoque físico por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo, definindo parâmetros e níveis de ressuprimento e acompanhando sua evolução.
  • D. a suprir as necessidades da empresa, mediante a aquisição de material, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar no mercado as melhores condições comerciais e técnicas.
  • E. ao rápido desembaraço dos materiais adquiridos pela empresa, zelando para que as entradas reflitam a quantidade estabelecida, na época certa, ao preço contratado e na qualidade especificada nas encomendas.

A administração direta é aquela composta por órgãos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. A administração indireta é aquela composta por entidades com personalidade jurídica própria, que foram criadas para realizar atividades de Governo de forma descentralizada. Assinale a opção que apresenta somente exemplos de órgãos da administração indireta.

  • A. Empresas públicas e autarquias
  • B. Secretarias e empresas públicas
  • C. Ministérios e autarquias.
  • D. Autarquias e secretarias.
  • E. Ministérios e empresas públicas.

Segundo Castiglioli (2007), o transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maior parte da empresa. O frete, na maioria dos casos, absorve cerca de dois terços do gasto logístico e entre 9 e 10% do produto nacional bruto para a economia americana como um todo.

Considerando este cenário, um perfeito sistema de transportes deve contribuir para:

  • A. aumento da competição no mercado, gasto em escala na produção e competição no preço das mercadorias.
  • B. aumento da competição no mercado, economia de escala na produção e redução dos preços das mercadorias.
  • C. aumento da competição no mercado, produtividade variável e alta nos preços das mercadorias.
  • D. aumento da competição no mercado, alto custo no processo produtivo e preços pouco competitivos.

Sobre o Planejamento no setor público brasileiro, assinale a alternativa correta.

  • A. Pode-se dizer que, no setor público, o Planejamento estratégico tem sido, na teoria, o único utilizado para definir metas e demais instrumentos legais.
  • B. Da presença constante e significativa de um processo de planejamento do setor público decorre uma forte predominância do enfoque contábil que, normalmente, é parte principal dos orçamentos públicos.
  • C. A concepção de Planejamento é fundamental para que este seja o processo decisório do que se deve contemplar nos Planos Plurianuais, embasado, principalmente, em dados estatísticos e em pesquisas realizadas.
  • D. Devido ao escasso tempo que é destinado ao processo de elaboração orçamentária, acabam por serem privilegiadas as informações financeiras.
  • E. Por se tratar de um planejamento no setor público, é considerado um processo de alocação racional e gerenciamento de recursos públicos adequados, pois se está sempre atento as suas etapas conceituais.

Em relação à gestão de processos e de projetos, julgue os itens que se seguem. Na gestão de projetos, a coleta dos requisitos, a verificação do escopo e a criação de uma estrutura analítica são tarefas relacionadas à etapa de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atribuições tradicionais e estratégicas da área de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. Além de intervirem na movimentação, no desenvolvimento e na valorização dos empregados, as políticas de gestão de pessoas devem lidar com aspectos mais amplos relativos à estrutura, ao contexto e às estratégias organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Meister (1999), universidade corporativa trata-se de

  • A. um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização.
  • B. incentivo à aprendizagem contínua para desenvolver atitudes, formas de pensamento e hábitos, competências e uma visão do negócio, que possam dotar as pessoas de ferramentas mentais que aperfeiçoem o próprio trabalho.
  • C. combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, em um determinado contexto ou estratégia organizacional.
  • D. um local onde se desenvolve o saber como fazer algo dentro de determinado processo (know-how).
  • E. um ambiente em que se incrementa o saber o quê e por que fazer (know-what e know-why).

O pensador que recebeu o prêmio Nobel e desenvolveu teorias para a tomada de decisão nas organizações é:

  • A. Herbert Simon.
  • B. Earnest Acher.
  • C. Peter Drucker.
  • D. Joseph Newman.
  • E. Frederick Taylor.
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