Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Fazem parte do conceito de fator de produção:

1. A Terra.

2. O Lucro.

3. O Capital.

4. O Trabalho.

5. A Tecnologia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

A complexidade do mundo atual faz com que tenhamos um ambiente dominado por organizações, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes. Embora o tamanho de umas organizações possa diferenciar-se em relação aos de outras, todas as organizações apresentam elementos em comum que fazem com que o conceito de organização, de maneira geral, seja compreendido plenamente. Os elementos críticos para o pleno entendimento do conceito de organização são:

  • A. hierarquia e cliente
  • B. hierarquia e planejamento
  • C. cliente, orçamento e planejamento
  • D. estrutura, pessoas, propósito e tecnologia
  • E. cliente, motivação, pessoas, planejamento e produtividade

Os gestores da alta administração de uma empresa se preparam para a elaboração do planejamento estratégico, período de 2015 a 2020. Em relação à elaboração do pla nejamento estratégico, considere as afirmações abaixo:

I. A análise deve considerar apenas as forças e fraquezas na elaboração dos planos de ação, uma vez que os gestores é que são os responsáveis por implementá-los.

II. O ambiente organizacional pode ser analisado com o uso da SWOT.

III. Na fase de mapeamento ambiental, as organizações utilizam-se de seleção ambiental, percepção ambiental, limites ou fronteiras.

Estão corretas as afirmações

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III, apenas.

A administração de material envolve, dentre outras, a atividade de almoxarifado, que visa:

  • A. à fiel guarda dos materiais confiados pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final.
  • B. ao estabelecimento de auditoria permanente de materiais estocados, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos.
  • C. ao gerenciamento dos materiais por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo, definindo parâmetros e níveis de ressuprimento e acompanhando sua evolução.
  • D. a suprir as necessidades de material da empresa, mediante a aquisição, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar no mercado as melhores condições comerciais e técnicas.
  • E. ao rápido desembaraço dos materiais adquiridos pela empresa, zelando para que as entradas reflitam a quantidade estabelecida, na época certa, ao preço contratado e na qualidade especificada nas encomendas.

Na estrutura por processos, a organização se estrutura em unidades ao longo da sequência de execução de seus principais processos. A organização se amolda ao processo organizacional que deve completar. Assinale a opção que apresenta as vantagens da estrutura baseada em processos.

  • A. Isolamento das unidades, cadeia de valor e fragmentação.
  • B. Fragmentação, cadeia de valor e focalização no processo.
  • C. Especialização, cadeia de valor e isolamento das unidades.
  • D. Focalização no processo, cadeia de valor e custos operacionais.
  • E. Isolamento das unidades, focalização no processo e especialização.

É uma tradição das empresas a organização em torno das funções de marketing e de produção.

Por definição, geralmente marketing significa vender algo, e produção significa fazer algo, e a preocupação do marketing é colocar seus produtos ou serviços em canais de distribuição convenientes de forma a facilitar o processo de troca. Por outro lado, o conceito de gestão de produção/operações frequentemente inclui atividades logísticas.

Considerando a logística empresarial, é CORRETO considerar como atividades de interface com o marketing e a produção:

  • A. Promoção, gerenciamento de equipes de vendas e mensuração de trabalho.
  • B. Compras, venda, embalagem e manutenção de equipamentos.
  • C. Programação de produção, padrões de serviços ao cliente e localização da planta.
  • D. Controle de qualidade, mix de produto e precificação.

Planejamento é um processo decisório sistematicamente desenvolvido com antecedência para se definir os objetivos que devem ser atingidos, condicionando todas as decisões que ao longo de um determinado período, deverão ser adotados para sua consecução. Independentemente de ser um planejamento voltado ao setor público ou não, o planejamento tem alguns níveis que devem ser percorridos pelo processo decisório. Sabendo disso e baseando-se nos conceitos de Planejamento e seus níveis, é correto afirmar que a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) se enquadra no nível de planejamento

  • A. estratégico.
  • B. decisório.
  • C. tático.
  • D. operacional.
  • E. fundamental.

Em relação à gestão de processos e de projetos, julgue os itens que se seguem. Entre as técnicas para aprimoramento de processos destaca-se o Six Sigma, por meio do qual se mapeiam as exigências dos clientes a fim de transformá-las em requisitos de qualidade adotados pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atribuições tradicionais e estratégicas da área de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. É função estratégica das unidades de gestão de pessoas a participação de suas lideranças nas reuniões de planejamento organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um sistema organizacional é:

1. Uma entropia.

2. Um conjunto de subsistemas.

3. Um conjunto dinamicamente relacionado.

4. Uma estrutura formada para atingir um ou mais objetivos propostos.

5. Um conjunto de elementos inter-relacionados desenvolvendo funções.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...