Questões de Administração

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Com relação às tarefas exercidas pelos operadores de checkout, assinale a opção correta.

  • A. Deve-se fornecer mobiliário adequado ao operador de checkout, de forma a facilitar a torção e a flexão do tronco até os máximos ângulos permitidos na norma.
  • B. As ferramentas utilizadas pelos operadores de checkout devem ser posicionadas fora do alcance visual e manual do trabalhador, por motivo de segurança, para evitar a ocorrência de acidentes por abalroamento.
  • C. Devem ser oferecidos ao operador de checkout treinamentos que tratem das noções acerca da prevenção e dos fatores de risco para a saúde a fim de serem evitados os agravos à saúde.
  • D. Cabe ao operador de checkout exercer tarefas de segurança patrimonial para a verificação das mercadorias no seu posto de trabalho.
  • E. No mobiliário a ser fornecido ao operador de checkout deve constar apoio para região lombar, independentemente do tipo e modelo de cadeira.

Assinale a alternativa que conceitua corretamente a habilidade intelectual apresentada.

  • A. Rapidez dedutiva: habilidade para fazer cálculos aritméticos rápidos e precisos.
  • B. Raciocínio indutivo: habilidade para identificar semelhanças e diferenças visuais rapidamente.
  • C. Compreensão verbal: habilidade para usar a lógica e avaliar as implicações de um argumento.
  • D. Aptidão numérica: habilidade para reter e evocar experiências passadas.
  • E. Memória: habilidade para reter e evocar experiências.

Auditar a forma como se dá a comunicação nas organizações e a eficácia das ações comunicativas gera informações que podem ser usadas para melhorias notórias no processo comunicacional.

São fatores de uma auditoria de comunicação, EXCETO:

  • A. Quando problemas comunicacionais são revelados, podendo ser resolvidos.
  • B. Quando convertem-se percepções e mensagens subjetivas e intangíveis em dados objetivos e, frequentemente, quantificados.
  • C. Quando os canais de comunicação informais e laterais são comparados com o organograma organizacional e os sistemas comunicacionais da organização, dificultando a detecção de distorção e evitando a retenção de mensagens.
  • D. Quando os obstáculos comunicacionais ao sucesso organizacional são identificados, podendo ser ultrapassados.

A área de recursos humanos (RH) evoluiu ao longo dos anos, de um modelo de gestão de departamento pessoal burocrático, preocupado em gerir a folha de pagamento e contratações, para um modelo de gestão estratégica, em que as pessoas são vistas como ativos pertencentes à organização e fundamentais para o sucesso desta. Se antes essa área se envolvia apenas com os processos administrativos formais, hoje, ela tem um papel muito importante nas organizações, um papel estratégico. Conforme Chiavenato (1999), a área de RH envolve os seguintes processos:

1. Provisão.

2. Aplicação.

3. Remuneração.

4. Desenvolvimento.

5. Manutenção.

6. Monitoração.

Relacione adequadamente os processos apresentados com os tópicos a seguir.

( ) Relações trabalhistas, higiene, segurança, qualidade de vida no trabalho.

( ) Recrutamento e seleção das pessoas. O RH deve ter critérios de seleção bem definidos, para que este processo ocorra da melhor forma possível.

( ) Salários, programas de incentivos, benefícios têm muito a ver com a valorização do trabalhador.

( ) Ações de treinamento, formação e educação. Para que a organização seja competitiva é necessário investir na qualificação das pessoas, pois são elas que trazem os resultados esperados.

( ) Atividades de registros, de manutenção dos bancos de dados e dos sistemas de informações de RH, controles, frequência, produtividade, balanço social e auditoria em recursos humanos.

( ) Envolve a orientação, a modelagem de cargos e a avaliação de desempenho. Este processo é fundamentalmente estratégico para a organização, pois se refere aos ajustes que são necessários de se fazer e imprescindíveis para um bom desempenho dos funcionários e da organização como um todo.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 6, 5, 4, 3.
  • B. 2, 6, 5, 4, 3, 1.
  • C. 5, 1, 3, 4, 6, 2.
  • D. 6, 4, 5, 1, 3, 2.

O desempenho de um profissional deve ser medido através de instrumentos que possibilitem avaliar sua adequação ao cargo, as atividades propostas, as cadeias de comando (liderança-subordinados-pares) e, não menos importante, o diferencial competitivo que ele agrega à estrutura. Um Modelo de Avaliação que oferece variáveis passíveis de mensuração é a Avaliação de Desempenho, que pode se utilizar de diversos fatores, inclusive

  • A. a folha de punições e as justificativas apresentadas pelo profissional.
  • B. a base de cargos, que permite adequar os profissionais aos cargos ocupados.
  • C. a base de competências, que busca equiparar os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional ao perfil do cargo.
  • D. a relação interpessoal estabelecida entre os profissionais de relação direta e indireta.
  • E. a importância que os profissionais denotam sobre o avaliado.

Julgue os seguintes itens, referentes à gestão da qualidade. Qualidade é definida como adequação e não como cumprimento de requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa Transportes Urbanos Ltda. precisa contratar profissionais da área de gestão para ocuparem vagas em vários departamentos, visando à melhoria dos serviços prestados pela empresa. O gestor de recursos humanos da empresa solicitou às escolas e às universidades da região onde a empresa atua um espaço para divulgação da existência das vagas. Levando em consideração os meios de recrutamento, que tipo de recrutamento o gestor de recursos humanos optou para divulgar a existência das vagas ao utilizar escolas e universidades?

  • A. Misto.
  • B. Interno.
  • C. Externo.
  • D. Organizacional.

O código de valores preenche os requisitos necessários à eficácia da organização e dá aos membros de uma organização direção, visão comum e decisões uníssonas.

Sobre os aspectos relativos à utilização dos objetivos como instrumento de ação administrativa moderna, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

( ) Gerar ideias para manter a empresa jovem e inovada.

( ) Desenvolver a habilidade negocial interna e a visão administrativa dos participantes.

( ) Promover discussão e troca de ideias sobre temas de importância fundamental para o desenvolvimento do trabalho diário de cada um.

( ) Preparar os funcionários para decidirem de forma rápida e coerente, com ênfase no código de valores, criando o sentido de integração e unidade das decisões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V V V V.
  • B. F F V V.
  • C. F V F V.
  • D. V F F F.

“A questão do conflito nas organizações nasceu verdadeiramente com a eclosão de um pensamento nitidamente administrativo. Antes dos primórdios da era industrial, a ‘nova aristocracia’, representada pelos empresários, considerava os trabalhadores como membros de uma classe social inferior e tratava os conflitos potenciais como relação pura e simples de dominação‐submissão que se enraizou por toda hierarquia administrativa. Ao longo dos anos, 3 visões evoluíram com relação à forma de ver o conflito nas organizações: a racional, a humanística e a interacionista do conflito.” Considerando o fragmento do texto, relacione adequadamente as visões citadas com as afirmativas.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 3, 1.
  • C. 2, 1, 3.
  • D. 3, 2, 1.

No contexto da gestão estratégica, uma importante abordagem diz respeito à consideração das competências básicas, centrais e essenciais. Acerca desse tema, é correto afirmar que as competências

  • A. essenciais têm importância estratégica, acrescentam valor, são raras e dificilmente podem ser imitadas ou substituídas.
  • B. básicas têm importância estratégica, acrescentam valor, são raras e dificilmente podem ser imitadas ou substituídas.
  • C. centrais têm importância estratégica, acrescentam valor, não são raras e podem ser imitadas com facilidade ou mesmo substituídas, além de não poderem ser aplicadas a outros negócios.
  • D. essenciais têm importância estratégica, acrescentam valor, não são raras e podem ser imitadas com facilidade ou mesmo substituídas, além de não poderem ser aplicadas a outros negócios.
  • E. básicas têm importância estratégica, acrescentam valor, são raras e não podem ser imitadas, tampouco aplicadas a outros negócios.
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