Questões de Administração

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“Profissionais entusiasmados com benefícios que proporcionarão satisfação e projeção de carreira estarão muito mais empenhados no exercício de suas atribuições. Sob essa perspectiva, as lideranças devem buscar muito mais facilitar e habilitar do que dirigir e instruir.” A paráfrase supra, derivada de um texto de Peter Drucker datado de 1996, nos remete a um comportamento estratégico fundamental aos profissionais em cargo de gestão atualmente.

Dentre as alternativas abaixo apenas uma contém afirmação dissonante à paráfrase. Assinale-a.

  • A. Nos ambientes laborais, onde há mutualidade de interesses entre o trabalhador e a organização, é crescente o número de liderados concordantes e colaborativos.
  • B. A sociedade global, em constante transformação e desenvolvendo-se tecnologicamente em diversas áreas de conhecimento, torna cada vez mais inadequada a utilização de modelos de gestão baseados na indústria mecanicista.
  • C. As novas tecnologias utilizadas pelas organizações têm sido fator preponderante para a adequação temporal das competências humanas definindo planos estratégicos de crescimento e projeção de carreira.
  • D. O reconhecimento dos liderados como fornecedores de conhecimento por parte das lideranças tem impulsionado grupos organizacionais à mudança eliminando posturas reativas e incentivando crescentes de valor, principais responsáveis por resultados sustentáveis.
  • E. Para alcançar os resultados esperados, líderes e liderados devem ser responsivos, produtivos e positivos, buscando técnicas de feedback nas interações estabelecidas, a fim de eliminar divergências e alcançar a empatia.

A respeito do modelo de gestão com base na qualidade total (GQT), julgue os itens subsequentes. A quantidade de variáveis que interferem no desempenho humano é o que dificulta a etapa de avaliação de resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos primórdios da Administração, 3 teorias são consideradas pioneiras: administração científica, teoria clássica e teoria das relações humanas. Analise as afirmativas relacionadas a essas teorias.

I. A administração científica objetivava o aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho dos operários.

II. A teoria clássica da administração enfatizava a estrutura através da análise da organização.

III. O estudo da motivação humana, a liderança e a comunicação são decorrências da teoria das relações humanas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

O C.R.M coloca o cliente no foco das atenções das corporações, em que cada ponto de contato é cuidadosamente gravado , armazenado e vira objeto de estudo a fim de entender , fidelizar e suprir da melhor forma possível as necessidades dos clientes. Entretanto mais do que o aparato tecnológico que o cerca, o CRM nasceu como uma filosofia que, em sua origem, buscava entender melhor o cliente, e posteriormente se transformou em uma estratégia de negócios, que evoluiu e segmentou-se dividindo-se em três grandes áreas.

Assinale abaixo a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os tipos existentes de CRM.

  • A. CRM Estatístico, CRM Analítico, e CRM Social.
  • B. CRM Funcional, CRM Operacional e CRM Estratégico.
  • C. CRM Operacional, CRM Analítico e CRM Colaborativo.
  • D. CRM Social, CRM Estatístico e CRM Estratégico.

O treinamento é uma instituição fundamental na gestão empresarial. (Malvezzi, 1997.)

Fatores como motivação, expectativas, valores, conformismos, além das teorias de comportamento organizacional, começaram a ser relacionados com o desempenho, o que justificou a divisão da capacitação profissional em 2 processos distintos: treinamento e desenvolvimento. Sobre treinamento e desenvolvimento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A capacitação no processo de desenvolvimento das pessoas significa apenas dar mais informações e desenvolver habilidades, sem necessariamente apresentar‐se com identificação da empresa.
  • B. O desenvolvimento é identificado com a ampliação de potencialidades, tendo em vista o acesso à hierarquia de poder, ou seja, a capacitação do indivíduo para ocupar cargos que envolvam mais responsabilidades e poder.
  • C. A capacitação no processo de desenvolvimento das pessoas tem por missão ensiná‐las a pensar, a reelaborar e a fazer autocrítica. Os indivíduos não só precisam saber “como fazer”, mas também conhecer o “porquê do como fazer”.
  • D. O treinamento oferece oportunidades para que as pessoas possam frequentemente refletir sobre seus significados e exercitar seu lado crítico, profissionalizando‐se, assim, diante das circunstâncias empresariais e de seu projeto de vida.

O performance prism é considerado um sistema de avaliação da gestão organizacional. Na forma como é concebido, tem sua estrutura definida compreendendo as seguintes “faces”:

  • A. unidades de negócios; gestão da qualidade; gestão de processos; indicadores de desempenho; e contribuições dos stakeholders.
  • B. satisfação dos stakeholders; estratégias; e processos finalísticos.
  • C. satisfação dos clientes externos; avaliação do desempenho; gestão da qualidade; e satisfação dos stakeholders.
  • D. práticas de gestão; satisfação dos stakeholders; estratégias; e processos finalísticos.
  • E. satisfação dos stakeholders; estratégias; processos; capacidades; e contribuições dos stakeholders.

Atualmente muitos processos têm sido desenvolvidos visando garantir e ampliar o Marketing Pessoal, fator preponderante à empregabilidade. Invariavelmente tais processos focam na autoconfiança e buscam direcionar o profissional a explorar e potencializar suas habilidades, despertando comportamentos adormecidos e incentivando atitudes vencedoras. Nesse processo, algumas ferramentas para análise de cenário são utilizadas, visando garantir um constante aprimoramento do Marketing Pessoal, através do reforço das potencialidades e identificação de pontos de melhoria. Aponte a única opção que contém a ferramenta de análise de cenários referenciada no contexto acima.

  • A. Brainstorm.
  • B. Mapa de Competências.
  • C. Assessoria de Carreira.
  • D. Coaching de Vida.
  • E. Matriz SWOT.

A respeito do modelo de gestão com base na qualidade total (GQT), julgue os itens subsequentes. O mapa de processos, ou espinha-de-peixe, é uma ferramenta útil para a análise da qualidade. Por meio dessa ferramenta, é possível construir um gráfico que identifica o problema e suas prováveis causas e falhas.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando a definição de logística empresarial, assinale a alternativa que apresenta as atividades primárias da logística empresarial e que impactam consideravelmente nos custos logísticos e no nível de serviço ao cliente.

  • A. Armazenagem, manuseio de materiais e embalagem.
  • B. Manutenção de estoques, embalagem e armazenagem.
  • C. Processamento de pedidos, suprimentos e planejamento.
  • D. Processamento de pedidos, manutenção de estoques e transporte.

Segmentação de mercado baseia-se no processo de divisão do mercado em grupos de consumidores detentores de características e necessidades afins que provavelmente apresentam comportamento de compra semelhante. De acordo com Midleton e Hawkins (1998) e Chispall (1995), cinco são os critérios principais e que devem ser aplicados a qualquer segmento de mercado.

De acordo com as informações acima, cada critério deve ser:

  • A. distinto, estratégico, apropriado, sustentável e apropriado.
  • B. estratégico, genérico, viável, apropriado e mensurável.
  • C. genérico, mensurável, estratégico, viável e apropriado.
  • D. mensurável, viável, apropriado, sustentável e distinto.
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