Questões de Administração

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O grau de interesse que as pessoas revelam a respeito de um tema ético é conhecido como intensidade ética. Essa intensidade recebe contribuição de alguns fatores, tal como a distância social, psicológica, cultural ou física entre quem toma decisões e quem é afetado por elas. Esse fator é

  • A. a proximidade do efeito.
  • B. o intervalo temporal.
  • C. o consenso social.
  • D. a magnitude das consequências.

Leia o fragmento a seguir.

“Denominamos tutoria ou _____, quando um _____ exerce papel ativo em guiar e orientar uma pessoa em sua _____.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. business – executivo – atividade
  • B. interação – colaborador – carreira
  • C. mentoring – executivo – carreira
  • D. mentoring – colaborador – necessidade
  • E. business – executivo – carreira

Um elemento marcante na maioria das grandes organizações é sua cultura organizacional. Essa cultura é reconhecida como responsável por promover uma convergência nos comportamentos, valores e atitudes dos indivíduos, perpassando toda a organização, mas que pode trazer também desafios à introdução de mudanças nos processos internos e na incorporação de novas práticas de gestão que rivalizem com aspectos nela consolidados. A cultura organizacional é formada por processos de consolidação de camadas, que vão interagindo e consolidando as bases da cultura da organização. Essas camadas são formadas por:

  • A. valores, crenças, comportamento, pressupostos básicos tidos como óbvios;
  • B. tipo de autoridade, estrutura organizacional, grupos informais, tipo de orientação;
  • C. padronização, interação, remuneração, ética;
  • D. responsabilidade social, sustentabilidade, relação com os clientes e relação com os funcionários;
  • E. necessidades fisiológicas, princípios de segurança, valores sociais, autoconhecimento.

O processo de vendas tem-se transformado, ao longo do tempo, em função da crescente competição existente no mercado entre empresas de mesmo setor. Em função disso, o foco da administração de vendas também mudou.

Hoje, em função do mercado, o foco dessa área é no(a)

  • A. produção, estabelecendo metas de vendas que ultrapassem sua capacidade produtiva.
  • B. orçamento, proporcionando a expectativa de ganhos futuros em função das vendas a serem realizadas.
  • C. cliente, avaliando suas necessidades e expectativas em relação aos produtos ofertados.
  • D. território de vendas, delimitando assim a atuação de cada vendedor, que concentrará seus esforços na área para ele determinada.
  • E. vendedor, visando a aumentar os ganhos do profissional, já que seu salário é a comissão sobre as vendas realizadas.

Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir. As estratégias para o sucesso de mudanças organizacionais devem incluir a compreensão de uma série de causas relativas aos contextos externo e interno às organizações e às características dos indivíduos e grupos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa que planeja realizar uma pesquisa de marketing com o intuito de definir a denominação de produtos ou serviços quer saber:

  • A. Qual nome deve ser dado aos produtos ou serviços, de modo a sensibilizar a mente dos clientes potenciais que compõem o público alvo.
  • B. As primeiras impressões dos clientes após a colocação de novos produtos ou serviços no mercado.
  • C. Exatamente o que o cliente deseja e aprimorar os produtos ou serviços de acordo com suas preferências.
  • D. Se haverá segurança ao lançar no mercado novos produtos ou serviços.

Analise as seguintes afirmativas a respeito do processo decisório dentro das organizações:

I) “O administrador, no processo de tomada de decisão, não tem como determinar se a sua escolha foi o melhor curso de ação adotado para a organização”

PORQUE

II) “O conhecimento do administrador é limitado quanto à coleta das informações disponíveis para a tomada de decisão,”

Sobre as afirmativas e a relação existente entre elas, assinale alternativa CORRETA

  • A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Há cinco níveis do processo de avaliação de Retorno do Investimento em Treinamentos. Aquele que gera análise do comportamento antes do processo de capacitação, é chamado de

  • A. aprendizado.
  • B. retorno sobre o investimento.
  • C. reação & ação planejada.
  • D. mudanças de capturas de impacto.
  • E. aplicação e implementação.

Corresponde à inclusão de um bem no controle patrimonial:

  • A. Registro.
  • B. Inventário.
  • C. Tombamento.
  • D. Baixa.
  • E. Contagem.

Ciclo de vida do projeto

  • A. refere-se ao grau de obsolescência dos recursos envolvidos no projeto.
  • B. é a sequência de fases que vão do começo ao fim de um projeto.
  • C. é o tempo de maturação de um projeto.
  • D. diz respeito à duração de um projeto concluído.
  • E. refere-se ao processo de desenho do projeto.
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