Questões de Administração

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Toda organização deve passar pelo processo de inovação e mudança. Esse processo é constituído de etapas, sendo uma delas conhecida como descontinuidade tecnológica, que pode ser definida como

  • A. a quebra de um ciclo de tecnologia caracterizada pela substituição tecnológica e pela concorrência entre projetos.
  • B. a aquisição de novas tecnologias para substituir as tecnologias consideradas obsoletas.
  • C. o avanço científico ou uma combinação única de tecnologias existentes que gera uma melhoria significativa em termos de desempenho ou função.
  • D. a concorrência entre a tecnologia anterior e a atual para a fixação de um novo padrão tecnológico ou a adoção de um projeto dominante.

Uma modalidade especial de aprendizado revela as práticas da organização reconhecida como a mais eficiente na sua área de atuação. Ela tem como resultado final, um quadro do que pode ser melhorado na organização, graças à comparação com a empresa de referência. Assinale a opção que indica a denominação dessa modalidade especial de aprendizado.

  • A. Benchmarking.
  • B. Downsizing.
  • C. Balanced scorecard.
  • D. Análise de Paretto.
  • E. Análise SWOT.

Proposta por Peter Drucker em 1954, na sua obra clássica The Practice of Management, a Administração por Objetivos (APO) um modelo de administração voltado a orientar a organização em torno de objetivos, exigia também adaptações internas nos processos e práticas de gestão que a diferenciavam de outros modelos utilizados à época. Sobre essas adaptações ou inovações, é correto afirmar que a APO:

  • A. exigia uma elevada participação dos funcionários e a integração com as chefias na definição dos objetivos;
  • B. caracterizou-se pela dependência de aprimoramento tecnológico e sociotécnico da empresa para sua implementação;
  • C. baseava-se na formalização dos processos e normas validados pelas lideranças em cada etapa;
  • D. estipulava uma maior hierarquização dos cargos, com funções mais claras e bem definidas;
  • E. estabelecia que cada funcionário deveria propor, anualmente, suas metas e objetivos de desenvolvimento pessoal.

Um funcionário de um banco, preocupado em atingir as metas estabelecidas pela sua gerência, precisava vender alguns produtos bancários em pouco tempo. Tentando atingir a meta estabelecida, ele procurou algumas informações sobre como melhorar seu desempenho no processo de vendas.

A informação de como proceder no processo de vendas, que contribuirá positivamente para a melhoria de seu desempenho, é

  • A. minimizar as informações passadas aos clientes sobre os riscos envolvidos em cada um dos produtos oferecidos.
  • B. oferecer os produtos aos clientes, independentemente de seus perfis já que, ao categorizar os clientes, estaria discriminando-os.
  • C. falar mais do que ouvir, durante a abordagem inicial, exaltando os benefícios de cada um dos produtos.
  • D. mostrar conhecimento em relação aos produtos, porém não mencionar a política do banco e as formas de cobrança referentes aos produtos, já que esses detalhes tomam o tempo do cliente.
  • E. buscar informações essenciais sobre os clientes com perspectiva de negócios, antes e durante a interação no processo de compra e venda.

Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir. Os modelos normativos de gestão de pessoas tendem a evitar os conflitos nas relações entre indivíduos e organizações por considerarem que ambas as partes compartilham os mesmos objetivos e interesses.

  • C. Certo
  • E. Errado

A elaboração de cenários é uma ferramenta importante para minimizar as possibilidades de erros das empresas. A condição fundamental para que se possa realizar o planejamento de marketing de uma organização é conhecer profundamente o cenário do ambiente em que está inserida, a fim de formular corretamente as estratégias e com elas alcançar o sucesso. A análise de cenário pode ser do ambiente externo ou do ambiente interno. Referente à análise do ambiente interno, é INCORRETO afirmar:

  • A. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise ambiental, analisa-se o ambiente interno geral da empresa e seu impacto em relação ao ambiente externo.
  • B. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise da concorrência, são analisados os objetivos, desempenhos, estratégias, aspectos culturais, custos estruturais, pontos fortes e pontos fracos dos concorrentes.
  • C. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise setorial, verifica-se como está a empresa em relação ao setor em que atua.
  • D. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise de mercado, verifica-se como a empresa está posicionada no mercado.

A Qualidade Total exige o envolvimento de toda organização com o objetivo de um produto satisfazer ou superar as expectativas do cliente. Sobre a Qualidade Total, analise as seguintes afirmativas:

I) O processo de melhoria contínua consiste em tornar o processo mais capaz utilizando os recursos que estão à disposição da organização.

II) A inovação busca tornar o processo mais capaz através da inserção de recursos ainda não utilizados pela organização.

III) Em sua plenitude, a Qualidade Total deve considerar tanto a melhoria contínua quanto a inovação do processo.

 É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I, II e III.
  • D. I e II estão corretos.

  • A. A-I; B-III; C-II.
  • B. A-II; B-I; C-III.
  • C. A-II; B-III; C-I.
  • D. A-I; B-II; C-III.
  • E. A-III; B-II; C-I.

NÃO representa uma forma pela qual um bem é adquirido e passa a constituir o ativo imobilizado da empresa:

  • A. Compra.
  • B. Alienação.
  • C. Cessão.
  • D. Permuta.
  • E. Doação.

Considerando a definição da administração de Mary Parket Follet (1968/1933), entendida como a “arte de fazer as coisas através de pessoas”, é INCORRETO afirmar que

  • A. a administração ajuda uma organização a estabelecer e alcançar seus objetivos.
  • B. a administração é muito importante para garantir a sobrevivência de qualquer tipo de organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor.
  • C. a administração não envolve um grupo de funções interativas.
  • D. a administração não pode fazer mais do que seus recursos (materiais, humanos e financeiros) permitem.
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