Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Corresponde a um método de controle e avaliação de estoques no qual o valor de saída é igual ao valor da primeira entrada:

  • A. PEPS.
  • B. UEPS.
  • C. custo médio.
  • D. Just in time.
  • E. ERP.

Com referência às contribuições da escola de administração científica para a administração, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A linha de montagem móvel é um dos importantes legados da administração científica.
  • B. A ênfase na produtividade e na lucratividade levava alguns administradores a explorar operários e clientes.
  • C. As técnicas de eficiência foram aplicadas a muitas organizações não industriais.
  • D. A administração científica fomentou uma abordagem racional para os problemas organizacionais.

O sistema de materiais, dentro de uma empresa privada com fins lucrativos, pode ser dividido em algumas áreas de concentração ou setores, como:

  • A. compras; controladoria.
  • B. relações públicas; almoxarifado.
  • C. controle de estoques; transportes e distribuição.
  • D. planejamento da produção; recursos humanos.
  • E. auditoria; importação.

As decisões em uma organização podem ser programadas ou não programadas. As características das decisões programadas com relação ao método de decisão apresentam:

  • A. práticas recorrentes, singularidade e especificidade.
  • B. existência de estruturação, ambiguidade e boa definição.
  • C. existência de regras, de políticas e de procedimentos.
  • D. práticas de simulação, análise de cenários e de orçamentos.

No início da década de 1940, Abraham Maslow desenvolveu sua teoria sobre a hierarquia das necessidades.

As opções a seguir apresentam nomenclaturas dessas necessidades, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Necessidades fisiológicas
  • B. Necessidades de segurança
  • C. Necessidades sociais
  • D. Necessidades morais
  • E. Necessidades de autorrealização.

A análise SWOT é uma ferramenta que visa analisar a posição estratégica de uma empresa em um determinado ambiente competitivo. Os pontos ou aspectos analisados com base nessa ferramenta são:

  • A. produto, preço, praça e promoção;
  • B. fragilidades, vantagens, oportunidades e concorrentes;
  • C. forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • D. política, Economia, ambiente, sociedade, tecnologia, legislação;
  • E. diversificação, capacidade de inovação, lucratividade e rivalidade.

As empresas, diante da concorrência existente no mercado, procuram medir a satisfação de seus clientes, buscando identificar possibilidades para sua fidelização.

A satisfação do cliente em relação ao produto adquirido é representada pelo(a)

  • A. diminuição dos custos de produção.
  • B. proximidade entre as suas expectativas e o desempenho percebido do produto.
  • C. atendimento da empresa ao Código de Defesa do Consumidor.
  • D. turnover dos empregados da empresa que atuam no processo produtivo.
  • E. volume de estoque de produtos acabados da empresa, para atender ao cliente.

Os processos de recrutamento e seleção de pessoas são fundamentais para que se evite a ocupação de cargos públicos ou privados com base em interesses particulares ou coletivos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Uma forma de se garantir que um processo selecione candidatos com aptidão para o cargo consiste no uso de procedimentos avaliativos convergentes com os desempenhos exigidos dos futuros ocupantes do cargo vacante.

  • C. Certo
  • E. Errado

É o tipo de pesquisa que admite que os resultados descritivos não são inteiramente satisfatórios para determinar a relação de causa e efeito. Busca-se a resposta do porquê de um fenômeno. Tem uma abordagem analítica com base em variáveis consideradas como pertencentes à estrutura de um modelo de decisão. Geralmente se usa um grupo experimental e um de controle onde um coleta as informações e o outro avalia os resultados.

  • A. Pesquisa Exploratória.
  • B. Pesquisa Causal ou Experimental.
  • C. Pesquisa Descritiva Qualitativa.
  • D. Pesquisa Descritiva.

A função de compras exerce um papel importante de ligação entre a empresa e seus fornecedores. O processo de compras consiste em algumas etapas que envolvem a unidade produtiva, a função de compras e os fornecedores.

Enumere os seguintes eventos na gestão de uma típica interação entre empresa e fornecedor, considerando a sequência do processo de compras

( ) Função de compras prepara o pedido de compras

( ) Função de compras seleciona o fornecedor preferencial

( ) Unidade produtiva envia requisição de produtos e serviços

( ) Fornecedores elaboram e enviam cotações

( ) Fornecedores produzem produtos e serviços

( ) Fornecedores entregam os produtos para a unidade produtiva que os recebe

( ) Função de compras prepara solicitação de cotações

ASSINALE a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência do processo de compras:

  • A. 5; 4; 1; 3; 6; 7 e 2.
  • B. 4; 5; 1; 3; 6; 7 e 2.
  • C. 5; 4; 2; 7; 1; 6 e 3.
  • D. 7; 4; 5; 1; 2; 6 e 3.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...