Questões de Administração

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O recrutamento de pessoas é uma ferramenta fundamental no contexto empresarial atual. Corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer o seu processo seletivo. Sendo assim, sobre recrutamento de pessoas, é incorreto o que se expressa somente na alternativa:

  • A. É um conjunto de atividades desenhadas para atrair candidatos qualificados para uma organização.
  • B. É um conjunto de procedimentos que visa escolher o melhor candidato para o cargo.
  • C. É o conjunto de políticas e ações destinadas a atrair e agregar talentos à organização para proporcionar as competências necessárias ao seu sucesso.
  • D. É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.

Dentro do ambiente de trabalho, algumas ações podem contribuir com a conservação dos equipamentos disponíveis no escritório. Acerca dessas ações, assinale a alternativa correta.

  • A. Manter os monitores ligados durante todo o dia, independentemente de estarem em atividade, pois isso facilita o trabalho e agiliza o tempo de resposta das ações.
  • B. Manter os computadores ligados de um dia para o outro, o que facilita o serviço, pois permite agilidade no início da execução dos trabalhos.
  • C. Configurar computadores para entrarem em modo de espera após 10 minutos de inatividade, e modo de hibernação após 30 minutos.
  • D. Manter o modo de economia de energia da copiadora desligado; dessa forma, as cópias serão efetuadas de maneira mais rápida, evitando o tempo necessário para o aquecimento.
  • E. Manter as luzes sempre acessas, garantindo a segurança do ambiente de trabalho.

  • A. A-I; B-II; C-V; D-IV; E-III.
  • B. A-IV; B-II; C-V; D-I; E-III.
  • C. A-III; B-IV; C-V; D-I; E-II.
  • D. A-II; B-V; C-I; D-III; E-IV.
  • E. A-V; B-III; C-II; D-I; E-IV.

A motivação do funcionário afeta a produtividade. Parte do trabalho de um gerente consiste em direcionar a motivação do funcionário para a realização das metas organizacionais.

A partir dessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A motivação é importante porque pode levar a comportamentos que refletem alto desempenho dentro de uma organização.
  • B. A motivação é importante porque pode levar a comportamentos que refletem alto desempenho dentro de uma organização.
  • C. A mais conhecida das teorias de conteúdo denominada teoria da hierarquia das necessidades foi desenvolvida por Herzbeg.
  • D. A teoria da expectativa, que é uma das duas teorias de processo, propõe que a motivação depende das expectativas.

A gestão da qualidade pode ser conceituada como uma ferramenta que controla os processos das organizações com o objetivo de implantar melhorias contínuas para que se consiga utilizar a menor quantidade de recursos possíveis, entregando o melhor resultado final. Assinale a alternativa que apresenta um dos princípios da gestão de qualidade:

  • A. Abordagem sistêmica.
  • B. Foco no custo histórico.
  • C. Manutenção dos procedimentos.
  • D. Maximização dos custos.

Análise de negócios é o conjunto de atividades e de técnicas utilizadas para estabelecer ligação entre as partes interessadas, no intuito de compreender como as organizações funcionam e de definir as capacidades que uma organização deve possuir para alcançar as suas metas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Os elementos de abordagem de análise de negócio contemplam ativos de processos organizacionais, como a análise dos riscos associados, a compreensão das necessidades e o estabelecimento do prazo a ser atendido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às técnicas motivacionais contemporâneas, que aplicadas ao desenho do trabalhado individual para aumentar a produtividade e a satisfação dos trabalhadores, analise as afirmativas a seguir.

I. A rotatividade de cargo refere-se à movimentação sistemática dos funcionários de uma tarefa para outra, como forma de reduzir os efeitos alienantes da excessiva simplificação do trabalho.

II. A expansão de cargo consiste na expansão horizontal do trabalho pela adição de tarefas mais abrangentes ao cargo, de forma a aumentar o desafio do trabalhador.

III. O enriquecimento de cargo adiciona responsabilidades de planejamento e de avaliação à simples execução de um trabalho, de forma a alinhar motivadores materiais aos motivadores psicológicos e emocionais.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A respeito da evolução da administração pública, julgue os itens seguintes. Com a evolução das teorias administrativas, desde a década de 80 do século passado, o enfoque sistêmico tornou-se ultrapassado, dando lugar a abordagens mais modernas.

  • C. Certo
  • E. Errado

É fato que a análise de cargos é de grande relevância para a gestão organizacional. A análise é feita a partir da descrição do cargo. Nesse sentido, sobre análise de cargos, é incorreto o que se expressa somente na alternativa:

  • A. É uma definição escrita do que o ocupante do cargo faz, como faz e por que faz.
  • B. É uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente.
  • C. É um processo sistemático de coletar informação, utilizado para tomar decisões a respeito de cargos.
  • D. É o procedimento para determinar os requisitos de deveres e responsabilidade de um cargo e o tipo de pessoa que deverá preenchê-lo.

Com relação à qualidade em serviços, é correto afirmar que significa entregar

  • A. serviços de qualidade, atendendo perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo, o que os clientes esperam.
  • B. serviços bons, independentemente do que os clientes esperam.
  • C. um conjunto de características nos serviços, que atendam parcialmente as expectativas dos clientes.
  • D. um serviço que atenda as expectativas da empresa e dos consumidores, de maneira a encontrar o equilíbrio entre esses pontos.
  • E. serviços que consigam aliar custos baixos a atendimento parcial das expectativas dos clientes.
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