Questões de Administração

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O planejamento que tem como objetivo otimizar determinada área e não a empresa como um todo é denominado

  • A. planejamento tático.
  • B. planejamento estratégico.
  • C. planejamento operacional.
  • D. planejamento organizacional.
  • E. planejamento institucional.

A utilização de indicadores decorre do planejamento estratégico da empresa que define o que, como e quando medir. Os indicadores devem ser sistêmicos, visualizando a empresa como um todo em um conjunto homogêneo e integrado que privilegia os aspectos relevantes, tais como: financeiros, ligados ao cliente, internos e de inovação, entre outros. Relacione a Coluna 2 de acordo com a Coluna 1 em relação aos indicadores financeiros (GITMAN, 2004).

Coluna 1

1. ROI.

2. Liquidez corrente.

3. Endividamento geral.

4. Margem de lucro bruto.

Coluna 2

( )Mede a capacidade da empresa de saldar suas obrigações de curto prazo.

( )Mede a proporção dos ativos totais financiada pelos credores da empresa.

( )Mede a eficácia geral da administração em termos de geração de lucros com os ativos disponíveis.

( )Mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas que resta após o pagamento do custo dos produtos vendidos.

A alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima é:

  • A. 1 – 2 – 3 – 4.
  • B. 1 – 4 – 2 – 3.
  • C. 2 – 3 – 1 – 4.
  • D. 2 – 4 – 1 – 3.
  • E. 3 – 1 – 4 – 2.

O recrutamento interno – quando o preenchimento das vagas e oportunidades é feito pelos próprios funcionários atuais – apresenta as seguintes vantagens, EXCETO:

  • A. Aproveita melhor o potencial humano da organização.
  • B. Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização.
  • C. Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos.
  • D. Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários.
  • E. Mantém e conserva a cultura organizacional existente, inibindo a entrada de novas ideias, experiências e expectativas.

  • A. II, III e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e III.
  • D. II, IV e V.
  • E. II e IV.

Com referência ao processo de comunicação que consiste em um comunicador (emissor, transmissor ou codificador), uma mensagem e um recebedor (receptor ou decodificador), é INCORRETO afirmar que

  • A. a comunicação é um processo social e, sem ela, a sociedade não existiria.
  • B. a comunicação implica busca de entendimento, de compreensão, de contato.
  • C. os elementos mais importantes da comunicação são: fonte, emissor, mensagem, recebedor e destino.
  • D. a mensagem está sempre separada, tanto do recebedor, quanto do comunicador.

Análise de negócios é o conjunto de atividades e de técnicas utilizadas para estabelecer ligação entre as partes interessadas, no intuito de compreender como as organizações funcionam e de definir as capacidades que uma organização deve possuir para alcançar as suas metas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. O guia BABOK descreve as tarefas de análise de negócios a serem executadas, bem como a sua ordem lógica. A importância dessas tarefas, independentemente da organização patrocinadora, é imutável.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do comportamento humano em níveis individuais e grupais, analise as afirmativas a seguir.

I. A abertura para experiências descreve até que ponto uma pessoa é imaginativa e curiosa.

II. Os trabalhadores devem avaliar suas atitudes e sua capacidade de aprendizagem para melhorar seus resultados.

III. O modelo de personalidade é um construto teórico que descreve a organização com base em cinco dimensões.

Assinale:

  • A. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • E. se somente a afirmativa I estiver correta.

Uma das ferramentas de diagnóstico estratégico comumente utilizada pelas organizações é a Análise Swot, que tem entre suas perspectivas de análise os (as)

  • A. pontos fortes, que são as variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las.
  • B. pontos fracos, que são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a empresa, em relação ao ambiente.
  • C. oportunidades, que são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente.
  • D. ameaças, são as variáveis internas e não controláveis pela empresa que podem criar situações desfavoráveis para a mesma.
  • E. surpresas, que são variáveis externas e não controláveis pela organização, que podem surpreender positiva ou negativamente.

Muitos servidores públicos sentem‐se insatisfeitos com as relações altamente hierarquizadas, as atividades repetitivas e burocratizadas, a falta de reconhecimento de seus superiores e a política remuneratória governamental. Diante desses fatores, suas reações mais típicas são as greves e alguns comportamentos passivos, como a redução do esforço no trabalho. Mesmo quando muito insatisfeitos, raramente os servidores abandonam seus empregos. Essa atitude é justificada pelo(a)

  • A. conservadorismo.
  • B. prática da boa convivência.
  • C. rotatividade de mão de obra.
  • D. prática da cidadania organizacional.
  • E. segurança no trabalho garantida pela estabilidade.

Após feito um diagnóstico, fruto de pesquisa de clima organizacional, uma determinada consultoria recomendou, entre outras ações, que os gestores da empresa contratante adotassem práticas de reuniões periódicas com seus subordinados com o objetivo de informá-los sobre as mudanças externas que vêm ocorrendo e que são variáveis que afetam a organização, como por exemplo: políticas econômicas, mudanças ecológicas e informações da concorrência direta. Sobre o enunciado considere:

I. A adoção das reuniões provocará uma maior integração interna e um alinhamento no direcionamento da empresa, podendo, gradativamente, contribuir para a mudança da cultura organizacional.

II. As variáveis descritas são do macroambiente ou ambiente geral.

III. A pesquisa trouxe informações sobre a cultura organizacional, que é um dos seus objetivos.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. I e III, apenas.
Provas e Concursos

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