Questões de Administração

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O critério que define a construção de um plano de remuneração, pelo qual se pode incluir o maior número possível de funcionários sob o mesmo sistema de remuneração ou se estabelecem diferentes planos conforme os níveis hierárquicos ou grupos de funcionários é:

  • A. remuneração do cargo ou remuneração da pessoa
  • B. centralização ou descentralização das decisões salariais
  • C. remuneração fixa ou variável
  • D. igualitismo ou elitismo

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. Como nem sempre é factível abordar os conflitos a partir de diferenças individuais, devido ao fato de essas diferenças advirem de características pessoais resistentes às mudanças, é preferível solucionar as causas estruturais dos conflitos que, por sua vez, podem estar relacionadas ao excesso de especialização, à divergência de metas e à falta de clareza nas responsabilidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as teorias motivacionais podemos destacar a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Os fatores onde o indivíduo não se sente insatisfeito, mas não necessariamente satisfeito são chamados de:

  • A. Fatores Higiênicos
  • B. Fatores Motivacionais
  • C. Fatores Satisfatórios
  • D. Fatores Intrínsecos

Na comunicação empresarial encontram-se as denominadas barreiras, representadas por interferências que se opõem à eficácia da comunicação. Segundo Chiavenato (2000), as principais barreiras que oferecem obstáculos e resistência à comunicação entre pessoas dividem-se em três categorias: humanas ou pessoais, físicas e semânticas. Assinale a alternativa que apresenta um tipo de barreira semântica à comunicação empresarial.

  • A. Falha mecânica.
  • B. Hábito de ouvir.
  • C. Ruído ambiental.
  • D. Sentimento pessoal.
  • E. Interpretação de palavra.

A Teoria Contingencial prega como ideal:

  • A. A busca da eficiência sistêmica através do método de tempos e movimentos.
  • B. A adaptação da organização ao ambiente. Explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
  • C. A manutenção de determinados padrões organizacionais para planejar melhor os resultados.
  • D. A mudança da cultura organizacional tomando como base o aprendizado.
  • E. A existência de uma melhor forma de organizar, a qual depende do treinamento contínuo dos funcionários.

A respeito dos sistemas de custos e suas aplicações no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir. Além de subsidiar os sistemas de contabilidade gerencial e orçamentário, o sistema de contabilidade de custos contribui para a percepção da maturidade de um produto no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ideia da accountability, cuja aplicabilidade ou tradução a ambientes distintos do contexto anglo-saxão é muitas vezes posta em dúvida, traz em sua compreensão distintas dimensões ou conceitos. Sobre o tema, analise os itens a seguir:

I- prestação de contas pelo agente público;

II- transparência das atividades das organizações públicas;

III- capacidade de estabelecer incentivos financeiros aos gestores públicos.

Está correto SOMENTE o que se encontra em:

  • A. I;
  • B. I e II;
  • C. I e III;
  • D. II e III;
  • E. I, II e III.

A ferramenta, apresentada na Figura 2, é utilizada no seguinte processo do PMBOK, 5ª Edição:

  • A. Planejar e Controlar os Riscos.
  • B. Planejar o Gerenciamento do Escopo.
  • C. Controlar a Qualidade.
  • D. Controlar os Riscos.
  • E. Controlar o Escopo.

O treinamento é um processo utilizado para mudar o comportamento dos empregados, visando aos objetivos organizacionais. Quando se deseja uma mudança no empregado buscando elevar seu nível de abstração para desenvolver novas ideias e para favorecer o pensamento mais amplo e global, utiliza-se o seguinte tipo de treinamento:

  • A. transmissão de informações
  • B. desenvolvimento de habilidades
  • C. desenvolvimento de conceitos
  • D. desenvolvimento de atitudes

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. A comunicação aberta, a educação dos funcionários, a mentoria e a presença de gestores suportivos são exemplos de alternativas de enfrentamento da resistência à mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado
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