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A ferramenta de gestão, introduzida em meados da década de 1990, que propôs a inclusão de indicadores múltiplos e interrelacionados, inclusive intangíveis, na mensuração e acompanhamento do desempenho da empresa, é conhecida como:
Você foi contratado por uma empresa para trabalhar em um projeto prioritário que atenderá os Jogos Olímpicos que ocorrerão no Brasil em 2016. Esse projeto terá as seguintes características e particularidades: (1) você desempenhará o papel de gerente de projetos e terá plena autoridade nesse projeto; (2) você contará com uma equipe administrativa, que lhe auxiliará no gerenciamento do projeto; (3) as equipes que trabalharão no seu projeto são as apontadas pela seta nº 2. Elas já existem e estão dispersas pela corporação participando de outros projetos, chefiadas por outros gerentes, entretanto, devido a prioridade do seu projeto, você poderá empregá-las quando necessitar; (4) considerando a estrutura organizacional da empresa mostrada na Figura 1, os contatos e a disseminação de informações fluirão horizontal e verticalmente; (5) você gerenciará o orçamento do projeto; (6) você e a sua equipe administrativa ficarão alocados em tempo integral nesse projeto; e (7), na Figura 1, você é o gerente apontado pela seta nº 3 e está subordinado diretamente ao Chefe dos gerentes de projetos. Portanto, considerando as características e particularidades detalhadas nesse enunciado, selecione, dentre as alternativas a seguir, o nome da estrutura organizacional mostrada na Figura 1, segundo o PMBOK, 5ª Edição.
Na aplicação das pessoas às organizações, o processo de socialização, visa criar um ambiente imediato de trabalho favorável e receptivo durante a fase inicial do emprego. O método de socialização em que os empregados principiantes tendem a internalizar altos padrões de desempenho e expectativas positivas a respeito de recompensas do desempenho excelente é o denominado:
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens de 65 a 72. De acordo com a teoria do estabelecimento de metas, o líder poderá motivar a sua equipe designando para os funcionários tarefas que eles valorizem e para as quais consigam antever consequências positivas.
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Para a organização de um evento, é fundamental identificar e definir seus pontos característicos. É necessário ter total clareza sobre o tipo de solenidade que se pretende realizar e a que tipo de público ela se dirige. Sobre os tipos de evento, leia a definição a seguir.
Exposição, discussão e conclusão de um determinado assunto para uma plateia. Pode ser conduzido por um especialista ou por um coordenador. Após a exposição, a plateia é dividida em grupos de discussão para elaboração de conclusões. Estas são reunidas pelo coordenador e resumidas em uma conclusão final com base nos encaminhamentos e contribuições da maioria.
Essa definição refere-se a um
O Planejamento é dividido em três níveis distintos, qual o nível de planejamento que envolve uma determinada unidade organizacional e que abrange normalmente o período anual?
O termo recursos humanos ou gestão de pessoas pode assumir os seguintes significados, de acordo com o processo que representa, EXCETO:
A etapa do planejamento estratégico em que se examinam os recursos disponíveis, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa, como fatores conjuntos para verificar quais são suas forças e fraquezas e como a empresa pode explorar as oportunidades e defrontar-se com as ameaças e coações que o ambiente lhe apresenta, denomina-se:
No processo de tomada de decisão, frequentemente são usadas técnicas para agilizar e simplificar a escolha, conhecidas como heurísticas. Porém, apesar de serem úteis e garantirem na maioria dos casos resultados satisfatórios, essas técnicas podem ser prejudicadas pelas denominadas armadilhas psicológicas. Luiz Fernando, diretor de marketing de uma multinacional, foi questionado pelo diretor de produção sobre a estimativa de vendas de certo produto na China, país no qual eles estavam iniciando suas operações comerciais. Ao refletir sobre o cenário para elaborar uma estimativa, Luiz Fernando, que acabara de analisar o relatório de vendas no mercado japonês, respondeu um número semelhante ao observado, sem perceber que o contexto de atuação da empresa na China era completamente distinto do Japão. Baseando-se nos tipos de armadilhas psicológicas definidas na literatura e que impactam no processo decisório, a falha incorrida por Luiz Fernando foi relacionada à seguinte armadilha:
A ferramenta apresentada na Figura 2 é utilizada em processos do PMBOK, 5ª Edição, sendo chamada de:
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