Questões de Administração

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Segundo os autores, Nonaka e Takeuchi (1995), para a criação do conhecimento organizacional são necessárias ações que integrem o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e devem ser iniciadas com a prática de

  • A. Socialização, que transforma conhecimento tácito em conhecimento tácito.
  • B. Externalização, que transforma conhecimento tácito em conhecimento explícito.
  • C. Combinação, que transforma conhecimento explícito em conhecimento explícito.
  • D. Internalização, que transforma conhecimento explícito em conhecimento tácito.
  • E. Socialização que transforma conhecimento explícito em conhecimento tácito.

O conceito de política pública e seus diversos significados seguem uma tradicional classificação, que divide em ciclos essa atividade estatal e o seu processo. A perspectiva “de cima para baixo” tem suas raízes no modelo de estágios, que devem ser claramente distintos.

Um desses estágios é o da implementação da política pública, que pode ser definido como:

  • A. o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública;
  • B. o processo de execução e efetuação, que pressupõe um ato anterior e direcionado à consecução de objetivos;
  • C. a determinação do caminho definitivo para a solução do problema que a originou;
  • D. a discrepância entre o status quo e uma situação ideal possível;
  • E. o conjunto de problemas ou temas que a comunidade política percebe como merecedor de intervenção pública.

Estimativas inadequadas dos custos de posse do estoque e do custo de reposição podem resultar em situações indesejáveis para a gestão. Quando se tem como resultado de uma decisão o aumento do número de encomendas, com consequente multiplicação do número de entregas, inspeções e recebimentos, verifica-se uma tendência de agir, diante dos custos de estoques, que tem como consequência:

  • A. baixo custo de reposição
  • B. alto custo de posse
  • C. alto custo de reposição
  • D. baixo custo de posse

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. O recrutamento interno tem a vantagem de fomentar a motivação dos colaboradores na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a educação, treinamento e conhecimento. A educação corporativa é um processo direcionado que visa capacitar o funcionário para o desenvolvimento de uma atividade ou trabalho específico e acontece em quatro etapas: levantamento das necessidades; planejamento do programa de desenvolvimento; implementação; execução e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os materiais recusados pelo subsistema específico de administração de materiais, conhecido como Inspeção de Suprimentos, SÃO:

  • A. Devolvidos ao estoque.
  • B. Devolvidos ao fornecedor pelo subsistema de Aquisição.
  • C. Descartados por falha detectada no controle de qualidade.
  • D. Destruídos por inservibilidade.
  • E. Revendidos no mercado paralelo.

São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:

  • A. Tornar a empresa menos competitiva.
  • B. Melhorar a qualidade e a produtividade.
  • C. Melhorar a imagem da organização.
  • D. Melhorar a eficiência dos serviços.

São princípios gerenciais adotados na Gestão da Qualidade Total, exceto:

  • A. Foco no cliente.
  • B. Estrutura vertical e centralizada, baseada no controle.
  • C. Melhoria contínua.
  • D. Trabalho em equipe
  • E. Não há tolerância para erros, desperdícios e trabalhos que não agregam valor aos produtos e serviços.

A organização "X, Y, Z" tem como missão "Promover a pacificação social oferecendo uma prestação jurisdicional rápida, acessível e eficiente nos litígios trabalhistas” e uma das diretorias é a Administrativa-financeira, composta por 3 setores: financeira, recursos humanos e administração de materiais. Considere:

I. Departamentalização é a divisão de pessoas, conforme a delegação de autoridade de cada uma, envolvendo a combinação de uma forma possível.

II. Os setores da diretoria administrativo-financeira é um exemplo de departamentalização por clientela.

III. O tipo de departamentalização adotado na Diretoria administrativo-financeira possibilita uma visão sistêmica e integrada de todos os objetivos da organização.

IV. À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar.

Considerando a empresa apresentada na situação hipotética, está correto o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I, II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I.
  • E. IV.

A avaliação da política pública é o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública, bem como sobre o sucesso ou a falha de projetos colocados em prática. Fazem parte desse processo elementos, critérios, indicadores e também padrões, como os normativos, que são:

  • A. as metas qualitativas ou quantitativas estabelecidas anteriormente à implementação da política pública;
  • B. os valores ou descrições, já alcançados no passado, que facilitam a comparação por períodos e geram informações sobre declínios ou melhoras;
  • C. são artifícios (proxies) que podem ser criados para medir input, output e resultado (outcome);
  • D. a visualização dos erros anteriores à tomada de decisão, a fim de detectar problemas mal formulados, objetivos mal traçados e otimismos exagerados;
  • E. as metas qualitativas ou quantitativas estabelecidas com base em um standard ideal.
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