Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao implantar a gestão por competências, um dos grandes desafios é melhorar a ferramenta feedback, considerado por muitos autores, uma ferramenta poderosa. Para um gestor obter bom êxito em uma reunião de feedback, deve tomar cuidado para NÃO

  • A. iniciar a reunião dando ênfase aos aspectos positivos do desempenho do avaliado.
  • B. dar enfoque às críticas ao desempenho, não às características da personalidade do avaliado.
  • C. encerrar o feedback destacando os aspectos negativos do desempenho do avaliado, com a finalidade de que ele não ocorra novamente.
  • D. estimular que um comportamento adequado se repita, o chamado feedback positivo.
  • E. manifestar disposição em ajudar e demonstrar confiança na capacidade de bom desempenho do avaliado.

Pode-se exemplificar gestão por resultados na administração pública, citando, em primeiro lugar, o caso da França, que utilizou como instrumentos a descentralização, com transferência de competências e recursos aos níveis subnacionais; e a desconcentração, com transferência de competências e de recursos de níveis operacionais dentro da administração central, e programas de qualidades. E, em segundo lugar, o caso do Brasil, onde, em 1996, um ano após a estabilização econômica, o governo lançou o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, cuja finalidade era a reestruturação das organizações, para atribuir-lhes flexibilidade administrativa e responsabilização.

Entre as metodologias para a gestão por resultados, inclui-se o balanced scorecard (BSC), que:

  • A. se processa em diferentes níveis de intensidade, sendo capaz de fornecer um referencial de análise da estratégia, orientado para a criação de valor futuro para a sociedade, observada a sua diversidade, permitindo a quantificação do desempenho;
  • B. pode ser tomado como um conceito gerencial emergente, que se desenvolve em torno da noção de articulação da produção, disseminação e suporte à mobilização de conhecimento e de tecnologias em gestão pública;
  • C. é, antes de tudo, a qualidade de um serviço, sem distinção de ser prestado por instituição de caráter público ou privado, com a característica básica de melhoria permanente;
  • D. devido a sua organização, implica a tendência de formação dos denominados espaços restritos de poder, e tem a noção de eficiência baseada no conceito de divisão do trabalho;
  • E. é multidimensional, complexo e cujo conceito é formado pela interação de outros três, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes.

O sistema de gestão integrada que possui vários módulos e funciona dentro de uma plataforma de tecnologia, obtendo informações de todas as funções da empresa, monitorando, entre outras, materiais, compras, programação da produção, estoques de produtos acabados com o fim de auxiliar na tomada de decisões relacionadas a recursos humanos, finanças, logística e no gerenciamento da cadeia de suprimento, automatizando seus processos, é o denominado:

  • A. JIT
  • B. CRP
  • C. ERP
  • D. MRP

Acerca de recrutamento, seleção, análise e descrição de cargos, julgue os itens seguintes. Na avaliação por objetivos, cabe ao gerente, de forma unilateral, definir as metas que serão consideradas para fins de mensuração do rendimento de seus subordinados em determinado período de tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos métodos e processos administrativos, julgue os itens seguintes. Em um sistema de formulação de estratégias, a análise de possíveis associações entre a matriz SWOT e as perspectivas do Balanced Scorecard antes da composição de um mapa estratégico possibilita a otimização do processo ao permitir, por exemplo, a antecipação de resultados futuros por meio do estabelecimento de hipóteses estratégicas com base nos cenários externos e internos e na visão de futuro da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico evidencia algumas características, exceto:

  • A. estabelecer metas e objetivos de curto prazo.
  • B. clarear ou redefinir papéis.
  • C. reduzir a necessidade de recorrer à gestão de crises.
  • D. prever os problemas e dimensionar os recursos necessários às demandas futuras.
  • E. assegurar o engajamento dos atores concernidos visando o alcance de objetivos comuns.

O resultado de um procedimento matemático pelo qual a empresa adquire o material NECESSÁRIO para suas atividades, pelo o custo mais baixo, é conhecido como:

  • A. Lote financeiro.
  • B. Lote lógico estruturado.
  • C. Lote econômico.
  • D. Parâmetro de produção final.
  • E. Estoque mínimo.

Considerando o fragmento do texto exposto e o papel do pedagogo na empresa, analise.

I. Zelar pelas ações de caráter educativo relacionadas ao desenvolvimento do trabalhador com capacitação, além de avaliar e diagnosticar constantemente futuras necessidades ou falhas, indicando metodologias adequadas ao contexto da empresa.

II. Elaborar e coordenar projetos e programas de formação continuada, contribuindo, assim, para o aprimoramento, bem como para a promoção do conhecimento.

III. Promover o acesso ao conhecimento dentro da empresa de forma interdisciplinar e fazer uso de metodologias diversificadas e adequadas ao público com o qual vai lidar, com olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela empresa quanto ao aprendizado dos funcionários, visto ser o diferencial no mercado.

IV. Capacitar os funcionários para provocar mudanças no perfil de cada um, contribuindo para o crescimento da confiança, flexibilidade, criatividade, e se perceber produtivo, capaz de crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal, despertando o prazer no desempenho das funções e favorecendo a empresa que gerar maior produtividade e, consequentemente, bons lucros.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.

Sobre Gestão da Qualidade é incorreto afirmar:

  • A. É um método gerencial que se funda em uma visão sistêmica das organizações.
  • B. A garantia da qualidade só poderá existir à medida que houver qualidade nas entradas, nos processos e nos produtos do sistema.
  • C. Nesse método a gerência não deve ser de pessoas ou processos apenas, deve ser centrada também em resultados.
  • D. O funcionamento dos sistemas dá-se a partir de relações internas e externas entre clientes e fornecedores.
  • E. Nesse método, os clientes internos são a razão de ser da organização.

Leia o trecho a seguir. “...as políticas de gestão pública devem ser entendidas como instrumentos para apoiar a implementação das políticas finalísticas. A construção detalhada do instrumento escolhido vai depender dos objetivos e do ambiente que envolve a política setorial específica. Um exemplo, por sua relevância e transversalidade, é o plano de cargos e salários, um importante instrumento da política de pessoal. Este evidentemente será formulado a partir das necessidades específicas de gestão de pessoal de cada área da administração pública.” (Oliveira, 2012, p.64, com adaptações). Fonte: Oliveira, Ricardo de. Gestão Pública: democracia e eficiência: uma visão prática e política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

Considerando o trecho descrito anteriormente e com relação a um Plano de Cargos e Salários (PCS) em que o conceito de salário seja equivalente ao de vencimento, pode-se afirmar que:

  • A. PCS objetiva a manutenção dos salários dos servidores equiparados com os dos trabalhadores do setor privado.
  • B. PCS propicia um clima organizacional harmonioso, uma vez que os servidores se sentem motivados.
  • C. PCS dispensa a necessidade de treinamento e desenvolvimento dos servidores, uma vez que os cargos se encontram descritos.
  • D. PCS é um instrumento de gestão rígido, uma vez que os cargos são classificados, descritos e avaliados por um sistema de pontuação imutável.
  • E. PCS busca a manutenção do equilíbrio salarial interno, preservando a hierarquização dos cargos dentro da organização, e do equilíbrio salarial externo, no sentido de adequar os salários da organização frente ao mercado de trabalho.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...