Questões de Administração

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Julgue os itens a seguir, relativos à evolução da administração e ao processo administrativo. Uma organização que valoriza seus colaboradores mediante a promoção daqueles mais competentes, avaliados em função do desempenho ou da titulação acadêmica, adota os pressupostos da teoria burocrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. a-III - b-IV - c-II - d-I
  • B. a-II - b-I - c-IV - d-III
  • C. a-III - b-I - c-II - d-IV
  • D. a-II - b-III - c-IV - d-I
  • E. a-II - b-III - c-I - d-IV

Todo trabalho é executado em algum local e dentro de um determinado ambiente de trabalho. Para que o trabalhador exerça seu trabalho de modo satisfatório é importante que a empresa tenha condições ambientais saudáveis de trabalho. Quanto à iluminação há duas afirmações abaixo, leia e assinale a alternativa correta.

I. A iluminação deve ser suficiente, de modo que cada foco luminoso forneça a quantidade de luminosidade necessária a cada tipo de trabalho.

II. A iluminação deve ser constante e uniformemente distribuída, de modo a evitar a fadiga decorrente das sucessivas acomodações visuais pelos contrastes violentos de luz e de sombra e as oposições de claro e de escuro.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. Todas as afirmações estão corretas.
  • B. Nenhuma das afirmações está correta.
  • C. Somente a I está correta.
  • D. Somente a II está correta.

A empresa DuBEM envolveu todos os seus gestores e funcionários na elaboração do planejamento estratégico empresarial para um horizonte de cinco anos, utilizando uma metodologia bastante detalhada e participativa e fazendo uso de técnicas avançadas de construção de cenários, análise competitiva e estabelecimento de indicadores. Após três anos, ao realizar uma avaliação do realizado frente ao que havia sido planejado, observou que muitas de suas intenções no planejamento estratégico não foram alcançadas, mas outros bons resultados e conquistas ocorreram.

Sobre essa situação, é correto afirmar que

  • A. a empresa incorreu em falhas de planejamento ou execução que levaram ao insucesso do planejamento.
  • B. as técnicas utilizadas foram equivocadas ou mal escolhidas para permitir antecipar claramente os cenários.
  • C. a estratégia realizada incorporou variáveis e contextos emergentes.
  • D. a estratégia definida no planejamento não considerou as restrições do groupthink que ocorrem nas metodologias participativas.
  • E. a metodologia do planejamento estratégico não se mostrou adequada ao porte ou negócio da empresa.

Para que se tenha um processo de comercialização completo, são necessários canais de distribuição para que os produtos cheguem ao seu destino. Sobre canal de distribuição é correto afirmar que

  • A. serve como o caminho a ser percorrido pela empresa em busca de uma possibilidade de lucro ou prejuízo.
  • B. é entendido como um grupo de entidades interessadas, que assume a propriedade de produtos ou viabiliza sua troca, durante o processo de comercialização, do fornecedor inicial até o comprador.
  • C. mostra-se como uma maneira de distribuir o produto ou serviço em várias possibilidades de construção de cadeia.
  • D. é definido como um sistema com relacionamentos esporádicos entre entidades que participam do processo de compra e venda de produtos e serviços.
  • E. mostra-se como uma maneira de distribuir o produto ou serviço com apenas uma possibilidade de construção de cadeia.

Com o crescimento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fundamental para a liderança e para o aperfeiçoamento contínuo de todas as organizações. Com a aplicação de princípios de gestão da qualidade, as organizações produzirão benefícios para clientes, acionistas, fornecedores, comunidades locais, ou seja, para a sociedade em geral. Podemos citar como princípios da gestão da qualidade: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisão, e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores. O princípio “liderança” tem como uma de suas aplicações:

  • A. compartilhar o conhecimento e a experiência em equipes e grupos.
  • B. melhorar continuamente o sistema por meio da mensuração e avaliação.
  • C. prover liberdade e os recursos exigidos para as pessoas atuarem com responsabilidade.
  • D. identificar os clientes internos e externos, fornecedores e outras partes interessadas do processo.
  • E. entender todas as necessidades e expectativas do cliente relativas aos produtos, prazo de entrega, preço e confiabilidade.

A racionalização das etapas para a realização de uma determinada tarefa, determinando os passos a serem seguidos quando da execução de um trabalho, resulta na definição de um(a):

  • A. Processo social.
  • B. Exercício laboral.
  • C. Tarefa sistêmica.
  • D. Rotina de trabalho.

São usualmente citadas como características distintivas dos serviços: intangibilidade, perecibilidade, simultaneidade e variabilidade. Essas características afetam a forma de aplicação das estratégias de marketing. No que tange à comunicação de marketing, essas características geram nas organizações de serviços a necessidade de aplicar ou adequar suas estratégias através de ações tais como: comunicar promessas precisas e realistas, fornecer indícios de tangibilidade, minimizar os receios dos consumidores, comunicar seus benefícios e diferenciais, produzir mensagens de fácil compreensão, apresentar seus clientes e funcionários, dentre outras. Com relação a essa última ação, entende-se que:

  • A. como os serviços são intangíveis, isso faz com que os consumidores tenham dificuldade para perceber os benefícios e diferenciais das diversas ofertas de serviços disponíveis no mercado e, diante disso, essas organizações devem promover esforços de comunicação que destaquem os benefícios e diferenciais de suas marcas e mencionar em seus anúncios os aspectos dos serviços que são efetivamente valorizados pelos seus consumidores alvo.
  • B. como os serviços têm desempenho heterogêneo, com variações na qualidade, produtividade e consistência dos seus resultados, isso gera risco e temores nos clientes, portanto, a comunicação de marketing da organização deve procurar minimizar esses receios dos clientes sobre o desempenho dos serviços, utilizando estratégias como reforçar os aspectos percebidos da qualidade, apresentar comprovação de idoneidade, prover evidências de desempenho, mencionar testemunhos de clientes satisfeitos ou fornecer garantias de desempenho.
  • C. como os serviços são intangíveis, os seus atributos ou características tendem a ser abstratos, obscuros e de difícil visualização pelos consumidores, por isso, a comunicação da organização deve procurar fornecer evidências tangíveis sobre a natureza e qualidade dos seus serviços, tais como apresentar elementos visíveis, mostrar fatos sobre o desempenho ou associar a marca dos serviços a objetos, símbolos, lugares ou personalidades que sejam representativos para os consumidores alvo.
  • D. como os serviços são caracterizados pela simultaneidade dos processos de produção e consumo, os clientes participam da elaboração dos serviços e interagem intensamente com os funcionários da organização, assim, a comunicação de marketing dessas organizações deve apresentar clientes e funcionários satisfeitos trabalhando em conjunto, a fim de estimular a participação dos consumidores no processo de serviços, destacar a valorização dos seus funcionários e fornecer indícios do padrão de comportamento esperado aos clientes e funcionários.
  • E. como os serviços, na fase de venda, são uma comunicação de promessas, ou seja, manifestação de compromisso, a sua eficácia depende de quanto essa comunicação refletir, com realismo, precisão e confiança aquilo que os clientes receberão da organização, por outro lado, ações de comunicação que sinalizam promessas exageradas, parcialmente realistas ou inacreditáveis tendem a contribuir para a insatisfação do clientes, para o descomprometimento dos funcionários e para a descrença geral nas promessas e compromissos da organização.

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. Os profissionais de gestão de pessoas devem ser capazes de gerenciar processos de mudanças e atuar em conjunto com as demais áreas da organização, atitudes que favorecem constantes inovações e soluções de problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações esperam de seus colaboradores um comportamento ético. Quando isso não ocorre, há um “desvio de conduta ética”. Um exemplo de desvio de conduta ética relacionado à propriedade é:

  • A. trabalhar de modo mais lento, intencionalmente.
  • B. desperdiçar recursos.
  • C. mentir sobre número de horas trabalhadas.
  • D. competir de modo prejudicial.
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