Questões de Administração

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Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. A gestão de pessoas usa o inventário gerencial para a tomada de decisão sobre quantitativo de pessoal quando, por exemplo, utiliza o banco de dados de uma universidade para obter informações relacionadas ao grau de instrução, experiências, interesses e habilidades dos seus professores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao elaborar seus processos de planejamento, as organizações definem objetivos e deliberam estratégias com a finalidade de alcançá-los. Sobre as estratégias organizacionais é correto afirmar que há

  • A. Estratégia Defensiva, utilizada por organizações que se encontram constantemente buscando oportunidades de mercado e regularmente estão experimentando responder tendências.
  • B. Estratégia Reativa, utilizada por organizações que operam em dois tipos de domínio de produto/mercado: um relacionamento estável e outro instável.
  • C. Estratégia Analítica, são aquelas cujos administradores percebem a ocorrência de mudanças e incertezas no ambiente, mas não possuem a habilidade necessária para responder eficazmente, carecendo de uma consistente relação estruturaestratégia.
  • D. Estratégia Exploradora, utilizada por organizações que possuem um estreito domínio de produto/mercado, não se preocupando com a busca de oportunidades fora do seu domínio atual.
  • E. Estratégia Defensiva, utilizada por organizações que raramente necessitam fazer grandes ajustes em sua tecnologia, em sua estrutura ou nos seus métodos de operação. Elas dedicam a sua maior atenção na constante melhora da eficiência das operações existentes.

Treinamento é um processo educacional por meio do qual as pessoas são preparadas para desempenho de seus cargos. É um processo educacional porque visa à formação e preparação das pessoas. Aquele tipo de treinamento que visa melhorar a maneira de tratar o cliente, o colega, como contornar dificuldades ou negativas do cliente denomina-se __________________.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • A. Desenvolvimento de atitudes.
  • B. Desenvolvimento de habilidades.
  • C. Desenvolvimento de conhecimento.
  • D. Desenvolvimento de tarefas.

O denominado modelo SECI para a gestão do conhecimento, que apresenta quatro modelos de conversão do conhecimento - Socialização, Externalização, Combinação e Internalização - considera que a Externalização representa

  • A. contratação externa de competências e capacidades críticas.
  • B. divulgação da estratégia da empresa aos stakeholders.
  • C. conversão do conhecimento tácito em explícito.
  • D. implementação de rotinas de aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores.
  • E. avaliação e precificação dos ativos intangíveis e de conhecimento.

A rede logística é composta de

  • A. armazéns, centros de distribuição, estoques de mercadorias, meios de transportes utilizados.
  • B. armazéns, centros de descarregamento, estoques do fornecedor, estrutura de serviços complementares.
  • C. centros de distribuição, meios de transportes alternativos, estrutura de serviços complementares de pós-venda.
  • D. estoques de mercadorias, meios de transportes alternativos, estrutura de serviços complementares de pós-venda.
  • E. meios de transportes próprios, estrutura de serviços complementares de pós-venda, serviços de terceiros.

Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisão e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores são princípios da gestão da qualidade. O princípio “abordagem factual para a tomada de decisão” tem como uma de suas aplicações:

  • A. estabelecer medidas e objetivos para dirigir e rastrear oportunidades de melhorias
  • B. estabelecer claramente a responsabilidade e a autoridade para gerenciar o processo.
  • C. garantir que os dados e as informações sejam suficientemente precisos, confiáveis e acessíveis.
  • D. fazer com que a melhoria contínua de produtos, processos e sistemas seja um objetivo de cada indivíduo na organização.
  • E. estabelecer relacionamentos com fornecedores que equilibrem ganhos de curto prazo, com considerações de longo prazo para a organização e toda a sociedade.

As ações de comunicação de marketing integradas são relevantes pois:

  • A. os serviços têm desempenho com qualidade, produtividade e consistência apresentando elevada variabilidade de padrões, criando nos clientes uma exposição ao risco e consequentes temores, dessa forma, a comunicação integrada de marketing busca minimizar essa exposição e os temores dela decorrentes, utilizando estratégias como reforçar os aspectos percebidos da qualidade, apresentar comprovação de idoneidade, prover evidências de desempenho, mencionar testemunhos de clientes satisfeitos ou fornecer garantias de desempenho.
  • B. a intangibilidade dos serviços gera nos consumidores grande dificuldade para que percebam os diferenciais competitivos das diversas ofertas de produtos e serviços ofertados pelo mercado e, assim, essas organizações devem promover esforços e ferramentas de comunicação que destaquem os benefícios e diferenciais de suas marcas e produtos, mencionando em seus anúncios os aspectos dos serviços e produtos que são efetivamente valorizados pelos seus consumidores alvo.
  • C. o conhecimento e a percepção dos consumidores de serviços podem ser fortemente influenciados pelo conjunto de ações, mídias e fontes de comunicação empregadas pela organização, assim, essas organizações devem procurar integrar e coordenar as diversas ações, fontes e mídias de comunicação empregadas, visando obter maior precisão, economia, impacto e consistência nos esforços de comunicação de marketing de seus serviços, assim como assegurar que os consumidores percebam efetivamente a identidade de marca desejada.
  • D. nos serviços, os funcionários e intermediários são elementos fundamentais nos processos de execução, entrega e recuperação, assim como na educação e satisfação dos clientes, mais que isso, as organizações de serviços devem também desenvolver ações de comunicação para seus funcionários e intermediários de distribuição, buscando disseminar novas ideias, fomentar a melhoria na qualidade dos processos e obter a motivação de ambos com a implementação das estratégias de marketing da organização.
  • E. nos serviços as fontes pessoais de informação têm influência relevante sobre o comportamento de compra, imagem e qualidade percebida pelos consumidores alvo da organização, mais que isso, a comunicação de marketing deve estimular comentários pessoais favoráveis sobre os serviços da organização, empregando estratégias, como produzir anúncios criativos que fomentam comentários entre os consumidores, apresentar testemunhos de clientes satisfeitos, oferecer incentivos à indicação de novos clientes e realizar ações de envolvimento da organização com a comunidade.

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. Na gestão por competências, a implementação de estratégias depende essencialmente de aspectos relativos ao ambiente político, tecnológico, econômico e social em que a organização se insere.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias da administração trouxeram à tona a questão dos grupos dentro das organizações. Segundo Sobral e Peci (2013), um dos tipos de grupos é aquele que é construído em termos das relações determinadas pela autoridade formal e que se reportam diretamente a um superior hierárquico. Esse é o grupo de

  • A. competência.
  • B. comando.
  • C. controle.
  • D. referência.

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir. Quando uma organização estabelece que um de seus valores centrais é adotar a diversidade como um componente essencial no modo de fazer negócio, nota-se que o gerenciamento da pluralidade é uma das estratégias utilizadas pelo RH para alcançar o sucesso organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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