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Alexandre Freitas em Traços brasileiros para uma análise organizacional trabalha com cinco traços da cultura brasileira. São eles: a) hierarquia; b) personalismo; c) malandragem; d) sensualismo; e e) aventureiro. Sobre as características-chave desses traços, pode-se afirmar que:
I hierarquia: a) tendência à centralização do poder dentro dos grupos sociais; e b) passividade e aceitação dos grupos inferiores.
II sensualismo: gosto pelo sensual e pelo exótico nas relações sociais.
III aventureiro: a) mais sonhador do que disciplinado; e b) tendência à aversão ao trabalho manual ou metódico.
As afirmativas corretas são:
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
Considere que um administrador pretenda analisar a existência de correlação entre o número de reclamações dos alunos contra os professores e a quantidade de faltas dos professores. Nessa situação, uma das ferramentas de qualidade que o administrador poderá empregar é o diagrama de dispersão.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de materiais.
Os computadores armazenados de forma improdutiva durante seis meses em um depósito são caracterizados como estoque.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao processo de gestão de pessoas, julgue os próximos itens.
Por se tratar de uma forma aberta e democrática, o sistema de avaliação 360o, em rede, resulta em maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências abaixo do perfil desejado e permite à empresa redirecionar suas ações na busca da excelência.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação de desempenho.
Sendo o desempenho uma consequência do estado motivacional e do esforço do indivíduo para atingir objetivos, somente poderá ser continuamente melhorado sem a intervenção externa.
A respeito da evolução dos modelos de Gestão de Pessoas, ao longo do tempo,
o modelo clássico, associado às noções de satisfazer e motivar os colaboradores tem, como um de seus principais teóricos, Max Weber.
Elton Mayo, teórico do chamado modelo motivacional, pode ser considerado um dos responsáveis pela valorização da ideia de carreira e como um dos influenciadores da visão do gestor como um motivador.
a divisão do trabalho em cargos e a seleção por competência técnica são marcas do modelo sistêmico, dentro do qual pode-se destacar as contribuições de Ludwig Von Bertalanffy.
o modelo da administração contingencial, muito influenciado por Peter Drucker, prega a mensuração dos resultados e a motivação por responsabilidade.
Michael Porter, importante desenvolvedor do modelo conhecido como estratégico, pode ser identificado como um dos mais importantes propositores da tomada de decisão por consenso e pela visão do gestor como um mediador.
Administração - Planejamento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O planejamento estratégico consiste em definir objetivos para lidar com as ameaças e oportunidades oferecidas pela (pelo)
ambiente da organização.
modelo holístico.
modelo mecanicista.
modelo tradicional.
missão alienatória.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ocorrências em ambientes organizacionais, julgue os itens subsequentes.
Atualmente, muitas organizações estão migrando do paradigma de treinamento e desenvolvimento para a educação corporativa. Nessa situação, há mudanças significativas na capacitação, devido à mudança de uma concepção reativa para um modelo mais proativo e sinérgico de desenvolvimento de pessoal.
Estima-se que, no ano de 2011, as companhias abertas brasileiras gastaram R$ 3,87 bilhões com a remuneração de diretores e conselheiros de administração, valor 14,4% maior que o contabilizado em 2010. Desse total, os diretores ficaram com R$ 3,38 bilhões (alta de 17%), enquanto os conselheiros receberam R$ 434 milhões (queda de 3%). Os dados revelam uma desaceleração importante em comparação à alta de 31% registrada entre 2009 e 2010, quando esses dados passaram a ser divulgados pela primeira vez por exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
As remunerações e os incentivos aos executivos de grandes empresas tornaram-se informação fundamental a partir da crise global iniciada em 2008, devido a um conflito deagência
expansão
diversificação
diferenciação
cadeia de valor
Com relação a gestão da qualidade e os modelos de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
A implementação de melhorias pequenas, mas incrementais, em todas as unidades de uma organização é exemplo de atuação dos profissionais que constituem o círculo de qualidade.
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