Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A liderança é considerada mola mestre para o sucesso de qualquer organização. No ambiente de trabalho existem diferentes tipos de poder. Com relação aos tipos de poder na organização é correto airmar:

  • A. Poder de Recompensa está associado a pessoas que estão em uma posição para punir, atuar sobre os outros.
  • B. Poder de Conexão está relacionado às habilidades do líder, ao seu talento e a sua bagagem de experiência anterior.
  • C. Poder Coercitivo é o poder que o líder tem de inluenciar os seus liderados, por seu caráter, por ser respeitado.
  • D. Poder de Convencimento é inerente também à organização. Está associado ao título de uma pessoa e a suas responsabilidades de trabalho.
  • E. Poder Legítimo é o poder inerente à estrutura da organização, é atribuído de acordo com a posição que o indivíduo ocupa nesta.

A cultura organizacional é um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo uma organização específica das outras. As características básicas da cultura de uma organização são:

I – inovação e ousadia; atenção ao detalhe e busca de resultado.

II – concentração nas pessoas e orientação para equipes.

III – agressividade e estabilidade.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente II e III.
  • C. somente I e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

No que se refere à abordagem burocrática da administração, julgue o item abaixo.

A burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão patrimonial, julgue os itens que se seguem.

A cessão de material recuperável por órgão da administração direta do Poder Executivo federal a integrante do Poder Judiciário deve efetivar-se obrigatoriamente por doação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às organizações contemporâneas, julgue os itens de 38 a 42.

O grau com que os processos organizacionais são subdivididos e agrupados em tarefas individuais nas estruturas organizacionais caracteriza a departamentalização e a especialização do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.

Quebras na comunicação, recursos escassos e ambiguidades jurisdicionais são exemplos de causas de conflitos nas organizações, que geram interações antagonistas entre as pessoas e as equipes de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Capacidade” é um termo usado por alguns autores, como Hamel e Prahalad (1995) como sinônimo de outro termo, que, a rigor, tem a mesma natureza do termo “capacidade”, ou seja, um conceito formado por três dimensões: conhecimento, habilidade e atitude. Esse termo é também chamado de

  • A.

    cognição.

  • B.

    comportamento.

  • C.

    competência.

  • D.

    destreza.

  • E.

    atribuição.

Considerando que o planejamento de comunicação organizacional pressupõe tanto uma visão estratégica da comunicação quanto uma vontade política, julgue os itens de 83 a 87.

No âmbito do planejamento de comunicação organizacional, a comunicação deve ser compreendida a partir do modelo de “sistema geral de comunicação” proposto por Shannon, o qual considera as dimensões humana, instrumental e estratégica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas, objetivando o alcance de metas organizacionais por meio da direção dos colaboradores. Sobre os estilos e modelos de liderança, é INCORRETO afirmar que

  • A. a liderança transacional apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias, dos subordinados, a partir de uma política de recompensas (materiais e/ou psicológicas), ou ainda, de ameaças, para conseguir a realização das metas.
  • B. a liderança voltada para pessoas compreende a criação de uma clima no qual estas se sintam confortáveis. Quando esse tipo de liderança é levado ao extremo, permite-se a classificação do líder como permissivo ou omisso.
  • C. a liderança orientada para tarefa foca a busca do cumprimento de metas e da superação da concorrência, ou seja, possui muito mais preocupação com as atividades do que com o grupo que a executa.
  • D. a liderança carismática consiste em estabelecer valores e padrões e criar os meios para guiar os esforços coletivos na direção das metas, sendo capaz de incentivar os seguidores a superar seu desempenho passado e seu interesse pessoal, criando um sentido de comprometimento em relação aos objetivos.
  • E. a liderança autocrática concentra o poder de decisão no líder, enquanto que a liderança democrática tem o poder de decisão influenciado pelos integrantes do grupo. Esses estilos são reconhecidos desde a Antiguidade Clássica, assim como suas disfunções: a demagogia e a tirania, respectivamente.

Nas organizações, ocorrem permanentemente processos de mudança, devido aos quais devem ser estabelecidas estratégias para garantir a sustentabilidade e o crescimento necessário ao cumprimento das missões. Com base nessas informações, julgue os próximos itens relativos ao gerenciamento de conflito e gestão de mudança.

O processo de mudança não pode ser planejado mediante ações proativas e propositais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...