Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As organizações estão passando diariamente por transformações, e essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas. Considerando o século XX e as diferentes eras das organizações, analise as proposições a seguir.

I. A industrialização clássica cobriu o período compreendido entre 1900 e 1950. Possuia uma estrutura predominantemente funcional e burocrática, do tipo piramidal, com ênfase nas células administrativas e apresentava um ambiente organizacional previsível, com poucas mudanças e desafios ambientais.

II. A cultura organizacional da industrialização neoclássica (1950 a 1990) era organizada com base na teoria voltada para o passado e para a conservação das tradições e dos valores ao longo do tempo, enfatizando a manutenção do status quo, enquanto a cultura organizacional da era da informação (após 1990) é baseada na teoria com foco no futuro, com ênfase na mudança e na inovação.

III. A era da informação fez com que os processos organizacionais se tornassem mais importantes do que os órgãos que constituem a organização, tornando esta mais fluída, flexível e descentralizada, em face do novo ambiente organizacional configurado, o qual é caracterizado pela mutabilidade decorrente das grandes e intensas mudanças globais.

IV. Na industrialização clássica, as pessoas eram tidas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos de controle, enquanto que na era da informação, as pessoas são caracterizadas pela proatividade, dotadas de inteligência e habilidades, as quais devem ser estimuladas e impulsionadas.

V. Acompanhando a dinâmica das organizações, a concepção sobre a administração dos empregados/funcionários das organizações também passou por um processo evolutivo ao longo do século XX. Na industrialização clássica, era denominada de Administração de Recursos Humanos; já na industrialização neoclássica, era conceituada como Administração de Pessoas e, na Era da Informação, é conhecida como Gestão de Pessoas.

Estão CORRETAS apenas as proposições correspondentes aos itens:

  • A. I, III e V.
  • B. II, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e V.

Acerca da gestão de processos e da gestão da qualidade nas organizações, julgue os itens subsequentes. Entre as ferramentas mais utilizadas para a gestão da qualidade em organizações, destacam-se o controle estatístico de qualidade — que se destina a localizar erros ou desvios no processo produtivo, em comparação com o processo idealizado — e a qualidade total — instrumento de análise de toda a organização, de fornecedores a clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Proporcionar ao trabalhador mais oportunidades de vivenciar a responsabilidade pessoal e um trabalho significativo, e também para que ele obtenha mais informações sobre os resultados de seus esforços de trabalho exige uma série de ações como: combinar tarefas, formar unidades naturais de trabalho, estabelecer relações com os clientes, imprimir carga vertical, abrir canais de feedback. A denominação que se dá na área de Recursos Humanos a essa iniciativa por parte das organizações é

  • A. Efeito Halo.
  • B. Clima Organizacional.
  • C. Enriquecimento do trabalho (job enrichment).
  • D. Pirâmide de Maslow.
  • E. Teoria dos Dois Fatores.

As organizações vêm desenvolvendo programas de qualidade de vida visando propiciar um ambiente organizacional saudável. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Na implantação de programa de qualidade de vida, deve-se focar unicamente nas necessidades dos servidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento busca a aquisição de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades por um indivíduo que resultam no aumento da performance no cargo atual. Assinale a alternativa correta:

  • A. O treinamento é visto como meio para dirigir as tendências dos indivíduos em termos de falta de iniciativa, de ordem e de lealdade, para que estes respondam às ordens dos gerentes para alcançar os objetivos da organização. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em três subsistemas interdependentes: diagnóstico, execução e avaliação.
  • B. O treinamento é visto como o início da formação, para suprir as carências dos trabalhadores em termos de conhecimento e competências, para que estes mantenham as atitudes necessárias para cumprir os objetivos da cheia imediata. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em dois subsistemas interdependentes: planejamento (programação ou desenho) e avaliação.
  • C. O treinamento pode ser visto como um mecanismo para se fazer cumprir as determinações da alta direção das organizações, dirigindo os indivíduos em termos de conhecimento, habilidades e atitudes, para que estes respondam aos desígnios necessários, de desempenho e idelidade, para alcançar os objetivos da organização. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em cinco subsistemas interdependentes: diagnóstico, programação, desenho, execução e avaliação.
  • D. O treinamento é visto como um im para suprir as lacunas dos indivíduos em termos de conhecimento, crenças e atitudes, para que estes realizem as tarefas necessárias para responder aos supervisores e ditames da organização. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em subsistemas interdependentes: planejamento (programação ou desenho), diagnóstico, avaliação, execução e reavaliação.
  • E. O treinamento é visto como meio para suprir as carências dos indivíduos em termos de conhecimento, habilidades e atitudes, para que estes desempenhem as tarefas necessárias para alcançar os objetivos da organização. Geralmente, divide-se o processo de treinamento em quatro subsistemas interdependentes: diagnóstico, planejamento (programação ou desenho), execução e avaliação.

A evolução da Tecnologia da Informação (TI) a partir dos “sistemas de processamento de transações”, que fez com que as organizações reduzissem o seu custo com o pessoal (mão-de-obra) e aumentasse sua responsividade, chegou, hoje, em um patamar em que os objetivos da TI sejam outros. Sobre os atuais sistemas pode-se dizer que:

I – os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem fornecer dados para ajudar os gerentes a tomar decisões e executar suas funções gerenciais.

II – os Sistemas de Informações Executivas (SIE) está em um nível mais elevado, porque prioriza as informações e não os dados.

III – os Sistemasde Apoio à Decisão (SAD) proporcionam benefícios específicos aos gerentes de todos os níveis da organização, porque os capacita a recuperar, manipular e exibir informações de banco de dados integrados.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

Acerca de gestão patrimonial, julgue os itens que se seguem.

A venda de veículos por órgão pertencente ao governo federal poderá ocorrer por concorrência, leilão ou convite.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.

Eventos críticos na história das equipes de trabalho ocasionam conflitos e contribuem para o estabelecimento de normas que colaboram para o desenvolvimento de uma equipe nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comportamento organizacional, campo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e estrutura sobre o comportamento interno das organizações, envolve temas como clima e cultura organizacional, liderança e equipes de trabalho e comunicação organizacional. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a abordagem comportamental de liderança, o comportamento do líder vem do berço, ou seja, está intrinsecamente ligado aos traços de personalidade; nessa perspectiva, as características e competências de uma pessoa são o que a torna líder.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue os itens que se seguem.

A avaliação por competência, que é centrada no controle, funciona como instrumento dos interesses da racionalidade econômica, pois favorece a produtividade das equipes de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...