Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - O comportamento organizacional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) - 2013
As organizações estão passando diariamente por transformações, e essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas. Considerando o século XX e as diferentes eras das organizações, analise as proposições a seguir.
I. A industrialização clássica cobriu o período compreendido entre 1900 e 1950. Possuia uma estrutura predominantemente funcional e burocrática, do tipo piramidal, com ênfase nas células administrativas e apresentava um ambiente organizacional previsível, com poucas mudanças e desafios ambientais.
II. A cultura organizacional da industrialização neoclássica (1950 a 1990) era organizada com base na teoria voltada para o passado e para a conservação das tradições e dos valores ao longo do tempo, enfatizando a manutenção do status quo, enquanto a cultura organizacional da era da informação (após 1990) é baseada na teoria com foco no futuro, com ênfase na mudança e na inovação.
III. A era da informação fez com que os processos organizacionais se tornassem mais importantes do que os órgãos que constituem a organização, tornando esta mais fluída, flexível e descentralizada, em face do novo ambiente organizacional configurado, o qual é caracterizado pela mutabilidade decorrente das grandes e intensas mudanças globais.
IV. Na industrialização clássica, as pessoas eram tidas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos de controle, enquanto que na era da informação, as pessoas são caracterizadas pela proatividade, dotadas de inteligência e habilidades, as quais devem ser estimuladas e impulsionadas.
V. Acompanhando a dinâmica das organizações, a concepção sobre a administração dos empregados/funcionários das organizações também passou por um processo evolutivo ao longo do século XX. Na industrialização clássica, era denominada de Administração de Recursos Humanos; já na industrialização neoclássica, era conceituada como Administração de Pessoas e, na Era da Informação, é conhecida como Gestão de Pessoas.
Estão CORRETAS apenas as proposições correspondentes aos itens:
Acerca da gestão de processos e da gestão da qualidade nas organizações, julgue os itens subsequentes. Entre as ferramentas mais utilizadas para a gestão da qualidade em organizações, destacam-se o controle estatístico de qualidade que se destina a localizar erros ou desvios no processo produtivo, em comparação com o processo idealizado e a qualidade total instrumento de análise de toda a organização, de fornecedores a clientes.
Administração - Gestão de Pessoas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Proporcionar ao trabalhador mais oportunidades de vivenciar a responsabilidade pessoal e um trabalho significativo, e também para que ele obtenha mais informações sobre os resultados de seus esforços de trabalho exige uma série de ações como: combinar tarefas, formar unidades naturais de trabalho, estabelecer relações com os clientes, imprimir carga vertical, abrir canais de feedback. A denominação que se dá na área de Recursos Humanos a essa iniciativa por parte das organizações é
Administração - Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As organizações vêm desenvolvendo programas de qualidade de vida visando propiciar um ambiente organizacional saudável. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Na implantação de programa de qualidade de vida, deve-se focar unicamente nas necessidades dos servidores.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2013
O treinamento busca a aquisição de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades por um indivíduo que resultam no aumento da performance no cargo atual. Assinale a alternativa correta:
A evolução da Tecnologia da Informação (TI) a partir dos sistemas de processamento de transações, que fez com que as organizações reduzissem o seu custo com o pessoal (mão-de-obra) e aumentasse sua responsividade, chegou, hoje, em um patamar em que os objetivos da TI sejam outros. Sobre os atuais sistemas pode-se dizer que:
I os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem fornecer dados para ajudar os gerentes a tomar decisões e executar suas funções gerenciais.
II os Sistemas de Informações Executivas (SIE) está em um nível mais elevado, porque prioriza as informações e não os dados.
III os Sistemasde Apoio à Decisão (SAD) proporcionam benefícios específicos aos gerentes de todos os níveis da organização, porque os capacita a recuperar, manipular e exibir informações de banco de dados integrados.
As alternativas corretas são:
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de gestão patrimonial, julgue os itens que se seguem.
A venda de veículos por órgão pertencente ao governo federal poderá ocorrer por concorrência, leilão ou convite.
Com relação à gestão de conflitos nas organizações, julgue os próximos itens.
Eventos críticos na história das equipes de trabalho ocasionam conflitos e contribuem para o estabelecimento de normas que colaboram para o desenvolvimento de uma equipe nas organizações.
O comportamento organizacional, campo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e estrutura sobre o comportamento interno das organizações, envolve temas como clima e cultura organizacional, liderança e equipes de trabalho e comunicação organizacional. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a abordagem comportamental de liderança, o comportamento do líder vem do berço, ou seja, está intrinsecamente ligado aos traços de personalidade; nessa perspectiva, as características e competências de uma pessoa são o que a torna líder.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à avaliação de desempenho e seus impactos sobre as equipes de trabalho, à identificação de talentos e ao domínio de competências, julgue os itens que se seguem.
A avaliação por competência, que é centrada no controle, funciona como instrumento dos interesses da racionalidade econômica, pois favorece a produtividade das equipes de trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...