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manter a comunicação de modo contínuo e pessoal.
criar benefícios quantificáveis com correspondência com os avanços obtidos.
integrar as mudanças de comportamento necessárias.
realizar análise ambiental a fim de identificar o potencial de utilização de novas tecnologias produtivas.
vincular a mudança à estratégia corporativa.
Dentre as atribuições básicas que diferenciam a Administração de Recursos Humanos contemporânea da tradicional destaca-se
a ênfase na preservação da cultura organizacional.
a crescente especialização das funções.
a ênfase nos objetivos e resultados.
o foco nos meios e procedimentos.
a visão prioritariamente voltada para o presente.
Uma das características centrais do planejamento estratégico no mundo contemporâneo é
a crescente capacidade de previsibilidade baseada em técnicas estatísticas.
a maior liberdade de projetar cenários compatíveis com os objetivos dos líderes.
o foco cada vez mais exclusivo no fortalecimento da estrutura organizacional.
a maior competência das estratégias para reduzir significativamente a incerteza em relação ao ambiente de tarefa da organização.
a mudança do foco na previsão para o foco nas potencialidades da organização.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da experiência brasileira com a utilização do orçamentoprograma, assinale a opção correta.
A quantificação de metas do orçamento-programa deverá ser feita apenas quando a relação custo-benefício for justificável.
O orçamento-programa foi implementado imediatamente após a aprovação da legislação que o instituiu.
A União e os estados, quando passaram a usar o orçamentoprograma, utilizavam classificações uniformes de receitas e despesas.
A classificação funcional-programática, implementada pelo governo federal a partir da década de 70 do século passado, não mais é utilizada.
O orçamento-programa tem como preocupação básica o tipo de gasto utilizado no plano de trabalho do governo.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2013
Os fatores ambientais podem ter forte influência nas relações interpessoais. Dentre os fatores ambientais, pode-se destacar: a cultura organizacional, a tecnologia, o sistema de recompensas, o status externo e os sistemas pessoais dos indivíduos.
Sobre esses fatores, é correto afirmar:
O administrador financeiro desempenha um papel importante na operação de uma organização, interagindo com as áreas de responsabilidade da empresa. Quais são essas áreas?
Sobre a gestão de processos de mudança, é INCORRETO afirmar:
Nos anos 60 do século XX, teorias das organizações, sobretudo as desenvolvidas nos Estados Unidos, calcadas no paradigma explicativo da estrutura e funcionamento organizacional, preconizavam a estabilidade.
O paradigma da transformação pressupõe que uma organização deve se voltar para o aperfeiçoamento contínuo, e não para a estabilidade de normas e regras.
O gestor deve desempenhar o papel de facilitador de condições e recursos que propiciam desenvolvimento permanente.
O papel mais importante do gestor é o controle, para assegurar que procedimentos sejam realizados sempre conforme a rotina-padrão.
Os avanços tecnológicos, notadamente aqueles associados à chamada revolução informacional contribuem para o desenvolvimento de abordagens teóricas calcadas no paradigma da transformação.
Em relação à gestão de processos, julgue os próximos itens.
Ao realizar levantamento sobre o desenvolvimento de um processo, um analista de processo separa os dados em categorias, a fim de direcionar a ação corretiva para as categorias problemáticas. Este processo é denominado estatística de estratificação.
Considerando as estruturas organizacionais, a estrutura matricial:
facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida).
Possibilita a concentração de problemas específicos nos órgãos de staff.
Possui comando único e direto, com menor cooperação das pessoas.
Apresenta uma forma de conseguir resultados mediante departamentalização por projetos ou programas.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Um servidor público, responsável pela elaboração do plano plurianual (PPA) do governo, tem de examinar o seguinte rol de despesas públicas:
1 aquisição de títulos representativos de capital já integralizado;
2 compra de material de consumo para novos hospitais;
3 pagamento de precatórios regularmente inscritos;
4 transferências por meio de programas assistenciais permanentes.
Nessa situação hipotética, as despesas públicas que o servidor deverá incluir no PPA são
1, 2 e 4.
1, 3 e 4.
2 e 3.
2, 3 e 4.
1, 2 e 3.
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