Questões de Administração

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Considerando as atividades inerentes a treinamento, desenvolvimento e educação em organizações, julgue os itens que se seguem.

Caso a análise da demanda de treinamento revele falta de motivação para aprender, além de condições desfavoráveis para o desempenho do trabalho, deverá ser imediatamente iniciada a análise organizacional, que permitirá a identificação e correção dos problemas de estrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os conceitos de remuneração variável, o Conselho Profissional Nacional (CPN) adotou ações para modificar o seu atual sistema de remuneração. Em relação a essa estratégia hipotética, assinale a alternativa correta.

  • A. A decisão do CPN tem como foco principal o orçamento, não impactando diretamente as pessoas componentes da sua força de trabalho.
  • B. Com essa decisão, o CPN busca reduzir a flexibilidade na remuneração, uma vez que o modelo proporciona maior padronização na política interna de remuneração.
  • C. Uma das dificuldades que o CPN poderá passar é a adaptação de cada perfil de pessoa aos de cargos, uma vez que a estratégia ocasiona menor estímulo e maior desempenho produtivo.
  • D. A modificação adotada pelo CPN demonstra a valorização de um comportamento proativo e eficaz, embora não esteja muito vinculada à busca de metas e aos resultados de excelência.
  • E. Assertivamente, a modificação no sistema de remuneração do CPN produzirá impactos sobre os custos fixos da organização.

Acerca do processo de planejamento e processo decisório, julgue os itens que se seguem.

A árvore das decisões organiza o processo decisório, direcionando graficamente a decisão a ser tomada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tão importante quanto o cliente externo, o cliente interno constitui um capital humano de fundamental importância na organização. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta um exemplo prático sobre a abordagem do capital humano interno, adotado pela organização hipotética Conselho Profissional Y (CPY).

  • A. Considerando importante investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores o CPY, implantou um projeto para mapeamento de conhecimentos, de habilidades e de atitudes fundamentais para o melhor desempenho das pessoas na organização.
  • B. Ao mapear o capital humano envolvido nos serviços prestados pela organização, o CPY considerou que esse capital é possuído pela organização e não pelas pessoas envolvidas nas tarefas internas.
  • C. Ao recrutar uma nova equipe de colaboradores a serem alocados na prestação de serviços junto aos seus associados, o CPY não precisou considerar qualquer conjunto de conhecimentos, de habilidades e de competências, uma vez que esses aspectos não necessitam de desenvolvimento por serem intrínsecos às pessoas contratadas.
  • D. No atual projeto de valorização do capital intelectual do CPY, o departamento de pessoal considerou o projeto somente no nível gerencial, uma vez que todos os investimentos realizados no cliente interno e no contentamento dele não se correlacionam, direta ou indiretamente, com a satisfação do cliente externo.
  • E. Com base em estudos recentes sobre o capital humano, o CPY cancelou os projetos envolvendo o mapeamento de competências, uma vez que tais estudos demonstram que não há, nessa vertente, impacto direto nos resultados da organização ou na satisfação do cliente.

Julgue os itens acerca da consequência de um adequado controle de estoque.

I - Permitir uma gestão eficaz e transparente de materiais.

II - Promover a aceleração da rotação de estoques.

III - Prever demandas futuras.

IV - Embasar estratégias de compra.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

Acerca de avaliação e elaboração de programas e projetos, julgue os itens subsequentes.

Na avaliação de programas e projetos, examinam-se o atendimento aos objetivos de cada uma das políticas e projetos e a consecução dos objetivos e finalidades da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há autores que afirmam que o trabalho de uma pessoa é mais do que organizar papéis, atender clientes e cumprir uma carga horária. No trabalho, há convivência com pessoas, cumprimento de políticas e normas e aceitação de condições de trabalho. Portanto, quando um trabalhador está satisfeito no trabalho ele experimenta um sentimento agradável. Sobre satisfação no trabalho, marque V para verdadeiro ou F para falso, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Um dos componentes de satisfação no trabalho se trata dos valores do trabalhador, ou seja, o que uma pessoa deseja obter, consciente ou inconscientemente.

( ) As pessoas em diferentes países têm sentimentos diversos em relação ao trabalho, e uma explicação para essas diferenças está nos valores básicos que variam de um país para outro.

( ) A ideia de que a satisfação no trabalho pode ser causada, em parte, pela personalidade surgiu dos estudos de Hawthorne.

( ) Todos os pesquisadores tratam os fatores ambientais e pessoais como influências independentes para a satisfação do trabalho.

  • A. V/ F/ V/ F
  • B. F/ F/ F/ V
  • C. V/ V/ F/ F
  • D. F/ V/ F/ F
  • E. V/ V/ V/ F

Com relação aos valores como núcleo central da cultura organizacional, julgue os itens subsecutivos.

Os valores mudam de acordo com as experiências pessoais e contato interpessoal, sendo o resultado de um modelo mental particular que as pessoas empregam para dar sentido ao mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A declaração de políticas e práticas que determinam o que é possível, desejado ou mesmo impossível na operação do negócio, no âmbito da gestão de processos, se refere

  • A.

    a atividades críticas.

  • B.

    a macroprocessos.

  • C.

    à regra de negócios.

  • D.

    ao mapeamento de processos.

  • E.

    ao throughput.

Segundo os princípios de administração, a contrapartida da autoridade é a

  • A. disciplina.
  • B. responsabilidade.
  • C. ordem.
  • D. equidade.
  • E. lealdade.
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