Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No cerne da cultura de toda a organização, existe um conjunto de normas e valores fundamentais que são as bases das percepções, pensamentos e sentimentos comuns que constituem a cultura organizacional. Alguns elementos superficiais da cultura ajudam na interpretação de eventos cotidianos. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

  • A. O elemento superficial da cultura organizacional “Cerimônias” representa ações regularmente repetidas para reforçar normas e valores culturais.
  • B. O elemento superficial da cultura organizacional “Linguagem” representa objetos, ações ou eventos dotados de significados especiais.
  • C. O elemento superficial da cultura organizacional “Ritos” representa atividades cerimoniais destinadas a comunicar ideias específicas.
  • D. O elemento superficial da cultura organizacional “Mitos” representa atividades cerimoniais para realizar determinados propósitos.
  • E. O elemento superficial da cultura organizacional “Heróis” são histórias imaginárias que ajudam a explicar os significados heroicos dos fundadores.

Uma vantagem considerável da técnica de inventário rotativo para empresas que trabalham com estoque grande e variado é

  • A.

    a possibilidade de realizar a contagem da cada item independentemente do respectivo código de inventário.

  • B.

    o estabelecimento de intervalo variável para a contagem de todo o estoque de uma só vez, mantendo o almoxarifado em funcionamento.

  • C.

    a determinação de intervalo fixo para a contagem dos itens sem que seja preciso classificar o material.

  • D.

    a facilidade de contagem contínua do material, além da definição variável do intervalo para cada tipo de material.

  • E.

    a contagem realizada em períodos curtos, já que o almoxarifado tem de ficar fechado.

  • A.

    I – A; II – B; III – C.

  • B.

    I – B; II – C; III – A.

  • C.

    I – C; II – A; III – B.

  • D.

    I – A; II – C; III – B.

  • E.

    I – C; II – B; III – A.

Acerca dos conceitos que envolvem a área comercial de empresas, julgue os itens subsequentes.

Marketing é a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito da comunicação no ambiente organizacional.

A comunicação ascendente caracteriza-se pelo fluxo de informação dos superiores para os subordinados, entre outros motivos, para que o empregado saiba qual é o seu papel na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a torna singular, ou seja, diferente das demais. Os autores que concordam com essa afirmação acrescentam que existem sete características básicas que capturam a essência de uma organização. São elas: Inovação, Atenção aos detalhes, Orientação para os resultados, Foco na pessoa, Foco na equipe, Agressividade e Estabilidade. A essência da cultura Estabilidade corresponde ao grau em que

  • A. os funcionários são estimulados a assumir riscos.
  • B. se espera que os funcionários demonstrem precisão e análise.
  • C. as pessoas são competitivas e agressivas.
  • D. as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas na organização.
  • E. as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo.

A técnica de programação de materiais e patrimônio denominada just-in-time apresenta muitas vantagens para empresas com foco no cliente. Uma característica deste método que pode se tornar uma desvantagem é que

  • A.

    os baixos estoques de segurança expõem a empresa a falhas na entrega dos produtos.

  • B.

    a necessidade de prever com precisão o nível de estoque necessário exige técnicas sofisticadas de planejamento.

  • C.

    a empresa se torna independente de seus diversos fornecedores.

  • D.

    os altos níveis de exigência de eficiência na gestão dos estoques impõem custos altos de treinamento dos colaboradores.

  • E.

    a pressa em realizar as entregas pode resultar em baixa qualidade dos produtos.

Acerca dos conceitos que envolvem a área comercial de empresas, julgue os itens subsequentes.

Orientação para o mercado é a filosofia empresarial que envolve todas as funções organizacionais e focaliza consumidores, distribuidores e concorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito da comunicação no ambiente organizacional.

A denominada rádio-corredor, ou seja, a troca de informação entre funcionários de uma organização de maneira informal, nem sempre se caracteriza apenas por disseminar boatos. Algumas informações são propositadamente vazadas pelos administradores, por ser esse um canal bastante rápido de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A normalização é uma atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

Assinale a alternativa que não apresenta um objetivo da normalização.

  • A.

    Economia.

  • B.

    Segurança.

  • C.

    Proteção do consumidor.

  • D.

    Reengenharia.

  • E.

    Eliminação de barreiras técnicas e comerciais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...