Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um indivíduo pode ter experimentado os efeitos do clima organizacional se já trabalhou com alguém cujas atitudes positivas o inspiraram a dar seu melhor ou trabalhou com um grupo sem objetivos claros que o fez perder a motivação. Persiste a ideia de que o conceito de clima organizacional envolve um quadro complexo e amplo da influência ambiental sobre os funcionários. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é compreendida pelas percepções que os clientes e o ambiente externo têm com relação à empresa.

II. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que se refere especificamente a metas e objetivos organizacionais.

III. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, inclusive influenciando os seus comportamentos.

IV. Clima Organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que favorece e influencia os hábitos adotados pelos funcionários.

É correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. IV, apenas.

As empresas insistem em manter o planejamento operacional, deixando o planejamento estratégico apenas na teoria. Faz parte de um plano estratégico de RH

  • A.

    ter a duração de curto ou médio prazo.

  • B.

    ser elaborado pelas gerências médias.

  • C.

    visar à otimização dos recursos usados.

  • D.

    abranger tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo.

  • E.

    não causar fortes impactos na empresa.

A respeito da negociação integrativa e da distributiva, assinale a opção correta.

  • A.

    Em ambos os tipos de negociação, a melhor solução é a que potencializa uma das partes.

  • B.

    Em ambos os tipos de negociação, o relacionamento entre as partes é de curto prazo.

  • C.

    Tanto na negociação integrativa quanto na distributiva, as partes elaboram acordos criativos viáveis para todos.

  • D.

    Na negociação integrativa, a amplitude de negociação ocorre entre os pontos de resistência das partes envolvidas.

  • E.

    Na negociação distributiva, busca-se a solução que melhor atenda a ambas as partes a longo prazo.

Devido às exigências relativas à aprendizagem na atualidade, a educação a distância tem sido bastante explorada. Sua implementação aponta inúmeras vantagens e empecilhos.

Dentre os problemas abaixo mencionados, quais representam a resposta da educação a distância às exigências da contemporaneidade?

  • A.

    Absenteísmo escolar e competitividade

  • B.

    Fragmentação do saber e falta de disponibilidade

  • C.

    Exclusão digital e necessidade de conhecimento especializado

  • D.

    Exclusão digital e absenteísmo escolar

  • E.

    Exigência de formação constante e otimização do tempo disponível para estudo

O planejamento de segurança deve buscar constantemente a eficiência, eficácia e efetividade, nas quais, respectivamente, temos a inferência dos seguintes pressupostos ligados a esta busca:

  • A. administração do uso dos meios sem análise de custo, consecução de objetivos com depauperação de resultados e resultados globais instantâneos.
  • B. busca contínua pela diminuição de custos, consecução de objetivos com otimização de resultados e resultados globais instantâneos.
  • C. perfeita administração dos meios com minimização de custos, consecução de objetivos com otimização de resultados e resultados globais duradouros.
  • D. administração dos meios sem a maximização de custos, consecução de objetivos com degeneração de resultados e resultados efêmeros.
  • E. administrar com economia nas contratações; sempre otimizar resultados independentes da consecução de objetivos e procura constante pelos resultados fugazes.

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao

  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resul tados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados esta belecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

A Teoria Geral da Administração (TGA) deixou contribuições valiosas para o entendimento das organizações da administração pública direta e indireta também no Brasil. Dentre elas, destacam-se as contribuições da burocracia weberiana. Observe as afirmações a seguir concernentes às contribuições da burocracia weberiana.

I - Uma das contribuições da burocracia weberiana foi o uso de atos e decisões administrativas registrados por escrito.

II - Uma das contribuições da burocracia weberiana foi a seleção e a promoção de pessoal com base nas qualifi cações técnicas.

III - Uma das contribuições da burocracia weberiana foi a participação dos trabalhadores na gestão, com ideias e sugestões.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

Acerca dos conceitos que envolvem a área comercial de empresas, julgue os itens subsequentes.

Quanto maiores os benefícios percebidos em relação a seus custos incorridos, menor o valor do produto para o cliente.

  • E. Errado
  • C. Certo

Julgue os itens que se seguem, a respeito da comunicação no ambiente organizacional.

Em determinadas situações, o conflito dentro de uma organização pode ser visto de forma positiva porque provoca o debate, a reflexão, a exposição de ideias e críticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um gestor deve ter habilidade e perspicácia no sentido de identificar eventuais problemas de relacionamento entre as pessoas, visando ao melhor clima possível. Alguns autores entendem que há três fatores: equidade, realização e companheirismo, cuja incidência na organização é desejada e que contribuem para um clima positivo. É correto afirmar que o fator “realização”

  • A. consiste em reconhecer que há competição entre pessoas de uma mesma posição.
  • B. consiste na busca por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção da posição.
  • C. consiste em perceber que os superiores são justos na relação com a estrutura social.
  • D. representa um fator altamente relevante para as pessoas que ocupam posições com poder decisório, pois se refere a estar bem na organização, ser considerado e respeitado no cargo que ocupa.
  • E. consiste em entender que o melhor clima possível elimina o conflito que só traz a instabilidade e a incerteza.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...