Questões de Administração

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A respeito da administração vista como matéria científica, bem como de seus desdobramentos, julgue os itens a seguir.

Benchmarking é uma técnica por meio da qual o desempenho da organização é comparado ao de outra organização, de mesmo ou de outro ramo de atividades, com o objetivo de estudar as melhores práticas utilizadas na administração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a organizações e suas estruturas e tipos de departamentalização, julgue os itens subsequentes.

No que diz respeito aos tipos de departamentalização funcional, matriarcal e por programas, produtos ou serviço, constituem vantagens da departamentalização funcional de uma organização pública o enfoque invertido, a subobjetivação e a pressão sobre a cúpula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os componentes de microssistemas são produzidos com base nos princípios do processo de fabricação de circuitos integrados. É incorreto afirmar que um microssistema pode ser definido como uma tecnologia que unifica:

  • A. Microeletrônica.
  • B. Microsensores.
  • C. Microatuadores.
  • D. Microestruturas.
  • E. Macrousinagem de chips.

Uma forma efetiva de gerenciamento da cadeia de suprimentos, que tem sido adotada por muitas empresas, é a gestão processual das atividades. Dentre as atividades que devem ser de responsabilidade da gerência de cadeia de suprimentos, a única que NÃO constitui seu foco de atuação é

  • A. previsão de demanda de produtos acabados
  • B. expedição de produtos acabados
  • C. controle de estoques
  • D. precificação dos produtos e serviços
  • E. controle de entregas de produtos

Em relação a normas e formas de organização que facilitam a integração grupal, julgue os próximos itens.

O estabelecimento de acordos sobre a forma como serão resolvidos os problemas e de relações interpessoais que permitam reduzir a intimidação contribui para a promoção da confiança entre os membros do grupo e facilita a comunicação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Greg Hutchins, a qualidade está relacionada à satisfação de muitos detentores de participações numa organização, incluindo comunidade, fornecedores, acionistas, empregados e gerência. Dados os itens seguintes quanto aos elementos da qualidade total,

I. Foco no cliente.

II. Liderança.

III. Excelência de produtos/processos.

IV. Envolvimento dos funcionários.

verifica-se que estão corretos

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, II e V, apenas.

  • E.

    III, IV e V, apenas.

Com relação ao patrimônio e seus aspectos qualitativos e quantitativos, julgue os itens a seguir.

A interdependência dos componentes patrimoniais, o conteúdo econômico avaliável em moeda dos bens que compõem o patrimônio bem como a vinculação do conjunto patrimonial a entidade que vise determinado fim constituem requisitos básicos para que um conjunto de bens, direitos e obrigações seja considerado patrimônio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando o indivíduo está em conflito com outra pessoa, na empresa ou em outro contexto, cujos interesses não compartilham e são manifestos antagonismos pessoais ou diferenças de personalidade decorrentes de relações de interdependência entre esses indivíduos no trabalho, é correto afirmar que há

  • A.

    conflito organizacional.

  • B.

    conflito intrapessoal.

  • C.

    dissonância cognitiva.

  • D.

    conflito interpessoal.

  • E.

    conflito social.

Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de pessoas.

O responsável pela gestão de pessoas, segundo o atual paradigma da área, deverá capacitar o gerente intermediário para que ele seja proprietário de processos e líder de pessoas, e não mero seguidor de normas internas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A função de um gerente requer uma variedade de habilidades, geralmente, resumidas em 3(três) categorias, segundo o difundido estudo de Robert L. Katz. Escolha a opção que apresenta as três categorias de habilidades administrativas, também chamadas de gerenciais, que os gerentes precisam possuir para ter um desempenho eficaz.

  • A.

    Técnica, humana e conceitual.

  • B.

    Cognitiva, sistêmica e contingencial.

  • C.

    Delegação, descentralização e eficácia.

  • D.

    Democrática, inovação e eficiência.

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