Questões de Administração

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O verão se estabeleceu e o supermercado Calorzão passou a contatar regularmente seu fornecedor de sorvetes para repor seus estoques de picolés de graviola, o sabor campeão de vendas nos dias mais quentes. No dia primeiro de fevereiro, não existia nenhum picolé em estoque e foram compradas 60 unidades do picolé de graviola a R$ 5,00 cada; doze dias depois, foram adquiridas mais 100 unidades a R$ 10,00 cada picolé; e no dia 26 de fevereiro, mais 110 unidades a R$ 13,00 cada. Desconsiderando a incidência de tributos, e sabendo que no dia 19 de fevereiro foram vendidas 100 unidades do picolé de graviola no supermercado Calorzão a R$ 20,00 cada uma, pode-se afirmar que o lucro bruto dessa venda, utilizando o método PEPS, foi de:

  • A.

    R$ 700,00;

  • B.

    R$ 1.187,50;

  • C.

    R$ 1.300,00;

  • D.

    R$ 1.324,50;

  • E.

    R$ 1.400,00.

A respeito do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o MEG, os líderes são responsáveis por consolidar o aprendizado organizacional, e por formular as estratégias de direcionamento e desempenho da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Definir os elementos que constituem o serviço ao cliente no pacote logístico é o objetivo de muitas pesquisas nos últimos anos. Uma dessas pesquisas identificou os elementos desses serviços de acordo com o momento em que se concretizou a relação entre o fornecedor e o cliente. Nesse sentido, os elementos que representam o elenco de serviços necessários para dar suporte ao produto em campo são denominados elementos:

  • A.

    de pós-transação;

  • B.

    complementares;

  • C.

    adicionais

  • D.

    de valor agregado;

  • E.

    de serviço agregado.

“Uma determinada indústria, produtora de máquinas agrícolas, instalada há 15 anos na cidade de Belo Horizonte (MG), visando o aumento de sua produtividade e a redução de custos, está em processo de transferência para a cidade de Belém (PA). Atualmente, a empresa possui, além de seus 500 funcionários, 115 prestadores de serviços que atuam de forma regular na companhia. Do total de funcionários, somente 15 que compõem as diretorias da empresa, irão ser deslocados para a nova unidade no estado do Pará. Em relação aos prestadores de serviços, sabe-se que nenhum continuará a exercer atividades junto à empresa.” Tendo em vista a responsabilidade social e o impacto causado pela transferência, é correto afirmar que a empresa deverá

  • A.

    auxiliar financeiramente, por tempo indeterminado, os funcionários demitidos, através do pagamento mensal dos seus salários, até que obtenham uma nova colocação no mercado de trabalho ou aposentadoria por invalidez.

  • B.

    buscar reduzir seu custo com o desligamento do pessoal efetivo e terceirizado, por meio de atividades que incentivem o desemprego, tais como análise dos benefícios previdenciários possíveis para os funcionários e prestadores de serviços.

  • C.

    contratar funcionários por salários 50% mais baixos na região onde irá instalar-se e iniciar o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários demitidos, de forma parcelada, após 12 meses de sua transferência.

  • D.

    executar ações necessárias ao cumprimento de sua responsabilidade social, tais como: programas de recolocação profissional dos funcionários, replanejamento de atividades e análise de mercados para os prestadores de serviços.

  • E.

    reduzir seus gastos por meio do incentivo à demissão voluntária dos funcionários, emissão de cartas de referências para os prestadores de serviços e acordos verbais de parcelamento das verbas rescisórias do pessoal efetivo e dos valores devidos aos terceirizados.

Acerca da negociação no contexto de trabalho, julgue os próximos itens.

Entre as táticas utilizadas em situações de negociações no contexto organizacional, incluem-se a lisonja e a persuasão do oponente, assim como a demonstração ligeira do status dominante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Maximiano, a maturidade de uma equipe é um atributo que pode ser mensurado por duas variáveis: motivação e competência (ou profi ciência). A afi rmação que corresponde à motivação alta e competência baixa de uma equipe é:

  • A.

    não necessitam de treinamento, orientação ou feedback.

  • B.

    o gerente não precisa se preocupar muito com o clima humano.

  • C.

    precisam de atenção pessoal, encorajamento e, possivelmente, algum tipo de incentivo.

  • D.

    quanto mais orientado para a equipe for o estilo de liderança, mais adequado é para a situação na qual a equipe é competente e motivada.

  • E.

    exigem ênfase em todas as funções da liderança.

A marca é uma letra, uma palavra, um símbolo ou qualquer combinação desses elementos, adotada para identificar produtos e serviços de um fornecedor específico. O desafio do profissional de marketing é desenvolver um conjunto de significados para que a marca venha a se tornar o principal ativo permanente da empresa. Assinale a opção que lista os níveis de significado que envolve uma marca.

  • A.

    Ética, percepção, qualidade e lealdade à marca.

  • B.

    Benefícios, componentes da marca, cultura e qualidade.

  • C.

    Atributos, imagem, lealdade à marca e valores.

  • D.

    Benefícios, atributos, valores associados à marca e personalidade.

Sobre motivação, considere:

I. Hierarquia de necessidades criadas por Maslow é uma das teorias de motivação de conteúdo.

II. Motivados por realização, poder e afiliação, a teoria da expectativa foi criada por Vroom.

III. Na teoria da necessidade adquirida, MaClelland afirma que as pessoas são motivadas quando acreditam que podem realizar as tarefas e que as recom pensas advindas valem o esforço em realizá-las.

IV. Objetivos atingíveis, porém difíceis, motivam os funcionários, essa é uma afirmação possível, dentro do escopo da teoria motivacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

Método Sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior. (Christoper E. Bogan)

O texto acima é uma das definições de:

  • A.

    Reengenharia

  • B.

    Benchmarking

  • C.

    Plano de Trabalho.

  • D.

    Gestão de Grupo Operativo.

Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.

Para a efetiva implementação do balanced scorecard, é necessário que se estabeleçam estratégias para a organização, pois sem estratégia não há direcionamento organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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