Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A operacionalização da conta única do Tesouro Nacional
pode ser realizada pela STN para fazer movimentações financeiras diretamente, sem intermediários, por meio do sistema de pagamentos brasileiro.
deve ser realizada por instituição financeira estrangeira ou por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministério da Fazenda.
deve ser realizada pelo Banco da Amazônia ou por outros agentes financeiros autorizados pelo BACEN.
pode ser realizada por empresa controlada, integrante do conglomerado financeiro de agente financeiro não autorizado.
deve ser realizada por instituição financeira não bancária ou por outros agentes financeiros autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
O processo dinâmico pelo qual passa o Orçamento Público denomina-se ciclo orçamentário. São etapas que compõem o ciclo orçamentário, EXCETO:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à dívida pública e sua escrituração, julgue os itens seguintes.
A dívida pública fundada de uma unidade da federação o montante total das obrigações financeiras, apurado sem duplicidade decorre de tratados e da assunção de compromisso financeiro originário da emissão de títulos derivados da realização de operações de crédito, desincorporadas dos títulos emitidos pelo Banco Central do Brasil, de modo que a amortização de tais títulos poderá ocorrer em prazo superior a doze meses.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta acerca da classificação de determinado fato contábil constituído pelo ingresso de volume de recursos no caixa único da União.
Se o ingresso for de natureza extraorçamentária, poderá ser classificado como receita corrente ou de capital.
Se o ingresso se originar de entidade externa à administração pública, não poderá ser considerado receita intraorçamentária.
Se o ingresso for considerado receita patrimonial, deverá ser classificado como receita de capital.
Se for proveniente de operações de crédito externas, o ingresso deverá ser classificado como receita de amortizações e empréstimos.
O ingresso deve ser considerado receita pública, independentemente de ser de natureza orçamentária ou extraorçamentária.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação às modalidades de aplicação financeira na conta única do Tesouro Nacional, assinale a opção correta.
Somente podem ser aplicadas na modalidade de prazo fixo as disponibilidades financeiras decorrentes de arrecadação própria, com base na classificação efetuada pela SOF.
As aplicações financeiras em debêntures objetivam atribuir liquidez a esses títulos de crédito.
As aplicações financeiras a prazo fixo de 360 dias devem ser realizadas com o objetivo de alongar os prazos dos compromissos.
As aplicações financeiras diárias, visam reduzir a liquidez da conta única.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à competência da Secretaria do Tesouro Nacional, julgue o item abaixo.
A Secretaria do Tesouro Nacional é competente para elaborar processos de tomada de contas dos ordenadores de despesa e demais responsáveis por bens e valores públicos e de todo aquele que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade que resulte em dano ao erário e promover os correspondentes registros contábeis de responsabilização dos agentes.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à auditoria externa nos projetos financiados com recursos do Banco Mundial, assinale a opção correta.
A auditoria externa é obrigatória nos projetos financiados pelo Banco Mundial.
Em projetos com mais de três anos de duração, a auditoria externa deve ser contratada no último mês do projeto, evitando-se despesas desnecessárias.
Não são exigidas auditorias externas em projetos de interesse de países membros da OCDE.
A auditoria pode ser substituída pela emissão de um relatório de revisão limitada.
A existência de auditoria interna pode suprir a necessidade de auditoria externa.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Constitui exemplo de receita extraorçamentária a proveniente de
retenções na fonte.
alienação de ativos.
superávit fiscal.
sentenças judiciais.
juros de títulos públicos.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao processo orçamentário no âmbito da administração pública do Brasil, julgue os itens que se seguem.
A responsabilidade pela elaboração da proposta orçamentária é da Secretaria de Orçamento Federal, do MPOG.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação aos princípios da instituição orçamentária, assinale a opção correta.
O princípio da totalidade orçamentária estabelece a possibilidade de coexistência de diversos orçamentos, que devem sofrer a consolidação para propiciar a visão conjunta das finanças públicas.
De acordo com o princípio da unidade orçamentária, todos os entes da Federação devem elaborar, em conjunto, um único orçamento.
A elaboração independente dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das estatais viola o princípio da unidade.
Sob o ponto de vista histórico, pode-se afirmar que o princípio da unidade orçamentária foi extinto com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Segundo o princípio multiplicidade orçamentária, no atual sistema de orçamento brasileiro, o orçamento deve ser separado em três unidades: fiscal, de seguridade social e de investimentos das estatais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...