Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício orçamentário e constituem elemento novo para o patrimônio público. Instrumento por meio do qual se viabiliza a execução das políticas públicas, são fontes de recursos utilizadas pelo Estado em programas e ações cuja finalidade precípua é atender às necessidades públicas e demandas da sociedade. O texto acima refere-se a
Ingressos Extraorçamentários.
Receitas Orçamentárias.
Despesas Orçamentárias.
Despesas Extraorçamentárias.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Tipos de Orçamento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Um plano de governo como instrumento de gestão no qual não se adota programa de trabalho, projetos, atividades, nem objetivos a atingir e cujo principal critério de distribuição dos recursos a disposição do governo é o montante de gastos do exercício financeiro anterior, ajustado em algum percentual discricionário, é conhecido como orçamento
clássico ou tradicional.
programa.
de desempenho.
base zero.
variável.
O Ciclo Orçamentário é composto por uma sequência de etapas desenvolvidas pelo processo orçamentário. Assinale a sequência correta desse ciclo.
Elaboração Estudo e Aprovação Execução Avaliação
Estudo e Aprovação Elaboração Execução Fixação
Fixação Elaboração Avaliação Execução
Execução Análise Aprovação Avaliação
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A lei de diretrizes orçamentárias
estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
compreenderá o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
estabelecerá o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
dispõe sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, e estabelece normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - COPEVE/ UFAL - 2012
O instrumento legal que fixa, em valor, o montante da Reserva de Contingência é a
Lei Orçamentária Anual.
Lei do Plano Plurianual.
Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Lei no 4.320/64.
Lei de Responsabilidade Fiscal.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Determinada unidade gestora do governo federal emitiu um empenho para realização de serviços com pessoa jurídica em outubro de 2011. A execução e a liquidação dos serviços ocorreram apenas em novembro de 2011. No entanto, em razão da falta de recursos financeiros, o pagamento deixou de ser realizado naquele exercício financeiro.
De acordo com essa situação hipotética, em 2012, essa despesa deverá ser
objeto de um processo de despesas de exercícios anteriores.
paga por intermédio de suprimento de fundos.
inscrita em restos a pagar processados.
cancelada.
inscrita em restos a pagar não processados.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Instituto Graça Aranha - 2012
Como insubstituível instrumento no planejamento que se transforma em Lei, O Plano Plurianual:
Orienta os Gestores Públicos na execução dos gastos e na aplicação dos investimentos.
Orienta os Gestores Públicos na aplicação dos gastos e na execução dos investimentos
Orienta os Gestores Públicos de como efetuar um lançamento contábil em Repartições Públicas
Orienta os Gestores Públicos em como atingir em maior tempo a aplicação dos gastos
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Instituto Graça Aranha - 2012
A finalidade principal da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO é:
I. Orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias;
II. Estimar as receitas e autorizar as despesas do Governo de acordo com a previsão de arrecadação;
III. Estabelecer as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano; e
IV. Buscar sintonizar a Lei Orçamentária Anual- LOA com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual;
Marque a Alternativa Correta
I, II e III
III e IV
II e III
I e IV
I, II, III e IV
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, acerca do processo orçamentário e das normas legais aplicadas ao orçamento público.
O orçamento fiscal e o de investimento das empresas estatais, compatíveis com o plano plurianual, têm, entre outras funções, a de reduzir as desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Suponha que o DNIT pretenda abrir licitação com o objetivo de selecionar instituição fi nanceira para prestação de serviços, com exclusividade, de pagamento da folha dos servidores e dos fornecedores, bem como de recebimento de tributos e preços públicos. Suponha, ainda, que o edital preveja que o DNIT movimentará conta corrente no banco vencedor do certame e que o pagamento dos servidores e dos fornecedores será precedido de saldo sufi ciente na citada conta corrente, por um período mínimo, para cobrir a respectiva despesa. Em relação ao tema, é correto afirmar:
o crédito da folha de pagamento em conta corrente dos servidores públicos em banco privado não ofende o princípio da unidade de tesouraria.
as disponibilidades de caixa do DNIT podem ser recolhidas em conta corrente de instituições fi nanceiras privadas, mediante licitação pública com ampla concorrência.
somente banco oficial pode prestar o serviço de pagamento da folha dos servidores e fornecedores.
o produto da arrecadação das receitas do DNIT pode ser recolhido em instituição fi nanceira não ofi cial, desde que a posição líquida dos recursos seja transferida para conta no Banco Central do Brasil, à ordem do Tesouro Nacional.
o DNIT poderá utilizar recursos provenientes de dotações orçamentárias da União, inclusive transferências, em suas aplicações no mercado financeiro perante o banco vencedor da licitação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...