Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Embora dinâmico, o processo orçamentário público costuma ser esquematicamente representado pela identificação de suas principais etapas. Com base nisso, assinale a opção que indica a seqüência lógica de um processo integrado de planejamento e orçamento.
A - Discussão, votação e aprovação da lei orçamentária.
B - Revisão dos planos.
C - Programação.
D - Controle e avaliação da execução orçamentária.
E - Execução orçamentária.
F - Elaboração da proposta orçamentária.
O planejamento é uma condição básica para o sucesso de qualquer trabalho que procure a melhoria da qualidade. Sendo assim, o planejamento pode ser definido como um:
Dentro da Estrutura Programática, que demonstra para que a despesa pública está sendo realizada, tem-se um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, com vista a alcançar o objetivo determinado pelo programa, dos quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo. Esse conjunto de operações é denominado:
As etapas de elaboração do orçamento, onde são fixadas as metas de arrecadação, bem como os incrementos nas despesas, estão representadas pelo instrumento de planejamento denominado:
plano plurianual
lei do orçamento anual
plano de investimentos
diretrizes orçamentárias
Levando-se em conta a Lei nº 4.320/64 e a definição de Aliomar Baleeiro, segundo a qual "despesa pública é a aplicação de certa quantia, em dinheiro, por parte da autoridade ou agente público competente, dentro de uma autorização legislativa, para execução de fim a cargo do governo", a despesa pública será realizada na seguinte ordem:
ordem de pagamento, empenho, liquidação da despesa e pagamento, desde que haja previsão orçamentária.
empenho, ordem de pagamento, liquidação da despesa e pagamento, independentemente de previsão orçamentária.
empenho, liquidação da despesa, ordem de pagamento e pagamento, desde que haja previsão orçamentária.
liquidação da despesa, empenho e pagamento, independentemente de previsão orçamentária.
liquidação da despesa, empenho, ordem de pagamento e pagamento, desde que haja previsão orçamentária.
As operações de crédito e a alienação de bens imóveis são classificadas nas seguintes categorias econômicas:
receitas correntes
receitas de capital
despesas correntes
despesas de capital
Acerca de um crédito suplementar no valor de R$ 500.000,00, aberto em 10 de dezembro de um exercício financeiro qualquer, é correto afirmar que:
poderá ser reaberto, no limite de seu saldo, no exercício financeiro subseqüente
como ocorre com os demais créditos suplementares, este crédito não poderá ser reaberto no exercício subseqüente, ainda que apresente saldo em 31 de dezembro.
caso este crédito tivesse sido aberto em 31 de agosto, não poderia ser reaberto no exercício financeiro subseqüente.
como ocorre com os demais créditos suplementares, este crédito não poderia ter sido aberto nos últimos quatro meses do exercício financeiro.
apenas poderá ser reaberto, no exercício financeiro subseqüente, em caso de calamidade pública ou comoção intestina.
É possível avaliar as decisões de investimento de uma empresa a partir do seu desempenho no mercado acionário. Esta avaliação baseia-se em dois parâmetros:
q1 = valor do capital instalado avaliado pelo mercado acionário
q2 = custo de reposição do capital instalado
Será vantajoso para a empresa investir se:
(q1/q2) > 1
(q2/q1) > 1
q1.q2 > 0
q1.q2 > -1
(q1/q2) 0
A afirmação "os créditos adicionais, concedidos durante o exercício fiscal, visam a assegurar a continuidade dos programas previstos na Lei de Orçamento" é
correta, somente para os casos em que a Lei de Orçamento aprovada para o exercício preveja a concessão de créditos adicionais.
parcialmente correta, pois há casos em que os créditos adicionais são concedidos para atender a situações imprevistas ou emergenciais.
errada, uma vez que os créditos adicionais após a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal estão proibidos.
errada, pois os créditos adicionais, quando aprovados, visam exclusivamente atender às obrigações advindas de operações de crédito.
parcialmente correta, pois os créditos adicionais não são concedidos durante o exercício fiscal, mas ao término deste.
Até a metade do exercício financeiro, previa-se arrecadar $120,00, haviam-se arrecadado $150,00, empenhado $100,00 e pago $80,00. Considerando-se que o comportamento da arrecadação é uniforme ao longo do exercício e que esse mesmo comportamento tende a ser mantido durante todo o 2º semestre, indique, nas opções abaixo, qual o montante dos recursos que pode ser computado para a abertura de um crédito especial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...