Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A legislação que estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; e estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento denomina-se Lei de:
Com a promulgação da Constituição Federal (CF) em outubro de 1988, o planejamento governamental foi alterado profundamente. Assim, as políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos para viabilizar as metas previstas passam a ser estabelecidos por meio de um instrumento denominado Plano:
O orçamento público se caracteriza pela multiplicidade de aspectos: político, jurídico, contábil, econômico, financeiro, administrativo, etc. O seu conceito tem sido alterado ao longo do tempo, em decorrência das modificações de sua função, além de sua forma de elaboração, e tem relação com o regime de governo. Atualmente, o Brasil adota o orçamento do tipo:
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece:
A Lei Orçamentária Anual (LOA) compreende:
De acordo com a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias tratará
das despesas de capital, desde que mantidas em limites inferiores às despesas de custeio.
das metas e prioridades da administração pública federal.
dos limites à concessão de créditos adicionais.
das alterações na legislação tributária a serem observadas após a aprovação da Lei Orçamentária do ano subseqüente.
da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento vinculadas as políticas de saúde e educação.
A Constituição Federal determina que o Plano Plurianual seja regionalizado. Das situações hipotéticas apresentadas, NÃO está em consonância com esta determinação, a divisão
do Estado em mesorregiões, conforme definidas pelo IBGE.
do Estado em Regiões Administrativas, conforme definidas em Lei Estadual.
da União em regiões que integram vários Estados.
do Município em bairros, desde que previsto no respectivo Plano Diretor.
do Município em subdistritos, conforme regulado em Lei Municipal.
No Brasil, a elaboração do orçamento público se dá por meio de instrumentos legalmente definidos, tendo em vista contribuir para a gestão eficiente dos recursos públicos.
O instrumento de planejamento orçamentário que é organizado em orçamento fiscal, orçamento da seguridade social e orçamento de investimento das empresas é:
Entre os elementos essenciais ao modelo do Orçamento-Programa não se encontram
as medidas de controle, com o fim de avaliar a honestidade dos agentes e a legalidade no cumprimento do orçamento.
os objetivos e propósitos perseguidos pela instituição e para cuja consecução são utilizados os recursos orçamentários.
os programas, assim entendidos como sendo os instrumentos de integração dos esforços governamentais no sentido da concretização dos objetivos.
os custos dos programas, medidos por intermédio da identificação dos insumos necessários para a obtenção dos resultados.
as medidas de desempenho, com a finalidade de mensurar as realizações e os esforços despendidos na execução dos programas.
No orçamento público da entidade executora da despesa, dotações para a manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive para atender obras de conservação e adaptação de bens imóveis, classificam-se como
despesas de capital.
despesas de custeio.
inversões financeiras.
investimentos.
transferências correntes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...