Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com a legislação orçamentária, créditos adicionais são autorizações de despesas não-computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento e classificadas como créditos suplementares, créditos especiais e extraordinários. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Os créditos suplementares, que são autorizados por lei e abertos por decreto do Poder Executivo, somente podem ser prorrogados para o exercício seguinte mediante autorização concedida em um dos quatro últimos meses do exercício.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
De acordo com os tipos de créditos orçamentários, assinale a única opção falsa.
O crédito suplementar é destinado ao reforço de dotação já existente no orçamento em vigor.
O crédito especial destina-se à despesa para o qual não haja previsão orçamentária específica.
O crédito extraordinário é autorizado por lei e aberto por decreto do Poder Executivo.
Os créditos adicionais são autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na lei de orçamento.
A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para acorrer à despesa e será precedida de exposição justificada.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A propósito da iniciativa e da competência constitucional em matéria orçamentária, assinale a opção correta.
Qualquer parlamentar pode apresentar projeto de lei alterando o orçamento, desde que não provoque aumento de despesa.
O Congresso Nacional pode delegar ao presidente da República a competência para legislar em relação ao assunto.
É vedada a edição de medidas provisórias relativas à matéria, exceto no caso de créditos extraordinários.
O presidente da República pode dispor sobre a utilização dos recursos que ficarem sem despesas correspondentes em virtude de emenda parlamentar.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Um dos itens relacionados como despesas de transferências correntes no orçamento público são as/os:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Somente podem ser aprovadas emendas ao projeto de lei de orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem se, dentre outras normas, respeitarem a indicação de recursos necessários, oriundos de anulação de despesas. Para fins da anulação são preservados três tipos de despesas.
Assinale nas alternativas abaixo a que descreve estes três tipos de despesas preservadas:
dotações para serviços de terceiros e seus encargos, débitos de tesouraria e transferências tributárias para Estados, Municípios e Distrito Federal.
dotações para material de consumo, débito de tesouraria e transferências tributárias para Estados, Municípios e Distrito Federal.
dotações para pessoal e seus encargos, serviço da dívida e transferências tributárias para Estados, Municípios e Distrito Federal.
dotações para pessoal e seus encargos, serviço da dívida e transferências voluntárias para Estados, Municípios e Distrito Federal.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Considere as assertivas:
Tais situações dizem respeito, respectivamente,
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Consideram-se como despesas financeiras aquelas que
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
No que se refere à despesa pública, a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental, que acarrete aumento da despesa, será acompanhado de
I. estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;
II. declaração do ordenador da despesa, de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira de acordo com a lei orçamentária anual, compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;
III. relatório de impacto socioeconômico elaborado pela Contadoria Geral do Estado sobre o orçamento anual com aprovação do congresso nacional;
IV. relatório elaborado pela comissão de orçamento da câmara dos deputados, em conformidade com a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO).
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
A aquisição de um imóvel ou bem de capital em utilização é classificada como despesa orçamentária no seguinte grupo:
Transferências de Capital.
Investimento.
Inversões Financeiras.
Obras Públicas.
Transferências Correntes.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A execução do Orçamento demonstra que a despesa percorre três estágios, a saber:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...