Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A taxa interna de retorno (IRR) e o valor presente líquido (NPV) são importantes ferramentas do fluxo de caixa esperado. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A IRR de um projeto de investimento corresponde à taxa de desconto, que faz que o valor presente dos fluxos de caixa futuro do investimento se iguale ao custo do projeto, isto é, corresponda à taxa que torna nulo o valor presente líquido.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2009
Pode ser classificado como Grupo de Natu-reza da Despesa (PI no 163/2001), exceto:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2009
Na elaboração do orçamento público, a codificação da natureza da receita orçamentária é composta pelos níveis:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2009
Sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial do Município, analise:
I. Compete aos municípios, instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei.
II. As contas do município ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.
III. A fiscalização do município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2009
As receitas correntes são assim classificadas por manterem regularidade de arrecadação e os recursos delas derivados serem de aplicação prioritária em custeio e manutenção da máquina pública. As receitas apresentadas abaixo são correntes, EXCETO:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2009
As etapas da receita orçamentária seguem a ordem de ocorrência dos fenômenos econômicos. Pode-se considerar correta a seguinte ordem das etapas da Receita Pública Orçamentária:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2009
O Fiscal de Rendas deve manter-se atualizado na legislação tributária municipal, para desempenhar com maior eficiência suas atribuições. O conceito e as disposições aplicáveis à Renúncia de Receitas estão tratados a seguir. Marque a alternativa que NÃO se refere à Renúncia de Receitas:
Atenção: Para responder às questões de números 2 a 5 assinale, na folha de respostas, a alternativa que apresenta a afirmação correta em relação ao assunto indicado.
Fiscalização contábil, financeira e orçamentária do Poder Público.
Os membros dos Tribunais de Contas são subordinados ao poder ao qual pertencem, eis que praticam atos de fiscalização sob seu comando e controle.
O Tribunal de Contas é órgão do Poder Judiciário de extrema relevância, pois cabe-lhe aplicar sanções aos entes da Administração que causarem dano ao patrimônio público.
A Constituição reza que quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas a fiscalização será exercida internamente pelo próprio poder e externamente pelo Poder Legislativo.
O pacto federativo brasileiro reconhece o Município como ente, por isso a Constituição de 1988 permite a criação de novos Tribunais de Contas no âmbito municipal.
A Constituição Federal falhou em não prever expressamente a participação popular no controle da administração pública junto ao Tribunal de Contas da União.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de princípios, conceitos, classificações e fases das receitas e das despesas utilizados pela administração financeira e orçamentária brasileira, julgue os seguintes itens.
De acordo com a Lei n.º 4.320/1964, pertencem a determinado exercício financeiro as receitas nele arrecadadas. Em decorrência dessa determinação, diz-se que, na contabilidade pública, é adotado o regime de competência para a classificação da receita.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as permissões legais, a discricionariedade e as responsabilidades perante os atos de gestão financeira e orçamentária, julgue os itens a seguir.
Toda e qualquer autoridade investida legalmente de competência para assumir obrigações em nome da União ou de ente da Federação e cujos atos resultarem autorização de pagamento estará sujeita a procedimentos de tomadas de contas organizadas e realizadas pelos órgãos de controle interno e externo da administração pública, em qualquer de suas esferas governamentais.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...