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Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O processo orçamentário está hoje constituído, no ordenamento jurídico nacional, por um sistema que abrange a lei orçamentária anual, em conjunto com as leis do plano plurianual e de diretrizes orçamentárias. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. A despesa com a aquisição de um lote para a construção da sede de uma autarquia é classificada como inversão financeira, enquanto as despesas com a construção da sede são classificadas como investimento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de elaboração, acompanhamento e fiscalização do orçamento público, julgue os itens subsequentes, considerando a legislação aplicável.
Será considerado nulo o ato que provocar aumento da despesa com pessoal e não atender ao limite legal de comprometimento aplicado às despesas com pessoal inativo.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de elaboração, acompanhamento e fiscalização do orçamento público, julgue os itens subsequentes, considerando a legislação aplicável.
Os restos a pagar com prescrição interrompida que forem pagos em determinado exercício devem ser computados como despesa orçamentária.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de elaboração, acompanhamento e fiscalização do orçamento público, julgue os itens subsequentes, considerando a legislação aplicável.
O projeto de lei orçamentária anual deverá conter reserva de contingência destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, com montante e forma de utilização definidos com base na receita corrente líquida e estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO é integrada por Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. À vista disso, assinale a opção correta.
Resultado nominal é a diferença entre os valores não fi nanceiros das receitas e das despesas públicas.
Resultado primário é a diferença entre as receitas e as despesas públicas, incluindo as receitas e despesas fi nanceiras, os efeitos da infl ação e da variação cambial.
Metas estabelecidas em valores constantes são as metas quantifi cadas em moeda corrente.
A quantifi cação das metas fi scais é estipulada tendo em vista o montante necessário de recursos para a recondução da dívida aos limites de endividamento impostos em Resolução do Senado Federal.
O anexo de metas fi scais deve conter a avaliação dos passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção em que a operação caracterizase por ser uma despesa orçamentária de capital e constitui-se em uma despesa efetiva para o ente público.
Aquisição de veículo para posterior doação.
Pagamento de juros da dívida contratual.
Baixa de bem móvel por ter se tornado inservível.
Aquisição de terreno para a construção de imóvel.
Transferências de capital.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção que indica uma afi rmação verdadeira a respeito da classifi cação funcional da despesa pública nos termos da regulamentação atual.
As funções e subfunções demonstram em que área de atuação governamental a despesa foi realizada, constituem-se de um rol fixo e têm sua aplicação obrigatória nas três esferas de governo.
As funções indicam a área de atuação da ação governamental, enquanto a subfunção identifi ca as ações realizadas por cada Poder ou entidade.
As funções e subfunções são agregadores da ação governamental e indicam o montante dos recursos aplicados pelos vários entes na mesma esfera de governo.
No âmbito do governo federal, as funções constituem-se de um rol fi xo, enquanto as subfunções têm seu número variável dependendo do Poder a que se referem.
A classifi cação funcional da despesa na União indica as prioridades da ação governamental, enquanto as subfunções detalham cada uma das prioridades.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Uma despesa orçamentária efetiva é aquela decorrente de
auxílio financeiro a estudantes.
aquisição de material de consumo.
cobrança da dívida ativa tributária.
aquisição de bens móveis.
amortização da dívida fundada interna.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Uma das despesas públicas que pode ser classificada como extraorçamentária é:
juros sobre a dívida por contrato.
despesa com arrendamento mercantil.
amortização das operações de crédito por Antecipação de Receita Orçamentária (ARO).
despesa com pessoal e encargos.
aquisição de imóveis.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
É um exemplo de despesa corrente:
amortização da dívida pública.
concessão de empréstimos.
aquisição de material permanente.
juros da dívida pública.
aquisição de imóveis.
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