Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Com fundamento nas disposições relativas à finanças públicas, em especial quanto à despesa pública, assinale a opção correta.
É vedado o empenho de despesa por estimativa.
É vedada a realização de despesa sem prévio empenho, não podendo ser dispensada a emissão de nota de empenho, mesmo em casos especiais.
É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.
Efetuado o pagamento da despesa, ocorre a liquidação desta.
Ordem de pagamento consiste na autorização fornecida ao credor para liquidar o cheque administrativo.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Sistema Orçamentário e Financeiro - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
No empenho de dotação orçamentária referente à contratação de uma operação de crédito, um dos lançamentos correspondentes é:
D Empréstimos a longo prazo (P)
C Empréstimos a curto prazo (F)D Empréstimos a curto prazo (F)
C Empréstimos a curto prazo (P)D Empréstimos a longo prazo (F)
C Empréstimos a longo prazo (P)D Empréstimos a curto prazo (P)
C Empréstimos a curto prazo (F)D Empréstimos a curto prazo (F)
C Empréstimos a longo prazo (P)Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
De acordo com o plano de contas da Administração Pública Federal,
o compensado, como segundo nível de desdobramento, não integra o Ativo, nem o Passivo.
as despesas diferidas, com impacto em mais de um exercício, integram o ativo permanente.
a parcela de um fi nanciamento a longo prazo vencível no exercício subsequente é classifi cada no Passivo Exigível a Longo Prazo.
classifi cam-se como receita de capital as receitas patrimoniais.
o resultado extraorçamentário não integra o resultado do exercício.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Ao introduzir a classifi cação por estrutura programática na formulação do orçamento e na realização da despesa, o poder público indica para a sociedade:
quais as ações são estratégicas, o volume de recursos a serem aplicados, as áreas de atuação da ação governamental e as prioridades da administração para o exercício.
as prioridades do governo na formulação das políticas públicas, bem como os recursos a serem aplicados no seu desenvolvimento.
os objetivos específi cos de órgão, a área de atuação dos seus componentes e os montantes de recursos para o desenvolvimento das políticas públicas a eles atribuídas.
os objetivos estratégicos e as operações a serem realizadas para o seu atingimento, bem como o volume de recursos a serem aplicados para a consecução desses objetivos.
o montante de recursos a serem aplicados por cada ente da administração para a execução das políticas públicas definidas na Lei Orçamentária Anual.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Suprimento de Fundos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Sobre o suprimento de fundos, assinale a opção incorreta.
Pode ser utilizado para despesas de viagem.
Pode ser concedido para despesas de caráter sigiloso.
Consiste em adiantamento de numerário a servidor, sem prévio empenho, para o fi m de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.
Altera a sequência normal dos estágios das despesas, invertendo as fases de liquidação e pagamento.
Pode ser utilizado para atender despesas com ornamentações, floriculturas, eventos, publicações, livros, ou outras afins.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Consideram-se recursos disponíveis para fins de abertura de créditos suplementares e especiais:
excesso de exação.
superávit patrimonial.
anulação de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais não autorizados em lei.
antecipação de recursos orçamentários.
créditos estornados de exercícios anteriores.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Remanejamento, transposição e transferências são formas de realocação de recursos orçamentários. Nesse particular, assinale a opção correta.
Remanejamento são realocações no âmbito dos programas de trabalho, dentro do mesmo órgão.
Transferências são realocações de um órgão para outro.
Transposição são realocações entre categorias econômicas dentro do mesmo órgão e do mesmo programa de trabalho.
A abertura de crédito adicional pode se dar mediante remanejamento, transposição ou transferência de recursos orçamentários.
A realocação de recursos originalmente destinados a uma despesa corrente para uma despesa de capital, dentro do mesmo órgão e do mesmo programa de trabalho, é considerada transferência orçamentária e por isso depende de prévia autorização legislativa.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO é integrada por Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. À vista disso, assinale a opção correta.
Resultado nominal é a diferença entre os valores não fi nanceiros das receitas e das despesas públicas.
Resultado primário é a diferença entre as receitas e as despesas públicas, incluindo as receitas e despesas fi nanceiras, os efeitos da infl ação e da variação cambial.
Metas estabelecidas em valores constantes são as metas quantifi cadas em moeda corrente.
A quantifi cação das metas fi scais é estipulada tendo em vista o montante necessário de recursos para a recondução da dívida aos limites de endividamento impostos em Resolução do Senado Federal.
O anexo de metas fi scais deve conter a avaliação dos passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção em que a operação caracterizase por ser uma despesa orçamentária de capital e constitui-se em uma despesa efetiva para o ente público.
Aquisição de veículo para posterior doação.
Pagamento de juros da dívida contratual.
Baixa de bem móvel por ter se tornado inservível.
Aquisição de terreno para a construção de imóvel.
Transferências de capital.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção que indica uma afi rmação verdadeira a respeito da classifi cação funcional da despesa pública nos termos da regulamentação atual.
As funções e subfunções demonstram em que área de atuação governamental a despesa foi realizada, constituem-se de um rol fixo e têm sua aplicação obrigatória nas três esferas de governo.
As funções indicam a área de atuação da ação governamental, enquanto a subfunção identifi ca as ações realizadas por cada Poder ou entidade.
As funções e subfunções são agregadores da ação governamental e indicam o montante dos recursos aplicados pelos vários entes na mesma esfera de governo.
No âmbito do governo federal, as funções constituem-se de um rol fi xo, enquanto as subfunções têm seu número variável dependendo do Poder a que se referem.
A classifi cação funcional da despesa na União indica as prioridades da ação governamental, enquanto as subfunções detalham cada uma das prioridades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...