Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Sendo o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal Siafi o principal instrumento utilizado no governo federal para proporcionar a execução orçamentária, fi nanceira, patrimonial, bem como a realização da contabilização dessas operações, assinale a opção cuja afirmação não é um dos objetivos desse sistema.
Permitir o registro contábil dos balancetes dos Estados, municípios e de suas entidades supervisionadas.
Fornecer mecanismos para o controle da dívida interna e externa, bem como da dívida negociada.
Padronizar métodos e rotinas de trabalho para a gestão dos recursos públicos mediante o estabelecimento de mecanismos rígidos de controle.
Proporcionar meios para a unifi cação dos recursos de caixa do Tesouro Nacional com vistas a otimização do uso dos recursos.
Proporcionar mecanismos necessários ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito da estrutura e uso do subsistema Contas a Pagar e a Receber CPR do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal Siafi , é correto afirmar:
a entrada de documentos pode ser realizada de forma on line e batch e ainda de forma automática, como é o caso das Notas de Empenho e Notas de Programação Financeira.
os documentos hábeis são aqueles que resultaram de compromissos de pagamento, de recebimento e de realização.
o documento de referência é um documento hábil cujos dados servirão para outro documento de origem.
o uso do subsistema é obrigatório para todos os órgãos integrantes do sistema Siafi , podendo ocorrer a exclusão de unidades gestoras.
situação é o indicador que determina o que será pago quando ocorrer a liquidação, realização ou cancelamento do documento hábil.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Tendo em vista que os sistemas de informações têm como objetivo coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações para a tomada de decisão; e sabendo que a NBC T 16.11 defi ne o Sistema de Informações de Custos do Setor Público SICSP e que a Portaria STN 157/2011 instituiu esse sistema no âmbito federal, assinale a opção falsa a respeito da apuração de custos no setor público.
O uso do sistema, bem como a apuração de custos, é de uso opcional, devendo ocorrer por adesão formal junto ao órgão central de contabilidade.
O sistema de custos visa evidenciar os custos de programas de governo e de unidades integrantes da administração pública federal.
A tomada de decisão a respeito da aquisição ou aluguel de um bem deve ser apoiada em análise do sistema de custos.
A evidenciação de objetos de custos pode ser realizada sob várias óticas, tais como: funcional, programática e institucional.
A apuração e o controle dos custos no setor público decorrem de norma infraconstitucional.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Despesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção correta sobre a retenção de tributos nos pagamentos efetuados pelos órgãos da administração pública federal.
Haverá retenção do Imposto sobre a Renda (IR), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofi ns) e da Contribuição para o PIS/Pasep sobre os pagamentos efetuados a pessoa jurídica amparada por medida judicial liminar de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
Não será devida a retenção do IR e da CSLL, cabendo, entretanto, a retenção da Contribuição para o PIS/ Pasep e da Cofi ns, nos pagamentos efetuados a título de transporte internacional de cargas efetuados por empresas nacionais.
Não haverá retenção nos pagamentos efetuados por autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista a título de aquisição de petróleo, gasolina, gás natural, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo, querosene de aviação, demais derivados de petróleo, gás natural, álcool, biodiesel e demais biocombustíveis.
Haverá retenção apenas do IR e da CSLL nos pagamentos efetuados pela aquisição no mercado interno de sementes e frutos oleaginosos.
Nos pagamentos com glosa de valores constantes da nota fi scal, sem emissão de nova nota fi scal, a retenção deverá incidir sobre o valor efetivamente pago na nota.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Tipos de Orçamento - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
A abordagem orçamentária cujas principais características são a análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente, de modo que todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário, denomina-se:
orçamento tradicional.
orçamento de base zero.
orçamento de desempenho.
orçamento-programa.
orçamento incremental.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Por se tratarem de recursos financeiros de caráter temporário, que não se incorporam ao patrimônio público, os seguintes ingressos constituem item da receita extra-orçamentária, exceto:
depósitos em caução.
fianças.
operações de crédito.
emissão de moeda.
outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Acerca da classificação funcional da despesa, é correto afirmar que:
a subfunção, indicada pelos dois primeiros dígitos da classificação funcional, representa um nível de agregação imediatamente inferior à função.
as subfunções não podem ser combinadas com funções diferentes das quais estejam originariamente relacionadas.
via de regra, a programação de um órgão é classificada em uma única função e subfunção.
não é possível haver matricialidade na relação entre ação e subfunção.
a função, indicada pelos três primeiros dígitos da classificação funcional, representa o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Acerca da programação qualitativa da despesa orçamentária, assinale a opção que torna correta a seguinte frase:
(1) programas de trabalho /// (2) física e financeira
(1) funções /// (2) funcional
(1) subfunções /// (2) econômica
(1) projetos /// (2) por metas físicas
(1) atividades /// (2) por metas qualitativas
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Complete o texto abaixo, de modo a tornar a afirmação correta.
Instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, a(o) ______________ é o módulo comum integrador entre o plano e o orçamento.
função
subfunção
programa
projeto
atividade
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Acerca do orçamento público, em face dos parâmetros da política fiscal, é correto afirmar que:
todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão do plano plurianual.
o refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional.
a atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias.
é permitido consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.
a lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto na lei de diretrizes orçamentárias.
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