Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Assinale a opção correta.
À vista de tantas vinculações constitucionais, pode-se afirmar que a lei orçamentária possui caráter impositivo.
A melhor forma de se proceder à avaliação de desempenho da execução orçamentária é fortalecer os mecanismos de controle prévio.
Ao incorporar e ampliar políticas públicas compensatórias, o orçamento nacional privilegia o exercício de sua função alocativa.
O ciclo orçamentário, por corresponder ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, excede o exercício financeiro.
A classificação institucional do orçamento é a de menor relevância, haja vista importar mais a destinação do gasto que o responsável por sua execução.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Sobre o tema execução orçamentária do Governo Federal por meio do SIAFI, temos que as seguintes afirmações são corretas, exceto:
as despesas só podem ser empenhadas de acordo com o cronograma de desembolso da Unidade Orçamentária, devidamente aprovado.
a descentralização de créditos, externa ou interna, deve ser realizada por meio de Nota de Movimentação de Crédito - NC.
a abertura de créditos adicionais apresenta consequências em duas programações: financeira e orçamentária.
a movimentação de créditos independe da existência de saldos bancários ou recursos financeiros.
a formalização do empenho será precedida da criação de uma Lista de Itens, por meio de transação específica.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Sabendo que o CPR - Contas a Pagar e a Receber - é um subsistema do SIAFI desenvolvido de forma a otimizar o processo de programação financeira dos órgãos/entidades ligadas ao sistema, proporcionando informações em nível analítico e gerencial do fluxo de caixa, é correto afirmar que:
o CPR não permite o cadastramento de contratos, mas apenas o de notas fiscais ou documentos equivalentes.
o CPR não permite que os documentos sejam incluídos por uma Unidade Gestora e pagos por outra.
as retenções de impostos e contribuições podem apenas ser recolhidas pela Unidade Gestora recebedora do bem ou serviço.
no caso de reforço ou anulação do empenho ou alteração no cronograma, os compromissos do documento original devem ser alterados manualmente.
na inicialização do exercício, serão eliminados os compromissos de empenhos do exercício anterior que não foram liquidados e não foram inscritos em Restos a Pagar.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Os pagamentos efetuados por órgãos, autarquias e fundações da administração pública federal a pessoas jurídicas, pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços, estão sujeitos à incidência, na fonte, dos seguintes impostos e contribuições, exceto:
Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).
Contribuição para o PIS/PASEP.
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Uma das finalidades da Auditoria Governamental é dar suporte ao exercício pleno da supervisão ministerial, por meio das seguintes atividades básicas, exceto:
avaliar a execução dos programas de governo, dos contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres.
gerenciar os sistemas de informações e a utilização dos recursos computacionais das unidades da administração direta e entidades supervisionadas.
observar o cumprimento, pelos órgãos e entidades, dos princípios fundamentais de planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle.
avaliar o desempenho administrativo e operacional das unidades da administração direta e entidades supervisionadas.
verificar o controle e a utilização dos bens e valores sob uso e guarda dos administradores ou gestores.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Compete aos órgãos e às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal:
julgar a execução dos orçamentos da União.
exercer o controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
organizar a auditoria interna das entidades da administração indireta federal.
realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade de órgãos e entidades privados.
apreciar a Prestação de Contas Anual do Presidente da República a ser encaminhada ao Congresso Nacional.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Tendo como base a Administração do Estado de São Paulo, assinale a opção que indica uma exceção às atribuições dos órgãos centrais de administração orçamentária e financeira.
Fornecer recursos financeiros aos órgãos incumbidos de efetuar o pagamento de vencimento dos servidores.
Processar as despesas mantidas centralizadas e efetuar o seu pagamento.
Analisar as propostas globais dos orçamentosprogramas das Secretarias de Estado.
Preparar as normas para elaboração, análise, execução, controle e avaliação do Orçamento- Programa do Estado.
Processar a distribuição das dotações das Unidades Orçamentárias para as de despesa.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A compreensão adequada do ciclo de gestão do governo federal implica saber que:
no último ano de um mandato presidencial qualquer, à lei de diretrizes orçamentárias compete balizar a elaboração do projeto de lei do plano plurianual subsequente.
a função controle precede à execução orçamentária.
a não-aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias impede o recesso parlamentar.
a votação do plano plurianual segue o rito de lei complementar.
com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o orçamento de investimento das empresas estatais passou a integrar o plano plurianual.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Assinale a opção que indica uma exceção às fases de elaboração do PPA do Estado de São Paulo.
Formulação das políticas públicas a serem desenvolvidas via PPA.
Formalização do Plano Plurianual.
Análise das propostas setoriais e consolidação dos programas.
Elaboração das propostas setoriais.
Definição e divulgação das diretrizes e objetivos estratégicos.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A formulação dos programas do Plano Plurianual, no âmbito do Governo do Estado de São Paulo, cabe:
aos ordenadores de despesa e gerentes de programas.
à Secretaria de Planejamento.
aos responsáveis pelas áreas fins de cada Secretaria de Estado.
aos gerentes designados pelos Secretários de Estado para cada um dos programas.
aos coordenadores setoriais de políticas públicas do governo.
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