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Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Os programas do PPA 2012-2015 foram estruturados em consonância com macrodesafios. No início, a previsão é de que seriam apenas 10 macrodesafios, mas, após o processo participativo e consultivo, foi incluído mais um macrodesafio. Esse foi considerado um eixo estruturante para a busca de um novo padrão de desenvolvimento, pautado na criação de novos conhecimentos.
Esse macrodesafio refere-se à:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
No ciclo de gestão do PPA foi prevista uma etapa de monitoramento e avaliação.
Em sua dimensão tática, o monitoramento prevê:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Um sistema de monitoramento e avaliação do PPA deve ser construído a partir de diretrizes que permitam melhorar sua gestão.
No Brasil, NÃO é uma diretriz para o monitoramento e a avaliação do PPA:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
É previsto que um sistema de monitoramento e avaliação do PPA disponibilize aos gestores públicos instrumentos de apoio ao gerenciamento dos programas.
Esses instrumentos devem permitir:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
O ciclo de gestão do PPA, no Plano Mais Brasil, foi concebido com base em um conjunto de dimens es que procuravam superar os modelos racionais-compreensivos de elaboração de políticas públicas.
Em um ciclo que procura aproximar planejamento e gestão, foi excluída a dimensão de:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
As concepções que norteiam o desenvolvimento das técnicas orçamentárias passaram por constante evolução, sobretudo em decorrência da maior complexidade das atividades desempenhadas pelos entes estatais. Porém, os primeiros modelos de orçamento foram desenvolvidos a partir da concepção de orçamento tradicional.
Uma caraterística associada a essa concepção inicial do orçamento é:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Tipos de Orçamento - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Como marco da evolução dos modelos e práticas orçamentárias, o orçamento base-zero (OBZ) surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, no governo Jimmy Carter. Não obstante suas contribuições para o aperfeiçoamento da moderna concepção de orçamento, o OBZ não é considerado um método de organizar ou apresentar o orçamento público.
Uma das razões é que:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
O Quadro I a seguir foi originado de um dos instrumentos de planejamento de um ente municipal em um dado exercício.
As lacunas são devidamente preenchidas, respectivamente, com:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Considere o detalhamento de receitas apresentado no Quadro II a seguir:
O montante das receitas que, no momento do reconhecimento do crédito, contribui para aumentar a situação líquida patrimonial da entidade é:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Considere o Quadro III a seguir, originado da execução orçamentária de um ente municipal referente ao último exercício financeiro.
Considerando a classificação das receitas públicas, quanto à procedência, em originárias e derivadas, as receitas auferidas de forma impositiva, em relação à receita total, representam:
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