Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Muitas leis aprovadas no Brasil em todos os entes estatais versam sobre um tema principal, mas também trazem disposições sobre outras matérias. São as chamadas outras providências. As leis orçamentárias NÃO devem tratar de outras providências em sua ementa em decorrência do princípio da:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Considere o diagrama apresentado a seguir, que se refere às principais etapas do Ciclo Orçamentário:
No ciclo orçamentário, a competência para a aprovação da proposta orçamentária é:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
No ciclo orçamentário, a etapa de avaliação e controle do orçamento:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
O trecho a seguir foi retirado de uma lei que trata de matéria orçamentária:
Os recursos fixados no (a) _______ sob o título de Reserva de Contingência, à conta do Tesouro Estadual, correspondentes a 5% (cinco por cento) da receita corrente líquida prevista para o exercício de 2016, são destinados exclusivamente para o atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.
A partir das definições legais e conteúdos cobertos pelos instrumentos de planejamento vigentes no Brasil, a lacuna no trecho e a lei a que esse se refere correspondem, respectivamente, às seguintes expressões:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
O quadro a seguir refere-se ao conteúdo que deve ser apresentado em um dos instrumentos de planejamento orçamentário vigentes no Brasil, conforme especificado na legislação aplicável.
O quadro se refere e deve ser apresentado, respectivamente:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Despesa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
Conforme orientações da legislação aplicável, a despesa pública é executada em estágios, devidamente registrados pelos sistemas de contabilidade, para fins de controle e prestação de contas da execução orçamentária.
Acerca do primeiro estágio de execução da despesa orçamentária, é correto afirmar que:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
A estrutura governamental brasileira se divide em União, Distrito Federal, Estados e Municípios, cada qual com capacidade de autolegislação, autorregulação e autoarrecadação. Contudo, no pacto federativo brasileiro, após a reforma fiscal de 1995, parte das receitas geradas pelos estados são centralizadas na União, que mantém a prerrogativa de formular políticas, fiscalizar sua implementação e redistribuí-las diretamente aos municípios, para que sejam aplicadas em políticas universalistas. Os objetivos da aplicação desse mecanismo de transferência de renda são:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
Com o intuito de atrair um maior número de associados, a academia PesoLeve decide construir uma piscina em suas dependências. Para a execução do projeto, ela contrata uma construtora especializada em piscinas e obras em parques aquáticos. Considerando a situação em que o projeto se insere, dizer que o termo de abertura foi aprovado significa que:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
O Orçamento Público no Brasil é definido anualmente pela Lei Orçamentária Anual, que visa atender aos objetivos e metas descritos no Plano Plurianual. Para tanto, deve seguir as orientações apresentadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), onde se encontram descritos os Grupos de Natureza de Despesa (GND), que agregam elementos de despesa de mesmas características. O GND no qual estão agregadas despesas relativas à execução de obras, à aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e, ao aumento do capital do Estado sem caráter comercial ou financeiro é:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2015
As receitas públicas arrecadadas por meio da exploração de atividades econômicas pela administração pública, decorrentes de rendas do patrimônio mobiliário e imobiliário do Estado (receita de aluguel), de preços públicos, de prestação de serviços comerciais e de venda de produtos industriais ou agropecuários são denominadas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...