Questões de Administração Geral

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Conforme Maximiano (2010), a Teoria Clássica da Administração caracterizava-se pela ênfase na estrutura da organização e na busca pela eficiência, iniciando-se na França, através de Henri Fayol (1841-1925), engenheiro que apresentou suas ideias através de princípios e técnicas. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos princípios defendidos por Fayol.

    A) Autoridade e responsabilidade.

    B) Disciplina.

    C) Iniciativa.

    D) Descentralização.

    E) Espírito de equipe.

Toda organização, pública ou privada, organiza suas atividades de maneira ordenada a fim de alcançar seus objetivos. Para tal, as organizações fazem uso de uma ferramenta relevante, a qual está representada na imagem abaixo.

Sobre a ferramenta apresentada na Imagem Ômega, preencha corretamente as lacunas a seguir.
O ________ é uma ferramenta amplamente usada, na medida em que é a representação gráfica da ________ de uma organização. Enquanto no eixo vertical (1) estão representados os _________ da organização, no eixo vertical (2) estão colocados os __________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

    A) fluxograma / estrutura / níveis de poder / cargos.

    B) organograma / estrutura / níveis hierárquicos / cargos.

    C) fluxograma / grade de trabalho / níveis de poder / profissionais.

    D) organograma / grade de trabalho / níveis de decisão / profissionais.

Na comunicação entre pessoas, diversos aspectos podem se apresentar como barreiras de comunicação. Sobre essas barreiras de comunicação, analise as afirmativas abaixo: I – Utilizar jargões ou palavras de uso infrequente na atribuição de atividades a serem executadas é uma atitude positiva, pois faz com que o subordinado busque conhecer mais sobre novas palavras e aprimore seu vocabulário, melhorando o resultado das ações. II – Em uma comunicação entre pessoas no ambiente organizacional, o estado emocional de cada um de seus participantes deve ser considerado, sob pena de surgirem sérias distorções na comunicação, gerando resultados imprevisíveis. III – Gestos ou expressões faciais incompatíveis com a mensagem expressa pelo gerente pode gerar grave distorção de entendimento por parte de seus subordinados. IV – Para que a comunicação seja eficaz é necessário que ela ocorra em dois sentidos, logo é necessário planejar como a mensagem será verificada quando chegar ao seu receptor. São corretas as afirmativas

    A) I, III e IV.

    B) I, II e III.

    C) II, III e IV.

    D) II e III somente.

A descentralização nas organizações surgiu entre as décadas de 50 e 60 na corrente administrativa chamada Administração por Objetivos (APO), isso se deu pela forte pressão que as empresas americanas sofriam por controles governamentais e necessitavam de formas de gestão mais leves e que trouxessem melhores resultados. Sobre a descentralização, é correto afirmar que

    A) refere-se, quando requerida pela APO, à necessidade de a organização não mais manter o processo de verticalização da produção e sim voltar ao paradigma da horizontalização de modo a descentralizar os seus processos.

    B) é a divisão da responsabilidade entre os gerentes e seus subordinados para tomadas de decisão mais ágeis e eficientes. O controle continua centralizado, mas as decisões são tomadas em diversos níveis.

    C) o gerente determina todos os objetivos a serem alcançados pelos seus subordinados e distribui os recursos entre eles. Assim, cada um terá a mesma chance de alcançar os objetivos propostos.

    D) é positiva para o aumento da padronização dos processos, uma vez que cada subordinado pode desenhar seu próprio processo, facilitando assim o controle.

Normalmente, os termos gerente e líder são caracterizados de forma diferente. No entanto, o que se espera de um gerente é que possa exercer a liderança sobre seus subordinados. Sobre os aspectos da liderança, é correto afirmar que

    A) um líder deve apresentar simultaneamente todos os atributos mapeados por pesquisadores a respeito da boa liderança, como forte senso de responsabilidade, alto desempenho técnico, persistência para atingir os objetivos, entre outros.

    B) a liderança deve levar os colaboradores a fazerem de bom grado o necessário para alcançar os objetivos da organização.

    C) a influência exercida pelo líder é indesejável por ser invasiva e desrespeitar a capacidade criativa dos colaboradores mais produtivos.

    D) a influência formal, ou seja, aquela dada por força normativa não é necessária para o bom desempenho do papel de liderança em uma organização, pois não contribui para que os colaboradores persigam os objetivos estabelecidos.

A compreensão do ambiente no qual a organização é estabelecida é de fundamental importância para o desenvolvimento de suas estratégias. A ferramenta estratégica adequada para a análise do ambiente organizacional e sua definição é

    A) Análise SWOT – para o mapeamento de forças, fraquezas do ambiente interno à organização e oportunidades e ameaças do ambiente externo.

    B) Ciclo PDCA – para o mapeamento das ações de planejamento de reconhecimento do ambiente e a execução das suas interações com a organização.

    C) Braisntorming – para a extração de informações do ambiente organizacional por meio de análise documental.

    D) 5W2H – para a construção do planejamento das interações com o ambiente interno e externo à organização com vistas a contribuir no seu planejamento estratégico.

A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico. Os conceitos associados a esses elementos são, respectivamente,

    A) declaração dos objetivos estratégicos da organização; previsão de mercado atendido pela organização; declarações das intenções de ganhos da organização no horizonte do planejamento.

    B) declaração da finalidade da organização; declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento; enunciados que norteiam todas as ações da organização.

    C) conjunto dos indicadores a serem acompanhados pela organização; declaração do ponto de maturidade a ser alcançado pela organização no horizonte de planejamento; declarações daquilo que move a organização.

    D) declaração das metas da organização; projeção dessas metas a longo prazo; dimensões em relação às quais essas metas deverão ser avaliadas.

O objetivo das ferramentas da qualidade é avaliar alterações nos processos e produtos ou serviços por meio de análises objetivas, de modo a subsidiar a sua correção e melhoria. Considerando-se a relação ferramenta e seu objetivo, é correto afirmar que

    A) Histograma é útil para definir o fluxo de operações em processo produtivo ou administrativo, trazendo assim uma visão global do processo.

    B) Diagramas de dispersão são úteis para verificar graficamente a frequência da ocorrência de desvios nos processos, de modo a facilitar a priorização dos processos a serem ajustados.

    C) Ferramenta PERT/CPM é útil para o planejamento e o controle de um projeto cujo resultado – produto ou serviço - será único. Nesse caso o prazo de conclusão é um critério importante, logo os desvios relevantes observados por meio da ferramenta necessitam de controle.

    D) Digrama de Ishikawa é útil para a verificação da eficiência do processo por meio de gráficos que apresentam o número de itens produzidos e o total de itens desconformes ao longo dos dias. Com essa ferramenta, o gestor é capaz de estabelecer quais elementos do processo merecem ajustes diários.

A processo de reengenharia organizacional chegou às organizações, especialmente na década de 90, como resposta às suas parcas habilidades em ter eficiência nos processos, apesar da adoção de tecnologias atuais. Sobre o processo de reengenharia, é correto afirmar que

    A) é um processo de melhoria contínua no qual as organizações, por meio de experimentações, passam a encontrar as melhores formas de utilizar a tecnologia instalada.

    B) tem como princípio básico reduzir os custos operacionais indiretos das operações da organização.

    C) foi desenvolvida na indústria automobilística japonesa com intenção de implementar princípios de melhoria contínua e atendimento de nichos específicos de mercado.

    D) propõe repensar fundamentalmente os processos da organização, os redesenhando drasticamente para a obtenção de melhoria relevante na eficiência da organização.

William E. Deming foi um Guru da Qualidade americano, enviado ao Japão pelas Forças Aliadas após a Segunda Guerra Mundial, para ensinar técnicas estatísticas aos industriais japoneses. Uma de suas maiores contribuições são os 14 princípios para a gestão da qualidade. Um dos princípios de Deming para a qualidade é

    A) produzir somente quando necessário, assim os estoques podem ser reduzidos.

    B) eliminar os medos na organização, assim todos podem trabalhar efetivamente.

    C) fazer certo desde a primeira vez, e aprender com os erros dos outros.

    D) estabelecer o treinamento em centros especializados, pois a melhoria das técnicas levará à perfeição.

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