Questões de Administração Geral do ano 2020

Lista completa de Questões de Administração Geral do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O objetivo das ferramentas da qualidade é avaliar alterações nos processos e produtos ou serviços por meio de análises objetivas, de modo a subsidiar a sua correção e melhoria. Considerando-se a relação ferramenta e seu objetivo, é correto afirmar que

    A) Histograma é útil para definir o fluxo de operações em processo produtivo ou administrativo, trazendo assim uma visão global do processo.

    B) Diagramas de dispersão são úteis para verificar graficamente a frequência da ocorrência de desvios nos processos, de modo a facilitar a priorização dos processos a serem ajustados.

    C) Ferramenta PERT/CPM é útil para o planejamento e o controle de um projeto cujo resultado – produto ou serviço - será único. Nesse caso o prazo de conclusão é um critério importante, logo os desvios relevantes observados por meio da ferramenta necessitam de controle.

    D) Digrama de Ishikawa é útil para a verificação da eficiência do processo por meio de gráficos que apresentam o número de itens produzidos e o total de itens desconformes ao longo dos dias. Com essa ferramenta, o gestor é capaz de estabelecer quais elementos do processo merecem ajustes diários.

A processo de reengenharia organizacional chegou às organizações, especialmente na década de 90, como resposta às suas parcas habilidades em ter eficiência nos processos, apesar da adoção de tecnologias atuais. Sobre o processo de reengenharia, é correto afirmar que

    A) é um processo de melhoria contínua no qual as organizações, por meio de experimentações, passam a encontrar as melhores formas de utilizar a tecnologia instalada.

    B) tem como princípio básico reduzir os custos operacionais indiretos das operações da organização.

    C) foi desenvolvida na indústria automobilística japonesa com intenção de implementar princípios de melhoria contínua e atendimento de nichos específicos de mercado.

    D) propõe repensar fundamentalmente os processos da organização, os redesenhando drasticamente para a obtenção de melhoria relevante na eficiência da organização.

William E. Deming foi um Guru da Qualidade americano, enviado ao Japão pelas Forças Aliadas após a Segunda Guerra Mundial, para ensinar técnicas estatísticas aos industriais japoneses. Uma de suas maiores contribuições são os 14 princípios para a gestão da qualidade. Um dos princípios de Deming para a qualidade é

    A) produzir somente quando necessário, assim os estoques podem ser reduzidos.

    B) eliminar os medos na organização, assim todos podem trabalhar efetivamente.

    C) fazer certo desde a primeira vez, e aprender com os erros dos outros.

    D) estabelecer o treinamento em centros especializados, pois a melhoria das técnicas levará à perfeição.

Os canais de comunicação estimulam as informações a circularem pela organização e diferem no que tange a canais formais e informais. Considera-se um tipo de canal informal:

    A) Informações dos resultados da organização.

    B) Mecanismos de feedback da gerência.

    C) Pesquisas de clima organizacional.

    D) Almoços entre grupos diversos.

    E) Reuniões entre departamentos operacionais.

O departamento de operações da Assembleia Legislativa de uma cidade encontra-se em uma fase acentuada de conflitos interpessoais, devido às mudanças na estrutura organizacional. Algumas ações são necessárias para controlar ou até mesmo reduzir estes conflitos, em que a tática escolhida pela liderança foi a de “reconhecer o conflito e engajar-se na luta aberta contra o adversário”. Essa tática é conhecida como de:

    A) Confrontação.

    B) Repressão.

    C) Competição.

    D) Evasão.

    E) Negociação.

O quadro abaixo apresenta algumas modalidades de equipes e suas principais características:


A relação entre as colunas 1 e 2 está expressa, correta e respectivamente, em:

    A) I-Y; II-X; III-W; IV-Z.

    B) I-Z; II-W; III-X; IV-Y.

    C) I-Z; II-X; III-W; IV-Y.

    D) I-W; II-Y; III-Z; IV-X.

    E) I-Y; II-W; III-X; IV-Z.

Dos “10 papéis administrativos” desempenhados pelos gestores, “organizar estratégias e rever as sessões para desenvolver novos programas” refere-se às atividades identificáveis da função de

    A) Alocador de recursos.

    B) Negociador.

    C) Disseminador.

    D) Empreendedor.

    E) Monitor.

A estrutura organizacional que combina as vantagens da especialização funcional com o foco e responsabilidades da departamentalização do produto, ou divisional, é conhecida como estrutura

    A) Baseada em projetos.

    B) Linear.

    C) Linha-Staff.

    D) Sequencial.

    E) Matricial.

Qualquer que seja o nível hierárquico ocupado na organização, um funcionário defronta-se com a necessidade de tomar decisões. A decisão tomada com base no pensamento intuitivo e baixa tolerância à incerteza refere-se a um estilo de decisão denominado

    A) Comportamental.

    B) Diretivo.

    C) Analítico.

    D) Conceitual.

    E) Diplomático.

A técnica de decisão em grupo mais eficaz, no que tange ao comprometimento com a solução, denomina-se técnica de

    A) Brainstorming.

    B) Grupos de interação.

    C) Grupo nominal.

    D) Reunião eletrônica.

    E) Face off.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...