Questões de Administração Geral do ano 2020

Lista completa de Questões de Administração Geral do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Desvios de comportamento, ou comportamento antissocial, são comuns no ambiente de trabalho. Quando um colega de trabalho faz fofocas e espalha boatos sobre você, ele está praticando um desvio da categoria

    A) Política.

    B) Propriedade.

    C) Produção.

    D) Agressões pessoais.

    E) Sabotagem.

Os grupos de trabalho possuem uma estrutura que tanto modela como explica e prevê comportamentos de seus membros. Sendo assim, padrões aceitáveis de comportamento compartilhados por todos os seus membros e que expressam o que eles devem, ou não, fazer em determinadas circunstâncias, refere-se à variável estrutural de grupo denominada

    A) Coesão.

    B) Status.

    C) Conflito de papéis.

    D) Normas.

    E) Expectativa de papéis.

Ao planejar a estrutura organizacional, uma das variáveis refere-se a quem os indivíduos e os grupos se reportam. Essa variável consiste em estruturar a

    A) especialização do trabalho.

    B) departamentalização.

    C) cadeia de comando.

    D) centralização e descentralização.

    E) formalização das regras.

O planejamento abrange alguns níveis na organização que diferem entre si, no que tange à extensão de tempo e conteúdo. A orientação para o curto prazo e o conteúdo detalhado e analítico refere-se ao nível de planejamento

    A) Operacional.

    B) Tático.

    C) Estratégico.

    D) Institucional.

    E) Intermediário.

Para atender às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador desempenha alguns papéis categorizados em interpessoais, informacionais e decisórios. Refere-se a uma atividade do papel decisório:

    A) Tomar ação corretiva em disputas ou crises, resolvendo conflitos entre subordinados.

    B) Assumir deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização.

    C) Transmitir informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios e memorandos.

    D) Dirigir e motivar pessoas.

    E) Manter redes de comunicação dentro e fora da organização.

O chefe do almoxarifado de uma repartição pública apresentou um diagrama de Ishikawa na última reunião, cujo tema era a qualidade do serviço prestado aos clientes internos. O principal objetivo para utilizar essa ferramenta foi representar as

    A) relações de causa e efeito.

    B) variabilidades e aleatoriedades de um processo.

    C) facilidades de visualização dos passos de um processo.

    D) frequências com que certos eventos ocorrem.

    E) alterações sofridas por uma variável quando outra se modifica.

Ao comparar o processo de atendimento ao cidadão-usuário de uma Assembleia Legislativa com o processo de atendimento ao cliente de um banco comercial, utiliza-se o método de benchmarking conhecido como

    A) Competitivo.

    B) Funcional.

    C) Interno.

    D) Genérico.

    E) Distintivo.

Uma das principais preocupações do gestor de um órgão público era promover a melhoria contínua nos processos de atendimento ao cidadão-usuário: sendo assim, o ciclo PDCA foi implementado. Refere-se à última fase desse ciclo:

    A) Coletar dados de todas as tarefas executadas.

    B) Comparar as metas desejadas e os resultados obtidos.

    C) Fornecer educação e treinamento para a execução dos métodos desenvolvidos.

    D) Adotar como padrão as metas que foram planejadas e atendidas.

    E) Definir as metas e os métodos para alcançá-las.

A principal ênfase da teoria administrativa denominada “Teoria da Contingência” recai na

    A) execução das tarefas.

    B) tecnologia.

    C) estrutura.

    D) relação interpessoal.

    E) constituição dos grupos informais.

Considere a tabela abaixo, que apresenta alguns tipos de departamentalização e suas principais desvantagens:


A relação entre as colunas 1 e 2 está expressa, correta e respectivamente, em:

    A) I-Y; II-W; III-Z; IV-X.

    B) I-W; II-Z; III-Y; IV-X.

    C) I-Z; II-W; III-X; IV-Y

    D) I-Z; II-X; III-W; IV-Y.

    E) I-W; II-X; III-Z; IV-Y.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...