Questões de Administração Pública

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Julgue os itens seguintes, referentes a administração e processo administrativo. A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que propiciou a efetiva implantação do modelo denominado administração pública gerencial, ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração pública, tendo por base as reformas administrativas no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.

A reforma burocrática mais recente da administração pública seguiu um modelo cujos pilares envolvem conceitos de impessoalidade, profissionalismo e formalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão pública, julgue os itens seguintes.

O modelo burocrático adotado no Brasil caracteriza-se pela racionalidade absoluta e pela grande despersonalização no relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na estrutura organizacional de tipo linear

  • A.

    a autoridade é baseada na especialização e no conhecimento, e não na hierarquia.

  • B.

    entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade.

  • C.

    os órgãos de linha estão diretamente relacionados com os objetivos vitais da empresa.

  • D.

    a hierarquia é flexível e mutável, capaz de se adaptar rapidamente às necessidades de cada projeto.

  • E.

    combinam-se a departamentalização funcional e por projeto, sacrificando o princípio da unidade de comando.

Acerca de gestão pública, julgue os itens seguintes.

De acordo com o modelo patrimonialista, o gestor público deve ter autonomia para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, a fim de que os objetivos contratados e a finalidade pública sejam atingidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao receber um relatório contendo informações sobre a departamentalização do Tribunal Superior do Trabalho, nota-se de sua leitura que contém órgãos típicos de linha e de staff. Os órgãos que representam denominações típicas de linha e de staff são:

  • A.

    Gabinete da Presidência, Secretarias-Gerais, Secretarias de Comunicação Social e de Tecnologia da Informação, como de linha e, como staff, a Assessoria Parlamentar e o Cerimonial da Presidência.

  • B.

    Gabinete da Presidência, Secretarias de Comunicação Social e Administrativa, como órgãos de linha e, como staff, a Assessoria Parlamentar e as Secretarias- Geral Judiciária e de Orçamento e Finanças.

  • C.

    Secretaria-Geral da Presidência, Cerimonial, Secretaria de Comunicação Social, como de linha e, como staff, a Assessoria de Tecnologia de Informação e a Secretaria Administrativa.

  • D.

    Gabinete Diretor, Secretarias de Administração, Orçamento e Finanças, e como staff, a Secretaria de Gestão de Pessoas e a Ouvidoria.

  • E.

    Gabinete Diretor, Ouvidoria, Secretarias-Gerais, Secretarias de Administração e Orçamento, e como staff, a Secretaria de Gestão de Pessoas e o Cerimonial da Presidência.

O processo de monitoramento de programas de governo pressupõe

  • A.

    o acompanhamento contábil da implantação do programa, com relatórios semanais.

  • B.

    uma checagem diária das condições formais da organização, em termos de qualificação dos recursos humanos.

  • C.

    o acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas.

  • D.

    avaliações executadas por instituições externas, com pesquisas que procurem responder a perguntas específicas.

  • E.

    a construção de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas.

A estrutura organizacional que adota uma estratégia de maior segurança na execução de tarefas e relacionamento entre colegas, busca a especialização de recursos em virtude de possuir poucas linhas de produtos ou serviços e evita que pessoas recebam atribuições temporárias ou técnicas, mesmo tendo ciência de que essas pessoas podem perder a comunicação rápida de aspectos técnicos, é identificada como departamentalização

  • A.

    por projetos.

  • B.

    geográfica.

  • C.

    funcional.

  • D.

    linear.

  • E.

    por processos.

Considere sob a ótica do controle da Administração Pública:

I. Pedidos que as partes dirigem à instância superior da própria Administração, proporcionando o reexame do ato inferior sob todos os seus aspectos.

II. Solicitação da parte dirigida à mesma autoridade que expediu o ato, para que o invalide ou o modifique nos termos da pretensão do requerente.

III. Oposição expressa a atos da Administração que afetem direitos ou interesses legítimos do Administrado.

Essas hipóteses dizem respeito, respectivamente,

  • A.

    à revisão do processo, ao recurso hierárquico e à representação administrativa.

  • B.

    ao recurso hierárquico, ao pedido de reconsideração e à reclamação administrativa.

  • C.

    à reclamação administrativa, ao pedido de reconsideração e à revisão do processo.

  • D.

    ao pedido de reconsideração, à reclamação administrativa e ao recurso hierárquico.

  • E.

    ao recurso hierárquico, à revisão do processo e à representação administrativa.

Na flexibilização da gestão pública intentada nas últimas décadas percebeu-se nitidamente a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia, em que na primeira estabelece-se a racionalidade técnica ou plena, decidindo-se pelo melhor plano, enquanto na segunda são ponderadas as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a formular-se cenários que permitam a flexibilidade necessária às eventuais alterações nos programas governamentais. Assim, a descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população, gerar competição entre as organizações do setor público, com a extensão no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, privado e voluntário, numa estrutura de pluralismo institucional, caracterizam na gestão pública o

  • A.

    gerencialismo puro.

  • B.

    paradigma do consumidor (consumerism).

  • C.

    empreendedorismo governamental.

  • D.

    Public Service Orientation − PSO.

  • E.

    Balanced Scorecard.

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