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Administração Pública - Controles interno e externo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Os sistemas de controle interno e de controle externo da administração pública federal se caracterizam por:
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado de 1995 definiu novos modelos de organização para a Administração Pública Federal. São eles:
as parcerias público-privadas, as autarquias e as fundações.
os consórcios públicos, as organizações federais e as autarquias executivas.
as organizações sociais, as agências reguladoras e as parcerias público-privadas.
as organizações sociais, as agências executivas e as agências reguladoras.
as agências executivas, as fundações e as organizações públicas não-estatais.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O novo paradigma gerencial adotado pela Administração Pública enfatiza o lugar central do cidadão como cliente dos serviços públicos. Em relação à diferença entre o cliente-cidadão e o consumidor de serviços privados é correto afirmar que
o cliente-cidadão consome serviços públicos apenas mediante um contrato formal com os órgãos públicos.
os dois são equivalentes, pois ambos consomem serviços mediante o pagamento de taxas.
o cliente só assume a condição de cidadão quando utiliza serviços exclusivamente fornecidos pela Administração Pública.
o consumidor de serviços privados pode reclamar da qualidade do atendimento nos órgãos autorizados, enquanto o cidadão só pode agir por meio do voto.
o cliente-cidadão consome serviços públicos na condição de portador de direitos e deveres, por meio dos quais pode avaliar e até mesmo elaborar políticas públicas.
Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
As normas sobre qualidade ambiental são exemplos de produto de um processo existente no órgão público da situação proposta.
Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
As informações sobre condições ambientais são exemplos de entradas, em um processo, pois são recursos sem modificações ou consumo ao longo do processamento.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Os líderes bem-sucedidos da área pública precisam de conhecimentos e qualificações específicas, assim como da habilidade de se adaptar às mudanças no mundo que os cerca. Isso significa que a organização pública deve estar em constante processo de aprendizagem. Acerca do conceito de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
É uma mudança de comportamento ou no desempenho que ocorre como resultado da experiência.
É uma resposta fisiológica e emocional aos estímulos que requerem demandas físicas ou psicológicas em um indivíduo.
É a tendência de direcionar grandes partes de seu comportamento no sentido de aquisição do poder e manipulação de outras pessoas visando à obtenção de ganhos pessoais.
É o ponto em que a habilidade e a personalidade de uma pessoa combinam com os requisitos do trabalho.
É um processo que se encerra após a maturidade profissional.
Administração Pública - Gestão por competências ou gestão do desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos princípios e sistemas da administração federal, julgue os itens a seguir.
Com o objetivo de dar subsídios informacionais para a política de gestão de pessoas do governo federal, o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) disponibiliza ao público de servidores ativos, de forma mais detalhada, as informações da sua vida profissional, incluindo os dados pessoais e financeiros. Os aposentados e pensionistas, no entanto, por não estarem mais no exercício de uma atividade, não têm acesso a esse sistema.
Administração Pública - Novas práticas de gestão governamental no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O Estado brasileiro tem passado por reformas que impactam em suas dimensões estruturais e culturais. Algumas tendências contemporâneas têm possibilitado gerir as máquinas administrativas dos estados, enfatizando novas estratégias de gestão pública e sua correlação com a gestão privada. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Se determinado hospital recebe recursos do SUS em função dos variados níveis de atendimento que presta, por exemplo, atendimento ambulatorial que custa X e internação que custa 4X, então tal gestão é caracteristicamente uma gestão com base em resultados, pois o hospital deve receber mais recursos para as atividades nas quais são gastos mais recursos.
A emissão de certidões negativas pela Internet possibilita o acompanhamento de uma tendência de atendimento às necessidades dos cidadãos, usuários do sistema, de menos burocracia e mais comodidade. Assim, sob a ótica das relações de fornecimento de produtos e serviços, essa ação transforma o cidadão em cliente dos órgãos da gestão pública, como nas relações de um cliente com uma empresa privada.
Diferentemente da gestão de um negócio privado, a gestão caracteristicamente pública é incapaz de funcionar sem alto nível de desperdício de recursos, pois isso é inerente às grandes dimensões e à complexidade da sua máquina administrativa.
A gestão pública, da mesma forma que a gestão privada, pode priorizar os resultados e a excelência da prestação dos seus serviços, independentemente das regras anteriormente instituídas.
O empreendedorismo na gestão pública caracteriza-se pela elaboração de políticas públicas que atendam prioritariamente às necessidades dos grupos de interesses, mesmo que divergentes das demandas e pressões da sociedade, pois tais grupos possibilitam maior repercussão em face do processo de sucessão eleitoral.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
Pode-se considerar como processo organizacional o conjunto de atividades, mesmo que não relacionadas entre si, que transformam insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas) que têm valor para um grupo específico de clientes.
Administração Pública - Novas práticas de gestão governamental no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os diversos sistemas do governo federal, que funcionavam isoladamente, passaram a trabalhar de forma integrada, delineando nova forma de governo-rede, agregando benefícios como maior confiabilidade das informações e redução de custos. Do ponto de vista da administração, por exemplo, o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) atua como ferramenta de apoio para atividades de gestão de materiais, licitações, contratos e fornecedores. Acerca da tecnologia de informação, da gestão de redes e da comunicação na gestão pública, assinale a opção correta.
Os avanços na tecnologia da informação produzem profundos impactos na administração pública. Apesar de a reforma gerencial proporcionar mais informações e melhor qualidade aos dirigentes públicos, a transparência pública não contribui para garantir caráter mais democrático e orientado para a consolidação da cidadania.
Considerando que a informação é sempre imperfeita, pois sofre influência dos editoriais, de pressões e interesses que caracterizam as sociedades, a comunicação pela Internet possibilita maior interação quanto às políticas, aos projetos e às medidas adotadas pelo governo, apesar de não poder ser considerada como um instrumento de comunicação institucional deste.
Ainda que a rede do governo ofereça acesso a informações sobre as políticas, os projetos e as ações governamentais, bem como sobre a tramitação de demandas dirigidas aos órgãos públicos ou de interesse do cidadão, falta a ela a integração necessária com os sistemas administrativos informatizados dos variados órgãos, limitando o acesso dos cidadãos às informações, principalmente quanto aos gastos governamentais.
O aumento das tecnologias de informação no setor público tem gerado maior nível de burocratização dos serviços de gestão governamental, pois demanda atualizações frequentes dos dados daquelas organizações que lidam com o governo.
O uso das tecnologias de informação e comunicação promove avanços significativos na gestão da informação pelo serviço público, o que possibilita a redução dos custos, o aperfeiçoamento dos processos e a capacitação para prestar serviços e informações de melhor qualidade, promovendo a transparência das ações governamentais.
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