Lista completa de Questões de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O modelo de administração burocrática emerge no Brasil:
no governo de Rodrigues Alves;
nos anos trinta;
no final do século XIX;
no governo Collor;
no segundo governo Getúlio.
NÃO são considerados princípios básicos da administração pública burocrática:
a profissionalização;
a idéia de carreira;
a impessoalidade;
o formalismo;
gestão de qualidade.
A diferença fundamental entre a administração gerencial e a burocrática é:
admissão no serviço público através de rígidos critérios de mérito;
a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as assim chamadas carreiras;
a avaliação constante do desempenho;
a forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados;
o treinamento sistemático.
Na administração pública burocrática há características que inibem o desenvolvimento do espírito empreendedor por parte do administrador público. Entre elas, encontra-se:
a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras;
a exigência de controles rígidos dos processos;
a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços;
a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros;
o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.
A administração pública federal brasileira possui certas características, advindas da sua formação histórica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A primeira tentativa séria e abrangente de implantar um serviço público com base na teoria da burocracia ocorreu durante o governo do presidente Collor de Mello.
Administração Pública - Divergências e Convergências entre Administração Pública e Administração Privada - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A implantação de programa de "qualidade" no setor público apresenta certas especificidades decorrentes da natureza da atividade pública que desaconselham a mera reprodução das diretrizes e ações adotadas em programas similares no setor privado. Entre essas diferenças, encontram-se:
o setor privado trata com clientes e o setor público, não;
no setor privado o cliente remunera diretamente a organização, pagando pelo serviço, enquanto no setor público ele paga indiretamente, via imposto, ainda que simetricamente ao serviço observado;
as políticas voltadas para a qualidade no setor privado referem-se a metas de competitividade, enquanto no setor público a meta é a busca de excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível;
as finalidades principais tanto das atividades de caráter privado quanto público são a sobrevivência num ambiente altamente competitivo, mas o setor privado tem ainda da apresentar lucros, diferentemente do setor público;
o setor privado busca atender o cliente, o público não tem esta preocupação.
Administração Pública - Processos participativos de gestão pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de cidadania, julgue os itens a seguir.
A participação cidadã nas políticas públicas deve ser entendida como sendo apenas a expressão da concordância da população com os modelos apresentados pelos entes governamentais.
Administração Pública - Planejamento e orçamento governamental - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Segundo o Decreto que estabelece as normas para a Gestão do PPA 2004-2007, a gestão do programa é de responsabilidade do gerente de programa. Não compete ao gerente de programa:
Administração Pública - Divergências e Convergências entre Administração Pública e Administração Privada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O diagrama mostrado na figura acima apresenta uma adaptação do modelo de cinco forças de Porter. Julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos apresentados no diagrama e dos fundamentos de estratégia e planejamento estratégico e gestão empreendedora, engenharia e análise de valor.
Organizações públicas brasileiras não possuem similares substitutas oriundas do setor privado.Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação a administração pública, centralização e descentralização e modernização administrativa, julgue os itens que se seguem.
Nos conceitos de modernização administrativa do setor público, não foram utilizados os de qualidade total, em que se busca maximizar a satisfação do cliente, seja este interno ou externo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...