Lista completa de Questões de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pode-se considerar como o primeiro momento da administração gerencial no Brasil:
o Decreto-Lei n° 200 de 1967;
a criação do Ministério de Desburocratização e do Programa Nacional de Desburocratização no início dos anos oitenta;
a criação da Secretaria de Modernização – SEMOR – em meados dos anos setenta;
a Constituição de 1988;
a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP em 1936.
Há reformas que buscam superar o modelo racional-legal e conduzir a administração pública ao paradigma pós-burocrático e à prática do empreendedorismo governamental. Assinale a opção incorreta acerca dos princípios adotados por essas reformas.
O princípio da participação da população no governo baseia-se na transferência do poder decisório da burocracia para as comunidades. Nesse caso, os governos transferem o controle dos serviços públicos e a responsabilidade final de garantir que os serviços sejam prestados às comunidades.
A ênfase do governo no cliente consiste em aproximar os órgãos governamentais dos usuários de serviços públicos, de modo a identificar os seus anseios e incorporar as críticas, com o objetivo de moldar a prestação de serviços conforme as suas reais necessidades.
O princípio do governo orientado por missões pressupõe que, em contraposição às organizações públicas rigidamente dirigidas por normas e regulamentos, as organizações orientadas por missões são mais racionais, eficazes, criativas, têm maior flexibilidade operativa e moral mais elevado.
O princípio da competição nos serviços públicos tem como meta a competição não apenas entre os setores público e privado, mas dentro de cada um desses dois setores que operam na jurisdição de um dado governo.
O princípio do governo de resultados privilegia os resultados a atingir e não simplesmente os recursos. Isso significa dispor de um efetivo sistema de avaliação das ações do governo, que considere não apenas a concretização física e financeira dos projetos, mas também o seu sucesso no cumprimento dos objetivos socialmente colimados.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da administração pública brasileira, julgue os itens que se seguem.
O conceito de aprendizagem organizacional está relacionado à capacidade de os indivíduos em determinada organização desenvolverem conhecimentos, habilidades e atitudes que gerem inovações no produto, no processo e na gestão, de forma a tornar a organização mais competitiva e sustentável.
O gasto público social é o instrumento central dos governos para a promoção da equidade na distribuição das oportunidades de acesso ao produto social e para a melhoria da distribuição da renda numa sociedade. Entre as assertivas abaixo, que versam sobre o gasto público social, assinale a única incorreta.
Os efeitos redistributivos do gasto público social são determinados pela magnitude e pela forma de financiamento deste.
No Brasil, o gasto social direto representa o maior item do dispêndio não financeiro do governo federal.
O Brasil é um país de renda per capita relativamente baixa, mas tem alcançado uma arrecadação tributária equivalente à de países ricos.
Embora quase metade da carga tributária brasileira seja composta de contribuições diretamente vinculadas a gastos na área social, persiste no Brasil uma das mais extremas situações de desigualdade de renda do mundo.
A maior parcela dos recursos alocados na área social é absorvida pela previdência social – o regime geral da previdência social e o regime jurídico único para os funcionários federais.
Ao longo dos anos 90, o governo brasileiro privatizou mais de cem empresas estatais, gerando mais de US$ 80 bilhões em receitas e dívidas transferidas. Essas privatizações
são todos corretos
são todos incorretos
apenas um está incorreto
apenas um está correto
dois são corretos, dois incorretos e um parcialmente correto
A privatização de empresas estatais foi um dos principais instrumentos dos programas de reforma do Estado empreendidos em todo o mundo no final do século XX. Para regular e fiscalizar os serviços privatizados, segundo os diferentes modelos adotados no Brasil, criaram-se autarquias especiais (agências reguladoras). Identifique nos enunciados a seguir aqueles que são falsos (F) e os que são verdadeiros (V). Em seguida, escolha a opção que contém a seqüência correta.
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, F
F, F, V, V
F, V, V, F
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que corretamente apresenta a função que o Estado deve incrementar quando ocorre um processo de desestatização.
Desenvolvimentista
Propulsor da era pós-industrial
De polícia
Prestador de todos os serviços sociais
De regulação
A reforma do marco regulatório das telecomunicações fez com que a Anatel assumisse uma série de atribuições. Algumas atribuições, entretanto, foram retidas pelo Poder Executivo. Indique quais das atribuições abaixo indicadas continuam a ser de competência do Poder Executivo:
nenhuma
todas
apenas uma
apenas quatro
apenas três
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
No contexto da administração pública tradicional os modelos de controle focam insumos, o que não tem sido suficiente para atender os anseios de uma sociedade democrática, havendo uma tendência de modernização dos processos de controle no âmbito da gestão pública. Escolha a opção que indica corretamente a repercussão dessa tendência na administração da função pública.
Avaliação focada na gestão de pessoas.
Avaliação centrada na utilização de recursos.
Avaliação focada em procedimentos.
Avaliação centrada nos meios.
Avaliação focada em objetivos, metas e indicadores.
Uma importante característica das agências reguladoras é a amplitude de seus poderes, entre os quais são inquestionavelmente admitidos todos os indicados nas opções abaixo, exceto:
o poder normativo, que consiste em editar comandos para o setor regulado, complementando os comandos legais existentes.
o poder de outorga, que seria a prerrogativa da emissão, de acordo com as políticas públicas, de licenças, autorizações e concessões.
o poder de fiscalização, que consiste no monitoramento e aferição das atividades reguladas.
o poder sancionatório, que consiste na competência de aplicar advertências, multas ou cassar licenças.
o poder de recomendação, que consiste na competência para subsidiar, informar e orientar os agentes participantes do processo regulatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...