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NÃO constitui característica do modelo de Administração Pública Burocrática, que tem entre seus principais expoentes Max Weber,
ênfase na ideia de carreira e profissionalização do corpo funcional público.
estrutura hierárquica fortemente verticalizada, impessoalidade e formalismo.
rigidez do controle dos processos, com predominância do controle da legalidade como critério de avaliação da ação administrativa (due process).
rotinas e procedimentos segundo regras definidas a priori, em detrimento da avaliação por resultados.
utilização de critérios eminentemente políticos para contratação e promoção de funcionários, em detrimento da avaliação por mérito.
Com base nos conceitos e aplicações, e tendo como referência a legislação da administração pública, julgue os itens a seguir.
Em uma comparação entre a administração pública burocrática e a gerencial, é correto afirmar que a primeira se caracteriza por maior verticalização das estruturas e a segunda, por maior horizontalização.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
O formalismo da burocracia expressa-se no fato de que a autoridade deriva de um sistema de normas racionais, as quais definem com precisão as relações de mando e subordinação, distribuindo as atividades a serem executadas de forma sistemática, tendo em consideração os fins visados.
Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens de 113 a 117.
A administração pública gerencial é orientada predominantemente pelos valores da eficácia na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações. Com isso, ocorre um abandono dos princípios da administração pública burocrática, pois a administração pública gerencial tem uma clara noção do interesse público, deixando de se basear nos resultados para se concentrar nos processos.
Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens de 113 a 117.
Para Weber, não existe um tipo de burocracia ideal, pois essa é a expressão concreta da administração do capitalismo moderno, em que o Estado e o mercado atuam conjuntamente na garantia do bem-estar social dos cidadãos. Nesse sentido, a burocracia seria a forma mais racional e eficiente de organização administrativa, avançando sobre o modelo patrimonialista, evitando medidas metódicas para a realização regular e contínua dos deveres do Estado.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No serviço público, a gestão pela qualidade total contribui para a eficácia organizacional. Julgue os itens a seguir, relativos às ferramentas da gestão de qualidade.
O diagrama de causa e efeito permite identificar as causas dos defeitos de um processo.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das temáticas relativas à administração pública, assinale a opção correta.
Em uma organização informal, não é possível identificar a sua cadeia de comando nem o seu organograma, mesmo que a organização seja legalmente constituída.
A compreensão da cultura de uma organização perpassa a análise dos seus componentes: as normas de condutas; as crenças; os valores; os preceitos; as cerimônias e os rituais e os símbolos etc. Na cultura, por tratar-se de um modo de vida característico de um grupo, tais componentes são imutáveis.
Uma estrutura caracteristicamente funcional, diferentemente da estrutura do tipo linha-estafe, caracteriza-se pelo princípio da unidade de comando. No entanto, independentemente da tipologia de sua estrutura e das ações tomadas pelas suas partes, deve existir um processo de elaboração das estratégias respaldado pelo conhecimento e pela análise de todas as variáveis ambientais, sejam elas controláveis ou incontroláveis.
A mudança é, em parte, decorrente da criatividade e da inovação idealizadas em uma organização. O setor público passa por mudanças, em um contexto evolutivo e histórico, necessárias para fazer cumprir seus deveres. Nesse contexto, na administração pública gerencial, o agente de mudança, pela necessidade de ser criativo, não se submete às disposições legais, geralmente limitadoras.
O balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta estratégica utilizada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. Objetiva auxiliar a verificação e consolidação do posicionamento organizacional por meio da análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e das ameaças organizacionais.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com os conceitos organizacionais, julgue os itens que se seguem.
As organizações públicas têm como objetivo prestar serviços para a sociedade. Elas podem ser consideradas como sistemas dinâmicos, extremamente complexos, interdependentes e inter-relacionados coerentemente, envolvendo informações e seus fluxos, estruturas organizacionais, pessoas e tecnologias.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Considerando o arcabouço racional-legal da administração pública no Brasil, é correto afirmar que:
apenas as teorias administrativas com foco nas tarefas e nas estruturas são aplicáveis à gestão pública.
nos dias atuais, encontramos fragmentos de todas as teorias administrativas nas organizações públicas, quer adaptadas quer em sua forma original.
nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, pelo simples fato de todas elas terem sido desenvolvidas em ambiente empresarial.
à exceção das teorias administrativas com foco nas pessoas, as demais são aplicáveis à gestão pública.
nenhuma teoria administrativa pode ser aplicada à gestão pública, que já dispõe de um modelo gerencial próprio e específico.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 99 a 103 acerca das novas tecnologias em gestão.
O consultor de uma organização pública, ao propor a reengenharia organizacional nos moldes clássicos de Michael Hammer, deve propor que as mudanças sejam impostas pela cúpula da organização ao restante dos colaboradores.
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