Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, relativos a gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.
A matriz taxonômica do Modelo de Excelência da Gestão evidencia a forma como os resultados dos serviços públicos geram valor para a sociedade por meio do princípio da aprendizagem organizacional.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às teorias das organizações aplicadas à administração pública, à qualidade no serviço público e ao sistema de orçamento do governo federal, julgue os itens que se seguem.
O engajamento dos órgãos públicos no GesPública é feito apenas por adesão voluntária, ficando a cargo do Comitê Gestor desse programa a realização de ciclos contínuos de avaliação e de melhoria da gestão.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os próximos itens, relativos à gestão por processos e ao uso desse modelo de gestão na administração pública brasileira.
Relativamente aos resultados da ação pública, promover a eficiência por meio de melhor aproveitamento dos recursos inclui-se entre as finalidades da implementação de instrumentos e abordagens gerenciais do GesPública.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens seguintes.
A nova gestão pública define interesse público como o resultado de um diálogo sobre valores compartilhados, ao passo que o modelo burocrático define interesse público como o expresso na lei.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação às noções de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os próximos itens.
O GES-PÚBLICA insere-se em um contexto amplo de mudança de paradigma nas organizações públicas: da administração burocrática para a administração gerencial, com foco em resultados e no cidadão.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPUBLICA), julgue o item abaixo.
A estrutura legal e institucional da administração pública é baseada em valores e práticas que, em muitos casos, são discutíveis. Isto determina limitações impostas ao sistema de gestão dos órgãos e entidades pelo Estado, o que dificulta a implantação do GESPUBLICA.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
No modelo brasileiro de gespublica, a base conceitual e os instrumentos são restritos a determinado objeto a ser gerenciado (saúde, educação, previdência, saneamento).
Sobre o GESPÚBLICA, analise as afi rmativas que se seguem e, após, assinale a opção correta.
I. O GesPública é uma política de gestão essencialmente pública. II. O GesPública é uma política de gestão focada em resultados para órgãos públicos. III. O GesPública é uma política de gestão federativa.Somente I está correta.
Somente I e II estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
As opções I, II e III estão corretas.
Ao possibilitar o diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão, as ouvidorias contribuem para a participação do cidadão na avaliação e fiscalização dos serviços. Essa forma de controle social auxilia no aprimoramento da gestão pública e no aperfeiçoamento gradual do sistema. A manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias. Diante da necessidade apresentada pelo cidadão e das responsabilidades legais do gestor, as ouvidorias desempenham vários papéis, EXCETO:
encaminham os cidadãos.
alijam os cidadãos.
respondem ao cidadão sobre as providências adotadas.
acompanham a demanda.
orientam os cidadãos.
É importante que a Ouvidoria passe a existir também de direito, vale dizer, que seja formalizada e institucionalizada por meio de um instrumento normativo de criação/regulamentação. Diversos são os meios que podem ser utilizados para essa finalidade, de acordo com a estrutura e regras locais, sejam eles, lei; decreto; resolução; portaria, além de outros. Sugere-se, sempre que possível, seja dada primazia à Lei, por ser o instrumento que possui um processo mais rígido de elaboração e revogação, que passa pelo Poder Legislativo local e, por isso, confere à Ouvidoria maior legitimidade e concretude. No instrumento normativo de criação/regulamentação da Ouvidoria podem constar, entre outros, os seguintes assuntos, localização da Ouvidoria na estrutura organizacional da instituição a que pertence (previsão no organograma institucional); definição do vínculo com a instituição, ressaltando-se a necessidade de autonomia de suas ações; atribuições e competências da Ouvidoria, inclusive com a previsão de estabelecimento de rede de parcerias e cooperação com outros órgãos e entidades ligadas direta ou indiretamente à instituição. Coloque verdadeira (V) ou falsa (F) para os recursos humanos mínimos que a Ouvidoria precisa contar para cumprir seu papel
( ) Responsável pela Ouvidoria.
( ) Tele atendente (para os que tiverem a Central de Atendimento por telefone).
( ) Técnico para o tratamento da demanda.
( ) Suporte administrativo para atividades burocráticas e administrativas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
F,F,F,F.
F,F,V,V.
V,V,V,V.
V,V,F,F
F,V,F,V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...