Questões de Administração Pública do ano 2012

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Julgue os itens a seguir, relativos a gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.

A matriz taxonômica do Modelo de Excelência da Gestão evidencia a forma como os resultados dos serviços públicos geram valor para a sociedade por meio do princípio da aprendizagem organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às teorias das organizações aplicadas à administração pública, à qualidade no serviço público e ao sistema de orçamento do governo federal, julgue os itens que se seguem.

O engajamento dos órgãos públicos no GesPública é feito apenas por adesão voluntária, ficando a cargo do Comitê Gestor desse programa a realização de ciclos contínuos de avaliação e de melhoria da gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à gestão por processos e ao uso desse modelo de gestão na administração pública brasileira.

Relativamente aos resultados da ação pública, promover a eficiência por meio de melhor aproveitamento dos recursos inclui-se entre as finalidades da implementação de instrumentos e abordagens gerenciais do GesPública.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens seguintes.

A nova gestão pública define interesse público como o resultado de um diálogo sobre valores compartilhados, ao passo que o modelo burocrático define interesse público como o expresso na lei.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às noções de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os próximos itens.

O GES-PÚBLICA insere-se em um contexto amplo de mudança de paradigma nas organizações públicas: da administração burocrática para a administração gerencial, com foco em resultados e no cidadão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPUBLICA), julgue o item abaixo.

A estrutura legal e institucional da administração pública é baseada em valores e práticas que, em muitos casos, são discutíveis. Isto determina limitações impostas ao sistema de gestão dos órgãos e entidades pelo Estado, o que dificulta a implantação do GESPUBLICA.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.

No modelo brasileiro de gespublica, a base conceitual e os instrumentos são restritos a determinado objeto a ser gerenciado (saúde, educação, previdência, saneamento).

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o GESPÚBLICA, analise as afi rmativas que se seguem e, após, assinale a opção correta.

I. O GesPública é uma política de gestão essencialmente pública.

II. O GesPública é uma política de gestão focada em resultados para órgãos públicos.

III. O GesPública é uma política de gestão federativa.

  • A.

    Somente I está correta.

  • B.

    Somente I e II estão corretas.

  • C.

    Somente II e III estão corretas.

  • D.

    Somente I e III estão corretas.

  • E.

    As opções I, II e III estão corretas.

Ao possibilitar o diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão, as ouvidorias contribuem para a participação do cidadão na avaliação e fiscalização dos serviços. Essa forma de controle social auxilia no aprimoramento da gestão pública e no aperfeiçoamento gradual do sistema. A manifestação do cidadão pode se apresentar pela busca de informações e orientações e também por meio de sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias. Diante da necessidade apresentada pelo cidadão e das responsabilidades legais do gestor, as ouvidorias desempenham vários papéis, EXCETO:

  • A.

    encaminham os cidadãos.

  • B.

    alijam os cidadãos.

  • C.

    respondem ao cidadão sobre as providências adotadas.

  • D.

    acompanham a demanda.

  • E.

    orientam os cidadãos.

É importante que a Ouvidoria passe a existir também de direito, vale dizer, que seja formalizada e institucionalizada por meio de um instrumento normativo de criação/regulamentação. Diversos são os meios que podem ser utilizados para essa finalidade, de acordo com a estrutura e regras locais, sejam eles, lei; decreto; resolução; portaria, além de outros. Sugere-se, sempre que possível, seja dada primazia à Lei, por ser o instrumento que possui um processo mais rígido de elaboração e revogação, que passa pelo Poder Legislativo local e, por isso, confere à Ouvidoria maior legitimidade e concretude. No instrumento normativo de criação/regulamentação da Ouvidoria podem constar, entre outros, os seguintes assuntos, localização da Ouvidoria na estrutura organizacional da instituição a que pertence (previsão no organograma institucional); definição do vínculo com a instituição, ressaltando-se a necessidade de autonomia de suas ações; atribuições e competências da Ouvidoria, inclusive com a previsão de estabelecimento de rede de parcerias e cooperação com outros órgãos e entidades ligadas direta ou indiretamente à instituição. Coloque verdadeira (V) ou falsa (F) para os recursos humanos mínimos que a Ouvidoria precisa contar para cumprir seu papel

( ) Responsável pela Ouvidoria.

( ) Tele atendente (para os que tiverem a Central de Atendimento por telefone).

( ) Técnico para o tratamento da demanda.

( ) Suporte administrativo para atividades burocráticas e administrativas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    F,F,F,F.

  • B.

    F,F,V,V.

  • C.

    V,V,V,V.

  • D.

    V,V,F,F

  • E.

    F,V,F,V.

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