Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os conceitos de Controle da Administração Pública, é correto afirmar que são formas de controle realizadas quanto à extensão do controle
o controle hierárquico e o controle finalístico.
o controle judiciário, o controle administrativo ou executivo e o controle parlamentar.
o controle interno e o controle externo.
o controle da legalidade ou legitimidade e o controle de mérito.
Fazem parte do Terceiro Setor organizações formalmente constituídas que tenham sua estrutura básica não governamental, com gestão própria e sem fins lucrativos. Entre as empresas mencionadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta a que não se encaixa no conceito acima.
GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).
Fundação S.O.S. Mata Atlântica.
Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Com base nos conceitos de Administração Pública Gerencial, é correto afirmar que
constitui um avanço e, até certo ponto, um rompimento com a Administração Pública Burocrática, negando todos os seus princípios anteriores.
a diferença fundamental entre a Administração Pública Gerencial e a Burocrática está na forma de controle.
apesar das mudanças implementadas com a Administração Pública Gerencial, o plano da estrutura organizacional não sofre nenhum tipo de alteração.
assim como na Administração Pública Burocrática, a Administração Pública Gerencial vê o cidadão somente como contribuinte de impostos.
Nas últimas décadas, a avaliação de políticas e programas governamentais assumiu grande relevância para as funções de planejamento e gestão governamentais. A avaliação das políticas públicas pode subsidiar diversos aspectos positivos e são classificadas segundo vários critérios. Considerando o critério quanto ao momento de realização, tem-se as seguintes avaliações:
Avaliação ex-ant e Avaliação ex-post.
Avaliação de Processos e Avaliação de Impactos.
Avaliação Formativa e Avaliação Somativa.
Avaliação Mista e Avaliação Participativa.
Baseando-se nos conceitos de efetividade, em relação à Gestão Pública, a efetividade tem como objetivo
a preocupação com o atingimento dos objetivos desejados por determinada ação estatal.
preocupação com os mecanismos utilizados para a obtenção das metas, buscando sempre meios mais viáveis e econômicos de realizar esses objetivos.
aferir em que medida os resultados de uma determinada ação trazem benefícios à população, averiguando a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais.
manter o foco na relação custo/benefício das ações.
Julgue os itens a seguir, acerca de noções de gestão de processos.
Em uma organização, é possível a obtenção da visão interativa de diversas partes e pessoas por meio do processo, uma vez que ele permeia vários setores da organização.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da gestão de qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes. O programa nacional de gestão pública (GESPÚBLICA), cuja implantação ocorreu na década de 90 do século passado, tem como finalidade melhorar a gestão e os serviços com área de atuação interna e foco em técnicas e ferramentas.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da gestão de qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes. Modelos mentais e visão compartilhada são duas das cinco disciplinas de aprendizagem propostas por Peter Senge como um conjunto de práticas para a organização da aprendizagem.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da gestão de qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes. Segundo Deming, suspender a prática de fazer negócios apenas na base do preço é um dos aspectos para a conquista da qualidade e melhoria da produtividade gerencial.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - COPEVE/ UFAL - 2012
São características das competências públicas:
obrigatórias, renunciáveis, intransferíveis, imodificáveis e imprescritíveis.
obrigatórias, renunciáveis, transferíveis, imodificáveis e imprescritíveis.
obrigatórias, renunciáveis, transferíveis, modificáveis e imprescritíveis.
obrigatórias, irrenunciáveis, transferíveis, modificáveis e imprescritíveis.
obrigatórias, irrenunciáveis, intransferíveis, imodificáveis e imprescritíveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...