Questões sobre Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública

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Com relação a administração de pessoal e recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

Considere que, em determinado tribunal, se pretenda recrutar internamente um servidor para assumir cargo comissionado. Nessa situação, um possível problema para a realização desse recrutamento é a ocorrência do princípio de Peter.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas:

I. O conteúdo das atividades desempenhadas pelo administrador é fixo, ou seja, não varia de acordo com o nível organizacional.

II. O tipo de organização também influencia o trabalho de um administrador. Existem algumas diferenças entre o trabalho desempenhado por um gestor público e o de um administrador de uma empresa privada com fins lucrativos.

III. Os administradores de empresas têm como principal indicador da competitividade e desempenho da organização a maximização dos lucros, ao passo que as organizações públicas e não lucrativas respondem a objetivos mais difíceis de medir, como universalização, equidade e justiça.

IV. Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais, entre eles, pode-se destacar os papéis interpessoais, informacionais e decisórios.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV

  • B.

    I, II, III

  • C.

    I, II, IV

  • D.

    I, III, IV

  • E.

    II, III, IV

A respeito da evolução da administração pública e de suas divergências em relação a gestão privada e respectiva estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.

Apesar de partilharem de algumas funções básicas, gestores públicos e privados têm posições antagônicas quanto ao aspecto econômico e à orientação dos negócios sob sua responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue os itens subsequentes.

O processo de organização pressupõe a maneira como as tarefas são divididas e os recursos são distribuídos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere:

I. Na gestão pública só é lícito fazer o que a lei autoriza.

II. Tanto na gestão pública como na gestão privada, só é lícito fazer o que a lei autoriza.

III. Na gestão privada, as fronteiras demográficas são bem definidas.

Considerando as convergências e diferenças entre a gestão pública e privada, está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I e II.

Com relação às convergências entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas abaixo.

I. Deve-se gerir um órgão público como quem administra uma empresa, isto é, buscando compatibilizar custos e resultados, atuar com os olhos no clienteconsumidor e tomar decisões rápidas para aproveitar oportunidades de mercado.

II. A gestão pública funciona exclusivamente sob a forma do modelo burocrático, o que a impede de focar necessidades especiais dos cidadãos.

III. Os órgãos públicos existem para servir a todos igualmente, independentemente da capacidade de pagar pelo serviço prestado, o que pode dificultar alcançar a agilidade e a eficiência das empresas privadas.

IV. Os órgãos públicos devem operar sem levar em conta princípios típicos da gestão privada, como a economicidade e a eficiência.

V. Os servidores públicos estão submetidos a normas jurídicas e a condições de trabalho que impedem sua responsabilização diante das possíveis falhas no atendimento aos cidadãos.

Estão corretas SOMENTE

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e V.

  • C.

    I e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    I, III e V.

Para reduzir as dificuldades de comunicação nas organizações públicas derivadas do padrão burocrático de gestão é recomendável

  • A.

    investir em novas Tecnologias da Informação.

  • B.

    incentivar os fluxos descendentes de informação.

  • C.

    concentrar o fluxo de informação oficial na Intranet.

  • D.

    fortalecer os fluxos laterais ou horizontais de informação.

  • E.

    eliminar os fluxos informais de informação.

Quando se analisa o ambiente de tarefa de uma organização, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar,

  • A.

    os fatores políticos, econômicos, demográficos e ecológicos.

  • B.

    as oportunidades, as ameaças, os recursos disponíveis, assim como as coações e contingências.

  • C.

    os fatores tecnológicos, legais e sociais que influenciam toda organização.

  • D.

    o ambiente macroecômico e o perfil dos concorrentes.

  • E.

    os usuários, os fornecedores, assim como as agências reguladoras.

A gestão pública, ao contrário da gestão privada, é obrigada a

  • A.

    respeitar a Constituição Federal.

  • B.

    agir apenas de acordo com o que a lei permite.

  • C.

    seguir o princípio da Pluralidade.

  • D.

    oferecer seus serviços gratuitamente.

  • E.

    publicar periodicamente balanços sociais.

A aplicação da técnica de reengenharia à gestão pública visa a

  • A.

    mudanças estruturais e comportamentais radicais na cultura das organizações.

  • B.

    introdução contínua de mudanças organizacionais visando a redução de custos.

  • C.

    extinção da estrutura departamental das organizações.

  • D.

    descentralização da gestão do conhecimento estratégico das organizações.

  • E.

    racionalização e centralização dos processos organizacionais.

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