Questões sobre Geral

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A descentralização dos serviços públicos por colaboração ocorre mediante

  • a.

    contrato ou ato administrativo unilateral, transferindo a execução de determinado serviço público à pessoa jurídica de direito privado, conservando o poder público a titularidade.

  • b.

    ato administrativo unilateral, transferindo a titularidade e a execução de determinado serviço público à pessoa jurídica de direito público.

  • c.

    ato bilateral e precário, transferindo a titularidade de determinado serviço público à pessoa jurídica de direito público.

  • d.

    ato unilateral, discricionário e precário, transferindo a titularidade e execução de determinado serviço público à pessoa jurídica de direito privado.

  • e.

    ato bilateral e discricionário, transferindo a execução de determinado serviço público à pessoa física ou jurídica.

O prazo de convocação para o adjudicatário assinar o termo de contrato poderá ser prorrogado uma vez,

  • a.

    por período livremente estabelecido pela Administração, observado o prazo de 15 (quinze) dias da data da homologação, pois decorrido referido prazo sem convocação para a contratação, os licitantes ficam liberados dos compromissos assumidos.

  • b.

    por distinto ou igual período, observado o prazo de 90 (noventa) dias da data da adjudicação para ser formalizado, eis que decorrido esse prazo sem convocação para a contratação, operar-se-á a liberação dos licitantes dos compromissos assumidos no certame.

  • c.

    por igual período, sendo que decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

  • d.

    por igual ou distinto período, sendo que após decorridos 120 (cento e vinte) dias da data da habilitação, sem convocação para a contratação, os licitantes remanescentes ficam liberados apenas dos valores propostos.

  • e.

    por período que vier a ser estabelecido, observado o prazo de 45 (quarenta e cinco) dias da sessão pública de julgamento das propostas, pois decorrido esse prazo sem convocação para ser celebrado o contrato, os licitantes ficam liberados dos valores ofertados, respeitado o limite legal.

A responsabilidade civil da Administração Pública, identificada no tronco comum da responsabilidade

  • a.

    pela ineficiência do serviço, fundada na teoria subjetivista, poderá culminar com a obrigação de indenizar o prejuízo sofrido pela vítima por ato da Administração, em decorrência apenas dos serviços levados à coletividade.

  • b.

    subjetiva, baseada na teoria do risco integral, acarreta a obrigação de indenizar o dano causado à vítima pela Administração, desde que resultante de culpa ou dolo do agente público.

  • c.

    pela falta do serviço, alicerçada na teoria da culpa civilista, acarreta a obrigação de indenizar o dano causado à vítima pelo agente da Administração, quando resultante até mesmo de culpa da vítima.

  • d.

    civilista do Estado, baseada na teoria da insuficiência do serviço, acarreta a obrigação de indenizar o dano causado à vítima pela Administração, quando resultante de ação dolosa do agente público.

  • e.

    objetiva, tendo como base a teoria do risco administrativo, acarreta a obrigação de indenizar o dano em decorrência apenas do ato lesivo e injusto causado à vítima pela Administração, sem o concurso do lesado.

 

Indique, entre as opções abaixo, aquela que apresenta a relação entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais na Teoria da Burocracia.

  • A.

    identidade de interesses, não havendo conflitos perceptíveis

  • B.

    identidade de interesses, onde todo conflito é indesejável e deve ser evitado

  • C.

    integração entre os objetivos organizacionais e individuais

  • D.

    prevalência dos objetivos da organização, não havendo conflitos perceptíveis

  • E.

    conflitos inevitáveis e mesmo desejáveis que levem à inovação

Qual, entre as opções abaixo, representa a ênfase básica da Teoria da Burocracia?

  • A. ênfase nas pessoas
  • B. ênfase nas tarefas
  • C. ênfase na estrutura organizacional
  • D. ênfase no ambiente
  • E. ênfase na tecnologia

O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional, em agosto de 1995, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no 173/95, que propunha a modificação de vários pontos do capítulo da Administração Pública da Constituição. Após vários meses de tramitação e diversas alterações no texto original, foi promulgada a Emenda no 19, corolário da reforma administrativa.

Um dos componentes ou processos básicos da referida reforma foi a delimitação das funções do Estado, reduzindo seu tamanho em termos principalmente de pessoal, isso através de programas de:

1) privatização

2) desregulação

3) terceirização

4) publicização

5) ajuste fiscal

Indique, entre as opções abaixo, aquela que retrata corretamente os respectivos programas.

  • A. 1, 2 e 3
  • B. 1, 3 e 4
  • C. 2, 3 e 5
  • D. 2, 4 e 5
  • E. 3, 4 e 5

Indique, entre as opções abaixo, aquela que não serviu de base para a Reforma do Estado, dando origem ao novo modelo de organização burocrática, acima mencionado.

  • A.

    a recuperação da governança ou capacidade financeira e administrativa de implementar as decisões políticas tomadas pelo governo

  • B.

    o aumento da governabilidade ou capacidade política do governo de intermediar interesses, garantir legitimidade, e governar

  • C.

    a redução do grau de interferência do Estado ao efetivamente necessário através de programas de desregulação

  • D.

    a delimitação das funções do Estado, reduzindo seu tamanho em termos principalmente de pessoal

  • E.

    a orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário ou cidadão-cliente, com ênfase no controle dos procedimentos

O Plano Diretor, acima mencionado, divide o aparelho do Estado em 4 setores, quais sejam: o NÚCLEO ESTRATÉGICO (NE), as ATIVIDADES EXCLUSIVAS (AE), os SERVIÇOS NÃO-EXCLUSIVOS (SNE) e a PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS PARA O MERCADO (PPM), e propõe 3 formas de propriedade: a ESTATAL (E), a PÚBLICA NÃO-ESTATAL (PNE) e a PRIVADA (P).

Indique, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente a relação entre os 4 setores e as 3 formas de propriedade propostas na referida reforma do Estado.

  • A. NE/E, AE/E, SNE/PNE e PPM/PNE
  • B. NE/E, AE/E, SNE/PNE e PPM/P
  • C. NE/E, AE/PNE, SNE/PNE e PPM/PNE
  • D. NE/E, AE/PNE, SNE/P e PPM/PNE
  • E. NE/PNE, AE/PNE, SNE/P e PPM/P

Para executar as atividades de serviços sociais e científicos, acima mencionados, em conformidade com o paradigma pós-burocrático, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado do governo brasileiro propõe a transformação desses serviços em "entidades públicas não-estatais (entidade pública de direito privado que celebra um contrato de gestão com o Estado e assim é financiado parcial ou totalmente pelo orçamento público), isso através de programas denomina-dos programas de:

 

  • A. privatização
  • B. desregulação
  • C. terceirização
  • D. publicização
  • E. ajuste fiscal

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Es-tado, para os 4 setores do aparelho do Estado, quais sejam: o NÚCLEO ESTRATÉGICO (NE), as ATIVIDADES EXCLUSIVAS (AE), os SERVI¬ÇOS NÃO-EXCLUSIVOS (SNE) e a PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS PARA O MERCADO (PPM), propõe 3 formas de administração: a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA (B), a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL (G) e um misto de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA E GERENCIAL (BG).

Indique, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente a relação entre os 4 setores e as 3 formas de administração propostas na referida reforma do Estado.

  • A. NE/B, AE/BG, SNE/BG e PPM/G
  • B. NE/B, AE/BG, SNE/G e PPM/G
  • C. NE/BG, AE/G, SNE/G e PPM/G
  • D. NE/BG, AE/B, SNE/BG e PPM/BG
  • E. NE/B, AE/B, SNE/G e PPM/G
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