Questões sobre Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

Na avaliação do PNGP, foi avaliado o tempo médio de solução de problemas e do atendimento às necessidades dos clientes ou da implementação de ação corretiva com eficácia comprovada e relatada ao cliente, no caso, o cidadão. Nesse caso, o critério avaliado é o da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração pública, julgue os itens a seguir.

Uma gestão eficiente e voltada para o interesse do cidadão pressupõe, entre outros fatores, uma administração pública profissional e a redução ou eliminação de exigências formais, repetitivas e superpostas, que pioram a qualidade de vida dos usuários de serviços públicos, principalmente nos grandes centros, acarretando maiores custos, desperdícios de recursos e ampliação de conflitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de excelência em gestão pública está fundamentado nos princípios da gestão pública pela qualidade. Esses princípios não incluem

  • A.

    a satisfação do cliente.

  • B.

    o envolvimento de todos os servidores.

  • C.

    a melhoria contínua.

  • D.

    a gestão participativa.

  • E.

    a centralização decisória.

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.

A administração, quando voltada para o interesse dos usuários de seus serviços, deve buscar sempre alcançar a eficiência e, ao priorizá-la, deverá atender a demanda por seus produtos e serviços, ainda que os custos incorridos possam superar os benefícios proporcionados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.

As políticas são formas de atuar de uma organização, que refletem os objetivos estratégicos e orientam os gerentes e demais empregados ou servidores em relação às situações que exigem decisão e julgamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da administração pública, julgue os itens subseqüentes.

Ações como a do Movimento Brasil Competitivo buscam fomentar, no âmbito do governo, a qualidade e a produtividade nas organizações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os paradigmas pós-burocráticos, os governos devem ser descentralizados, competitivos, orientados para o

  • A.

    produto, empreendedores e basicamente consumidores de serviços.

  • B.

    mercado, empreendedores e basicamente prestadores de serviços.

  • C.

    mercado, empreendedores e basicamente consumidores de serviços.

  • D.

    produto, empreendedores e basicamente prestadores de serviços.

A respeito das novas tecnologias gerenciais que causam impacto nas organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    Reengenharia é o processo sistemático, planejado, gerenciado, executado e acompanhado sob a liderança da alta administração da instituição, envolvendo e comprometendo todos os gerentes e responsáveis e colaboradores da organização.

  • B.

    Qualidade é o repensar fundamental e é a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, atendimento e velocidade.

  • C.

    Gestão estratégica está relacionada a propriedades ou características de um produto ou serviço que influenciam relacionadas à sua capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas dos que o utilizam.

  • D.

    Empreendedorismo governamental significa a capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições sócio-econômicas, políticas e culturais.

Empregados de um centro de processamento de dados considerado de padrão excelente estavam extremamente felizes por terem conseguido disponibilizar, em 4 dias úteis, empréstimos a funcionários de determinado órgão do governo. Todavia, em pesquisa de controle de qualidade, descobriu-se que a clientela não estava satisfeita. O período entre o pedido do empréstimo e a resposta não estava condizente com sua expectativa. Esperavase atendimento em período igual ou inferior ao até então estipulado pelo centro. Percebeu-se, então, que é necessário saber se o que se considera bons serviços está alinhado com o que realmente esperam os usuários.

A situação apresentada no texto acima é um exemplo de paradigma

  • A.

    pós-burocrático.

  • B.

    do cliente na gestão pública.

  • C.

    do cliente na gerência de qualidade.

  • D.

    da gestão estratégica.

Empregados de um centro de processamento de dados considerado de padrão excelente estavam extremamente felizes por terem conseguido disponibilizar, em 4 dias úteis, empréstimos a funcionários de determinado órgão do governo. Todavia, em pesquisa de controle de qualidade, descobriu-se que a clientela não estava satisfeita. O período entre o pedido do empréstimo e a resposta não estava condizente com sua expectativa. Esperavase atendimento em período igual ou inferior ao até então estipulado pelo centro. Percebeu-se, então, que é necessário saber se o que se considera bons serviços está alinhado com o que realmente esperam os usuários.

A situação apresentada no texto acima é um exemplo de paradigma

  • A.

    pós-burocrático.

  • B.

    do cliente na gestão pública.

  • C.

    do cliente na gerência de qualidade.

  • D.

    da gestão estratégica.

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